O significado de provedor se enfraqueceu... Junior Lacerda
O significado de provedor se enfraqueceu com o passar das gerações. Hoje é entendido isoladamente como a responsabilidade de dar o sustento, quando, na verdade, o projeto de Deus para o homem ser provedor é atribuído primeiramente à segurança e à integridade física da sua família, juntamente com o sustento. Mas não se limita a isso.
É responsabilidade do homem prover o conforto, a alegria e a diversão.
Para com seu cônjuge, ele tem a responsabilidade de prover o prazer, o equilíbrio emocional e, principalmente, a perspectiva de futuro.
Para com seus filhos, tem a responsabilidade de prover a educação, educação essa que não se limita apenas ao conhecimento, mas à inteligência comportamental, na apresentação prática de como as coisas funcionam na vida, no suporte, no conselho e na amizade.
Tudo isso faz parte do projeto de Deus. Todo esse trabalho e essa responsabilidade foi Deus quem confiou ao homem.
Hoje, eu acredito que foi isso que Ele quis dizer quando nos ensinou que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que provém da boca do Senhor (Mt 4:4). Ou seja, o homem não necessita somente do sustento, mas dos ensinos que vêm de Deus, não apenas através das Suas palavras, mas pelo exemplo de comportamento e responsabilidade que Ele tem para com toda a Sua criação.
Não escrevo essas coisas como quem está pronto ou já aprendeu. Na verdade, compartilho um rascunho de quem está começando a considerá-las com mais seriedade.
Filho, seja homem (1Rs 2:2).
