PELA REELEIÇÃO COM REDUÇÃO NO... Demétrio Sena - Magé

PELA REELEIÇÃO COM REDUÇÃO NO MANDATO
Demétrio Sena - Magé
Acabar com a reeleição de prefeito, governador e presidente e ao mesmo tempo aumentar um ano para cada gestão, tem tudo para dar errado. Se observarmos que geralmente os governantes em questão passam quase três anos ociosos, com a desculpa de "arrumar a casa", para só depois fazerem algo - quando fazem -, ninguém concordará com essa lei.
O segundo mandato, inclusive de um bom governante, tende a ser bem pior do que o primeiro. Isso ocorre porque esse político não se vê obrigado a "mostrar trabalho", visando a reeleição. Cruza os braços e deixa o tempo passar, enquanto acumula recursos (próprios e do erário público) para uma possível candidatura ao Poder Legislativo. Uma possibilidade que demandará mais dinheiro, além das parcerias que o Poder Executivo lhe possibilitou, do que propriamente um "portfólio" presidencial.
Se em vez de acabar, a reeleição fosse mantida e houvesse uma redução no tempo do mandato, seria diferente. Ao assumir o cargo, o governante já iniciaria o mandato em campanha, já que toda obra, todo projeto social, toda lei para benefício público são eleitoreiros. Ser eleitoreira não define uma realização como boa ou má. O que define é, de fato, a realização ser boa ou má. Trabalhar é eleitoreiro. O prêmio é a reeleição, se o trabalho é bom e melhora a vida do povo.
Um mandato Executivo maior, sem a perspectiva da reeleição - e todos querem a reeleição, alguns apenas demoram a admitir -, é um convite ao não compromisso "eleitoreiro". À não corrida para manter a popularidade. Fazer um sucessor não mexe tanto com o ego ou o brio de um Executivo. Não o impele tanto ao trabalho.
O ideal é que todo político esteja sempre obrigado a fazer campanha, com realizações, para sua reeleição. Reduzir o tempo dos mandatos seria ideal para que tais mandatos nunca permitissem braços cruzados, pois as próximas eleições estariam sempre "logo ali". Cinco anos, e ainda por cima sem perspectiva de reeleição, dá muito tempo de não fazer nada. Sou pela chance de reeleição, com redução drástica no mandato do Executivo.
... ... ...
Respeite autorias. É lei