Frases de Carl Jung
O amor pode suscitar forças insuspeitadas na alma, contra as quais seria melhor nos precavermos.
Um funcionamento inadequado da psique pode causar tremendos prejuízos ao corpo, da mesma forma que, inversamente, um sofrimento corporal consegue afetar a alma, pois alma e corpo não são separados, mas animados por uma mesma vida.
Um pouco menos de hipocrisia e um pouco mais de tolerância em relação a si mesmo só podem dar bons resultados em relação ao próximo; pois o homem tem uma inclinação nítida para transferir aos seus semelhantes a injustiça e a violência que exerce sobre a sua própria natureza.
Uma pessoa olha para trás com apreciação para os professores brilhantes, mas com gratidão àqueles que tocaram nossos sentimentos humanos. O currículo é tanto material bruto necessário, mas o calor é o elemento vital para a planta em crescimento e para a alma da criança.
Nos caminhos da vida, nos encontramos incessantemente conosco mesmos, sob mil disfarces diferentes.
Em geral, um ou dois indivíduos dotados de uma intuição particularmente poderosa tomam consciência de mudanças ocorridas no inconsciente coletivo e traduzem em ideias comunicáveis.
Por existirem inúmeras coisas fora do alcance da compreensão humana é que frequentemente utilizamos termos simbólicos como representação de conceitos que não podemos definir ou compreender integralmente.
A forma do mundo em que nasceu já é inata no homem, como imagem virtual.
"Aquele que é verdadeira e desesperançadamente pequeno sempre arrastará a revelação daquilo que é maior para o nível da sua pequenez e jamais entenderá que o dia do julgamento da sua pequenez já amanheceu."
Pensar é difícil, por isso, deixe o rebanho julgar!
Quando, finalmente, deparamos com o verdadeiro sentido de um sonho, já penetramos no âmago dos segredos de quem sonhou e vemos, cheios de espanto, como um sonho aparentemente desprovido de sentido é engenhoso e só exprime coisas graves e importantes.
Normal é a pessoa que simplesmente consegue viver, quaisquer que sejam as circunstâncias, contanto que lhe sejam garantidas as condições mínimas de vida.
O conceito de Deus é simplesmente uma função psicológica necessária, de natureza irracional, que absolutamente nada tem a ver com a questão da existência de Deus. O intelecto humano jamais encontrará uma resposta para esta questão.
A questão da existência de Deus não tem resposta possível.
O impulso de liberdade colide com as barreiras frouxas da moralidade: os homens estão em tentação, eles querem e não querem.
