Frases de Haruki Murakami

Cerca de 40 frases de Haruki Murakami

Eu sonho. Às vezes eu acho que é a única coisa certa a fazer.

A percepção não passa da soma dos nossos mal-entendidos.

Nenhuma verdade, sinceridade, força ou bondade pode curar a tristeza. Tudo que podemos fazer é superar essa tristeza e aprender alguma coisa com ela, mas isso de nada nos adianta para enfrentar a tristeza seguinte que nos atinge sem aviso.

Escute - não há guerra que vá acabar com todas as guerras.

Não importa quanto sofrimento você passou, você nunca quis largar essas memórias.

Levar coisas loucas a sério é um sério desperdício de tempo.

We're both looking at the same moon, in the same world. We're connected to reality by the same line. All I have to do is quietly draw it towards me.

... é como se tudo a minha frente adquirisse contornos irreais e ameaçasse desaparecer à primeira rajada de vento.

Se você apenas lê os livros que todo mundo está lendo, você só pode pensar o que todo mundo está pensando.

Haruki Murakami
Norwegian Wood.

O que acontece quando as pessoas abrem seus corações? Elas se tornam melhores.

Porquê as pessoas têm de ser tão solitárias? Qual é o ponto de tudo isso? Milhões de pessoas neste mundo, todas elas ansiando, procurando outras para satisfazê-las, mas isolando-se. Porquê? A terra foi colocada aqui só para nutrir solidão humana?

Mas não é só a beleza. Não, as estrelas vivem e respiram, como as árvores na floresta. E me veem. Sabem tudo, o que fiz até agora e o que vou fazer depois. Nada escapa aos seus olhos vigilantes.

"Por um tempo" é uma frase cujo comprimento não pode ser medido. Pelo menos pela pessoa que está esperando.

Na vida de todos nós há um ponto sem retorno. E, em alguns poucos casos, há um ponto onde você não pode ir mais para a frente. E quando chegamos a esse ponto, tudo o que podemos fazer é aceitar silenciosamente o fato. É assim que sobrevivemos.

E quando a tempestade tiver passado, mal te lembrarás de ter conseguido atravessá-la, de ter conseguido sobreviver. Nem sequer terás a certeza de a tormenta ter realmente chegado ao fim. Mas uma coisa é certa. Quando saíres da tempestade já não serás a mesma pessoa. Só assim as tempestades fazem sentido.

Haruki Murakami
Kafka à Beira-Mar

O que faz de nós pessoas normais é que sabemos que não somos normais.

Haruki Murakami
Norwegian Wood. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2008.

Ninguém gosta tanto de estar sozinho. Eu não me esforço para fazer amigos, é tudo. Isso só leva à decepção.

Inserida por pensador

⁠Eu quero que você sempre se lembre de mim. Você lembrará que eu existi, e que fiquei de pé ao seu lado aqui deste jeito?

Inserida por itsjuliacampos

Aqui está ela, toda minha, tentando o seu melhor para me dar tudo o que pode. Como poderia machucá-la? Mas eu não entendia nesse tempo. Que eu poderia machucar tanto alguém que ela nunca iria se recuperar. Que uma pessoa pode, apenas por viver, danificar outro ser humano além de qualquer reparo.

O livro está cheio de cenas obscenas, violentas, vincadamente sexuais. Tal como o génio da garrafa, também elas libertam uma irreprimível vontade de viver que o saber feito de senso comum e ideias preconcebidas não consegue manter aprisionado, exercendo sobre mim um tal poder encantatório que não consigo parar de ler.