Frases de Vontade
“A liberdade jurídica começa onde termina o direito de alguém transformar sua vontade em destino dos outros.”
A vontade popular é fundamental à democracia, mas a dignidade humana não deveria depender da aritmética das maiorias.
O Direito civiliza o poder quando transforma vontade em procedimento, força em responsabilidade e autoridade em dever.
Quando desconhecemos a causa de um trovão, é tentador transformar o desconhecimento em vontade divina.
A liberdade não consiste em ausência de regras, mas em não estar submetido à vontade arbitrária de outro.
A mais sofisticada forma de persuasão é aquela que desaparece dentro da própria vontade de quem foi persuadido.
“A liberdade começa quando o homem deixa de ser objeto das vontades alheias e se reconhece como fim em si mesmo; o Direito existe, em sua forma mais elevada, para impedir que qualquer poder lhe retire essa condição.”
Nas situações-limite, a existência encontra fronteiras que a vontade não pode abolir e que, justamente por isso, revelam sua verdadeira medida.
Por trás da racionalidade com que justificamos nossas escolhas existe uma vontade que frequentemente decide antes que a consciência encontre argumentos para explicar a decisão.
A realização de um desejo raramente encerra a vontade; muitas vezes apenas abre espaço para uma nova exigência daquilo que ainda não possuímos.
A natureza não consulta a vontade individual antes de colocá-la dentro da existência; viver é entrar em um movimento que começou antes de nossas próprias escolhas.
O mal frequentemente nasce menos da vontade de destruir do que da ignorância acerca das consequências daquilo que se pratica.
A lei deve ser superior à vontade individual quando pretende transformar poder em ordem e autoridade em justiça.
Quando a vontade de um governante substitui a autoridade da lei, o Estado corre o risco de deixar de servir à ordem comum para servir à vontade de quem governa.
A vontade frequentemente ultrapassa aquilo que o entendimento consegue justificar; grande parte do erro humano nasce quando desejamos afirmar mais do que realmente compreendemos.
O erro não nasce apenas da ignorância, mas também da vontade que transforma uma compreensão incompleta em uma certeza definitiva.
