Frases Freudianas
Histeria, mal definida e complexa como é, não é uma doença do cérebro. E, certamente, não é para chamar atenção. É uma emanação do que eu chamo de inconsciente.
" se conhecemos as dificuldades e a nós mesmos, não precisamos temer o resultado de uma longa caminhada".
"Muita gente pensa que Freud descobriu o subconsciente, tal como muita gente continua a pensar que foi Galileu quem formulou a teoria heliocêntrica. Todos estes ignorantes desconhecem o monge Copérnico, já para não falar em Nicola Cusa (1401-1464), o cardeal medieval."
Não sou infeliz – ao menos não mais infeliz que os outros.
Compreendemos muito bem como interpretar em outras pessoas (isto é, como encaixar em sua cadeia de eventos mentais) os mesmos atos que nos recusamos a aceitar como mentais em nós mesmos.
As crianças amam em primeiro lugar a si próprias, e apenas mais tarde é que aprendem a amar os outros e a sacrificar algo de seu ego aos outros.
Em matéria de sexualidade, somos todos, no momento, doentes ou sãos, não mais do que hipócritas.
Afinal é preciso começar a amar, para não adoecer, e é inevitável adoecer, quando, devido à frustração, não se pode amar.
O ego tem a tarefa de fazer com que a influência do mundo exterior contrabalance o id e suas tendências, além de tentar substituir o princípio do prazer, segundo o qual o id opera, pelo de realidade. No ego, a percepção assume um papel que no id pertence ao instinto.
Nada é tão difícil para o homem quanto abdicar de um prazer que já experimentou.
A voz do intelecto é suave, mas não descansa enquanto não consegue uma audiência.
A oposição entre psicologia individual e psicologia social ou das massas, que à primeira vista pode parecer muito significativa, perde boa parte de sua agudeza se a examinamos mais detidamente.
Nada pode ser escondido do superego, sequer os pensamentos.
Vivemos em um mundo onde expressar virou ofensa, contradita é ser arrogante e viver sem aparências é ser mal sucedido.
