Eu penso que ninguém muda ninguém,... Milton Santana
Eu penso que ninguém muda ninguém, ninguém salva ninguém, ninguém evolui ninguém.
As portas da mudança só serão abertas, se o outro quiser abrir a porta, senão, não tem como ajudar quem não quer ser ajudado, não tem como dar conselhos, a que não quer ouvi-los.
Muitas vezes é difícil de entender, mas cada um toma a decisão que acha melhor pra si mesmo. O que para você pode parecer errado, para outros pode parecer o certo. Então, mesmo que a decisão do outro lhe machuque, são decisão dos outros.
Quando insistimos em ajudar alguém que não quer ser ajudado, somos nós que no final acabamos precisando de ajuda, por que isso nos machuca, nos desgasta e então acabamos trazendo problemas dos outros para nós, vivendo um problema que não é nosso, porque não são nossas escolhas, e sim o que o outro escolheu viver.
E mesmo que não consigamos aceitar, nos resta compreender, porque nada acontece sem a nossa escolha e a permissão de Deus.
Então, precisamos entender e aceitar que não temos o poder de ajudar a todos, ninguém tem, principalmente aqueles que se sentem bem do jeito que está.
Deixe cada um com suas decisões e escolhas, assim como uma criança, que podemos até auxiliar nos seus passos, mas no final, o caminhar, só depende dela. No hora em que ela sentir que é o seu momento, ela irá dá seus passos adiante e até correr.