Frases sobre direitos humanos que mostram repertório e consciência social
Revisão por Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores
Os direitos humanos refletem a busca por justiça, igualdade e dignidade em qualquer sociedade. Ideias fortes e bem colocadas sobre esse tema revelam consciência social e ampliam a força de qualquer reflexão. Em tempos de silêncio e exclusão, palavras certeiras podem se tornar um poderoso instrumento de mudança.
Onde há silêncio diante da injustiça, não há liberdade.
A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos.
Respeitar os direitos humanos é valorizar o que há de mais humano em nós.
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
Direito não é favor: é a base de uma sociedade justa.
Os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, a repressão, os assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam as grandes desigualdades.
Negar ao povo os seus direitos humanos é pôr em causa a sua humanidade. Impor-lhes uma vida miserável de fome e privação é desumaniza-lo.
Nelson Mandela
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
Jamais tente apresentar soluções baratas para os problemas de uma outra pessoa, porque isso seria uma forma de desrespeitar o ser humano em sua dignidade.
É necessário entender que o ensino voltado aos Direitos Humanos possui o objetivo de formar cidadãos críticos, pensantes, que cultuem a paz, o amor e a justiça, sendo possuidores do desejo voltado ao outro, naquilo que ele almeja para si.
É hora, no Ocidente, de defender não tanto os direitos humanos, mas as obrigações humanas. A liberdade destrutiva e irresponsável ganhou espaço sem limites. A sociedade parece ter pouca defesa contra o abismo da decadência humana.
Nota: Trecho do discurso A World Split Apart, dado na Universidade de Harvard em junho de 1978.
Internalizar direitos humanos exige tolerância e respeito com as diferenças, nos instiga a lidar com os limites e possibilidades dos sujeitos em suas individualidades!
O trabalho pelos direitos humanos está apenas começando no Brasil. Temos um longo caminho a percorrer. E, enquanto for rabino, algo que pretendo ser até o fim da minha vida, assumo o compromisso de lutar por isso.
A violência doméstica e familiar é a mais brutal forma de violação dos direitos humanos. A proteção aos direitos das mulheres deve ser compromisso geral da sociedade.