Frases de Freud

Cerca de 183 frases de Freud

As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e não vivem sem elas.

Devemos começar a amar a fim de não adoecermos, e estamos destinados a cair doentes se, em consequência da frustração, formos incapazes de amar.

Sigmund Freud
Sobre o narcisismo: uma introdução. In: A história do movimento psicanalítico, Artigos sobre a metapsicologia e outros trabalhos (1914-1916). Rio de Janeiro: Imago, 1996.
...Mais

O sujeito é forte enquanto acredita e sustenta idéias fortes.

Meu inconsciente cria fantasias que minha mente sã nunca ousaria imaginar.

Ser inteiramente honesto consigo mesmo é um bom exercício.

Sigmund Freud
The Complete Letters of Sigmund Freud to Wilhelm Fliess (1985).

Nota: Trecho de carta a Wilhelm Fliess, escrita em 15 de outubro de 1897.

...Mais

⁠Quanto mais perfeito por fora, mais demônios tem por dentro.

Nem sempre é a razão que governa nossas ações. Impulsos irracionais determinam nossos pensamentos, nossos sonhos e nossas ações. Tais impulsos irracionais são capazes de trazer à luz instintos e necessidades que estão profundamente enraizados dentro de nós.

E, por fim, de que nos adianta uma vida longa se ela é penosa, pobre em alegrias e tão cheia de sofrimento que só podemos dar as boas-vindas à morte, saudando-a como libertadora?

Nenhum psicanalista avança além do que os seus próprios complexos e resistências internas lhe permitem.

A maldade é a vingança do homem contra a sociedade pelas restrições que ela impõe. [...] É o resultado do conflito entre nossos instintos e nossa cultura.

“O objetivo de toda vida é a morte.”

A vida é bela, mas também pode ser muito cruel e difícil para algumas pessoas. Em algumas situações, por mais extremas e desesperadoras que possam parecer, devemos manter o pulso firme e o equilíbrio mental, pois esta é a melhor maneira de conseguir enxergar a luz no fim do túnel!

Os enigmas do universo só lentamente se revelam à nossa investigação. Existem questões às quais o homem, atualmente, não pode nos dar respostas, mas, o trabalho científico constitui o único caminho que pode nos levar a um verdadeiro conhecimento da realidade externa a nós.

Sigmund Freud
O Futuro de Uma Ilusão VI

A religião é uma ilusão dispensável.

Nunca nos achamos tão indefesos contra o sofrimento como quando amamos.

As neuroses são determinadas pela história de amor do indivíduo.

Não se cogita a repressão total das tendências agressivas do homem: o que podemos tentar é canalizar essas tendências para outra atividade que não seja a guerra.

Ela podia ser aliviada de seus sintomas se fosse induzida a expressar em palavras a fantasia emotiva pela qual se achava no momento dominada.

A sede de conhecimento parece ser inseparável da curiosidade sexual.

É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização.