Frases de inspiração

Cerca de 161718 frases de inspiração

Sem dúvida, o período mais feliz do casamento é a lua de mel; o problema é que, para poder repeti-la, devem acontecer coisas muito desagradáveis.

O amor é muito mais exigente do que ele próprio supõe: nove décimos do amor estão no enamoramento, um décimo na substância amor.

A riqueza endurece mais rápidamente um coração do que a água a ferver endurece um ovo.

Todos nós somos levados ao mesmo lugar; / na urna agita-se a sorte de cada um: / mais cedo ou mais tarde, a sorte terá de ser lançada, / e nos fará entrar no barquinho em direcção ao exílio eterno.

Ao envelhecermos, tornamo-nos mais loucos e mais sagazes.

Por mais que falem bem de nós, não nos ensinam nada de novo.

Os homens poderiam parecer-nos mais justos ou menos injustos, se não exigíssemos deles mais do que podem ou devem dar-nos.

É fácil avaliar o juízo ou a capacidade de qualquer homem quando se sabe o que ele mais ambiciona.

Somos enganados mais vezes pelo nosso amor-próprio do que pelos homens.

O adversário mais perigoso da força é a fraqueza.

Pois, a emoção é decerto uma forma de se subir mais alto. E quando cai, de se cair de mais alto. Aprende a serenidade. Porque mesmo que caias, não te magoas tanto.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Pensar, Bertrand, 1992

Apenas o silêncio é grande, tudo o mais é debilidade.

Quanto mais impertinente, maior prazer me dá. O que é impertinente? O que poucos entendem e ninguém gosta. Significa que é novo.

Os prazeres mais puros que tenho obtido estão ao alcance de todos: o calmo convívio por meio dos livros, ao canto do fogão, com seres inteligentes e a comunhão com os grandes já falecidos.

As mulheres dão mais valor aos atrativos do que as paixões.

Aprendi a conhecer-me a mim próprio, e certamente desde então nunca mais ri ou escarneci de ninguém que não fosse eu próprio.

Muito transforma-se em pouco se se deseja um pouco mais.

Toda a explicação pressupõe o conhecimento do inexplicável, ou seja, do que seria mais interessante explicar.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Escrever, Bertrand, 2001

Um Estado é tanto mais forte quanto pode conservar em si mesmo o que vive e age contra ele.

A neve cai mais forte
quando me detenho
de noite na estrada.