Frases de Fernando Pessoa sobre Vazio
Frente ao vazio do presente e o descrédito quanto ao
futuro, a dor pela visão de um passado irreversível pode
ser o lenitivo que preenche o sentido de se estar vivo.
Volto para casa sem esperar por ela, só o vazio me espera, preenchendo o espaço onde habita a vontade de voltar por mim.
A humanidade vagueia perdida no próprio vazio, sem direção, pois nem mesmo reconhece o abismo que a consome.
Nada soma, nada multiplica no grande vazio; e o vazio sem vida não acrescenta vida vivida onde não a vida.
Não sei se é saudade, tristeza ou um ódio vingativo, sei que a tua falta deixa um vazio perdido no silêncio jururu da minha solidão.
Tudo está vazio nesta página sem você. Não há história vivida, o dia é nublado sem alegria, a noite não tem lua, a rua é só vazio. Sem você, não existe alegria, nem felicidade.
Tudo está vazio nesta página sem você. Não há história vivida, o dia se veste de nuvens sem alegria, a noite perde a lua, e a rua é apenas silêncio e vazio. Sem você, não existe riso, nem a felicidade encontra lugar para morar.
Meu espaço vazio sonha com a felicidade, enfrenta a solidão e resiste aos problemas, que jamais poderão me afastar de estar em paz com a vida.
O amor é espetacular entra e sai não pede licença nem deixa espaço vazio, é lógica razão sábio, o amor não tumultua o equilíbrio.
A incerteza não têm atalhos, nem poupam a decepção. A vergonha se apaga no palco vazio e, por capricho ou não, a incerteza não aguarda ninguém no teatro da dor.
Quando estou só, sinto um vazio pela tua ausência; mas, ao mesmo tempo, percebo tua presença tão perto e sei que não estou só. A tua graça é luz suave que habita em mim — a luz de Jesus que ilumina toda escuridão.
Fatos vividos… não é por não ter nada que realmente não exista nada. O vazio nunca está vazio: nele há vida, há ar.
Depois da curva, o equilíbrio, a paciência e o silêncio recuaram no espaço vazio. Depois da curva, não há muito o que fazer — até o tempo mudou de rota.
O que posso te oferecer hoje é um vazio acompanhado da solidão — sem vista, sem direção, sem nenhum benefício ou acalento de mim.
Amanhã, talvez, novos horizontes estejam ao nosso redor; hoje, nada tenho para te ofertar.
Pendurado no vazio, não há nada para oferecer.
No silêncio, há uma voz que entoa o nome sem palavras —
apenas a respiração fala: o som de Deus.
O silêncio não reside no vazio,
mas em si mesmo, profundo e calmo.
O mundo se despe de impérios,
de parasitas e sanguessugas,
das rebeliões que desafiam forças.
Em silêncio, o mundo se libertou.
