Frases de Salomão
Se o universo é suficientemente vasto para abrigar inúmeras possibilidades, o Direito deve ser suficientemente racional para não confundir aquilo que é possível com aquilo que é legítimo.
A verdadeira sofisticação de uma civilização não está em produzir máquinas que pensem como humanos, mas em construir instituições humanas capazes de governar máquinas cada vez mais poderosas.
Talvez sejamos insignificantes diante do cosmos, mas nossas decisões não são insignificantes diante daqueles que delas sofrem as consequências; é nessa diferença que nasce a responsabilidade.
Compreender o universo é uma conquista da ciência; compreender os limites do poder humano diante dele é uma tarefa conjunta da filosofia, da ciência e do Direito.
A maioria das pessoas desperdiça mais tempo invejando a inteligência alheia do que estudando, aprimorando-se e trabalhando para alcançar, por mérito próprio, aquilo que admira nos outros.
Muitos invejam a inteligência que admiram, quando poderiam dedicar o mesmo tempo ao estudo e ao esforço necessários para conquistá-la.
Em vez de invejar quem sabe mais, seria mais útil estudar até que a diferença deixasse de incomodar.
Invejar uma inteligência é reconhecer, silenciosamente, uma capacidade que ainda não se teve coragem de desenvolver.
A diferença entre admirar e invejar alguém inteligente está na decisão de transformar a admiração em estudo.
Enquanto alguns procuram diminuir quem sabe mais, outros procuram aprender até não precisarem mais se sentir menores.
A inteligência que incomoda pode ser uma ofensa ao ego ou um convite ao aperfeiçoamento. A escolha é de quem observa.
Pouco adianta invejar a mente que estudou durante anos quando se permanece parado diante dos próprios livros.
Quem inveja a inteligência alheia costuma desejar o resultado sem aceitar o preço intelectual que o produziu.
O talento alheio pode despertar ressentimento ou aprendizado. A diferença está na maturidade de quem o contempla.
Há pessoas que passam a vida questionando por que alguém sabe tanto, quando poderiam perguntar a si mesmas por que estudaram tão pouco.
