Frases de Pensadores Famosos
O mal é que a minha esperança ou é inexistente ou forte demais – esperança forte demais é “infantil”.
Nota: Trecho de carta a Fernanda Sabino, de 24 de janeiro de 1957.
...MaisÉ absolutamente indispensável que eu seja uma ocupada e uma distraída.
Nota: Trecho da crônica Atualidade do ovo e da galinha (II).
...MaisFaça a descoberta de si mesma – e aos poucos você descobrirá que é mais seguro e compensador valorizar-se
O ponto de partida deve ser: “Não sei.” O que é uma entrega total.
Nota: Trecho da crônica Máquina escrevendo.
...MaisOh Deus, e eu que faço concorrência a mim mesma. Me detesto. Felizmente os outros gostam de mim, é uma tranquilidade.
Eu me perfumo para intensificar o que sou. Por isso não posso usar perfumes que me contrariem. Perfumar-se é uma sabedoria instintiva. (...) É bom perfumar-se em segredo.
Nota: Trecho da crônica Os perfumes da terra.
...MaisAliás, verdadeiramente, escrever não é quase sempre pintar com palavras?
Nota: Trecho da crônica Temas que morrem.
...MaisMas um dia ainda hei de ir, sem me importar para onde o ir me levará.
Tudo me atinge – vejo demais, ouço demais, tudo exige demais de mim.
Me detesto. Felizmente os outros gostam de mim, é uma tranquilidade.
Sua coragem é a de, não se conhecendo, no entanto prosseguir. É fatal não se conhecer, e não se conhecer exige coragem. [...] O caminho lento aumenta sua coragem secreta.
Nota: Trecho do conto As águas do mundo.
...MaisA dor parece uma ofensa à nossa integridade física.
Há alguma coisa aqui que me dá medo. Quando eu descobrir o que me assusta, saberei também o que amo aqui.
Nota: Trecho da crônica Nos primeiros começos de Brasília.
...MaisAdoro ouvir coisas que dão a medida de minha ignorância.
Tentou num último esforço inventar alguma coisa, um pensamento, que a distraísse. Inútil. Ela só sabia viver.
Olhando a extrema beleza dos pássaros amarelos calculo o que seria se eu perdesse totalmente o medo. O conforto da prisão burguesa tantas vezes me bate no rosto. E, antes de aprender a ser livre, tudo eu aguentava – só para não ser livre.
Nota: Trecho da crônica Medo da libertação.
...MaisDe maneira alguma, pense que aqui escrevo o meu mais íntimo segredo. Na verdade, há segredos que não conto nem a mim mesma.
Quando eu ficava sozinha não havia uma queda, havia apenas um grau a menos daquilo que eu era com os outros, e isso sempre foi a minha naturalidade e a minha saúde.
Ainda não percebera que na verdade não estava distraída, estava era de uma atenção sem esforço, estava sendo uma coisa muito rara: livre.
Nota: Trecho do conto Perdoando Deus.
...MaisE doidamente me apodero dos desvãos de mim, meus desvarios me sufocam de tanta beleza. Eu sou antes, eu sou quase, eu sou nunca.
