⁠Quanto ao Teísmo Aberto: O teísmo... Marcelo Rissma

⁠Quanto ao Teísmo Aberto: O teísmo aberto é uma doutrina pela qual Deus não controla meticulosamente o universo e não conhece todas as coisas efetivamente, abso... Frase de Marcelo Rissma.

⁠Quanto ao Teísmo Aberto:
O teísmo aberto é uma doutrina pela qual Deus não controla meticulosamente o universo e não conhece todas as coisas efetivamente, absolutamente e exaustivamente!
Tampouco Sua presciência seria absoluta, infalível ou inevitável. Ou seja, o futuro realmente está aberto, pois ele ainda não ocorreu, e por não ocorrer da perspectiva humana ele está aberto.
Segundo os teístas abertos, o futuro não está disponível a exaustiva presciência de Deus. Trocando em miúdos, o que eles estão afirmando é que até Deus pode ser surpreendido pelo futuro. Partindo desse pressuposto, quando ocorreu a queda, Deus levou um susto, foi pego de surpresa pelos atos de Adão. Fica claro que esse ensino é antibíblico e heterodoxo!
Os criadores dessa heterodoxia foram os teólogos pós-evangelicais americanos da década de 90, Gregory Boyd, John Sanders e Clark Pinnock.
Quais os problemas do teísmo aberto?
1° ele prejudica nossa confiança na crença da Bíblia.
Como entenderemos o Salmo 139? E todas as passagens que afirmam o conhecimento e a presciência de Deus (Jó 24:23; Sl 33:13-15; 139:13-16; Pv 15:3; Jr 16:17)?
Deus não conhece somente o passado, o presente e o futuro, mas também os contrafactuais (contingências), o reino das hipóteses; como se tivesse acontecido X teria ocorrido Y; se tivesse ocorrido Y teria acontecido Z. Portanto, Deus não conhece somente o passado, presente e futuro de modo exaustivo e pleno, mas também todas as milhares de combinações hipotéticas que poderiam ter ocorrido, mas que por N razões não ocorreram (1° Sm 23:9-13; 2° Rs 13:19; Sl 81:14-15; Is 48:18; Mc 11:21). Portanto, Deus sabe de tudo.
2. O teísmo aberto prejudica a reputação de Deus como governante supremo do universo!
Um dos pré-requisitos óbvios é necessários para que um ser governe absolutamente todo universo, no caso Deus, é que Ele conheça absolutamente todas as coisas, porque senão, Ele corre o sério risco de ser surpreendido por um evento qualquer a todo momento ou instante. Portanto, o Deus da Bíblia não é pego de surpresa por nada! Deus conhece exaustivamente e absolutamente todas as coisas, e até as contrafactuais.
Deus sabia que Adão cairia? Lógico que sim! Sabendo dessa queda Deus provisionou desde (ou Antes) a fundação do mundo (1° Pd 1.18-21; Ap 13.8) o remédio para o pecado! A criação já nasce no ambiente da redenção, com graça para todos! Deus não é pego de surpresa!
3. O teísmo aberto prejudica a nossa confiança em Deus.
Como podemos confiar em um Deus que não conhece todas as coisas? Como confiaremos em Deus limitado? Um Deus onde o futuro o surpreende? Como podemos confiar em um Deus que não sabe o que vai ocorrer no futuro ou com nossas vidas? Como podemos confiar nossas vidas a esse Deus? Pois ele pode ser pego de surpresa com algum evento?
Dito isto, o deus do teísmo aberto não é o Deus bíblico e ortodoxo!
Pense nisso e cuidado com as heresias!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.