Todo mundo tem a bula da educação, todos querem ensinar o professor ensinar. Mas, ninguém sabe ensinar o aluno a aprender. E o aluno repreende o mestre dizendo que ele não pode dizer isso ou aquilo, se não sabe o que é ser aluno, vai saber o que é ser professor
Na vida, todos somos professores e alunos ao mesmo tempo , enquanto a uns ensinamos, com outros aprendemos, e se formos humildes em ambos os casos viveremos experiências maravilhosas. Sandra Costa.
Matérias sobre Inclusão Escolar não deveriam ser optativas, eletivas, tampouco obrigatórias. Deveriam ser naturais. Assim como aprendemos a ler e a escrever, deveríamos aprender a trabalhar com o ser humano como de fato ele merece: com dignidade e respeito às suas diferenças.
“Observa-se quando a educação está em colapso, quando em sala de aula, um professor por sofrer tanta carência, necessite ser ensinado pelo próprio aluno.”
O Professor só pode se aperfeiçoar esforçando-se para aperfeiçoar cada aluno que recebe!
Assim, cada aluno que o Professor recebe é uma dose de oportunidade para o aperfeiçoamento do Professor!
Ensinar de certa forma é um pouco de dar de si sem olhar a quem. Todo aluno carrega um pouco do seu professor como todo professor carrega um pouco do seu aluno. Engana-se quem acha que esse processo é independente.
Ao meu caro professor,
bem antigo do colégio,
que me ensinou a ler,
exercendo o magistério...
Aprender suas lições,
com o passar de gerações,
foi um grande privilégio!
A educação brasileira está alicerça num jogo patético onde um lado faz de conta que o que ensina está sendo aprendido, e doutro lado de aprendeu alguma coisa do que foi ensinado.