⁠JÀ ME PERGUNTARAM SE SOU UMBANDISTA,... Odair Flores

⁠JÀ ME PERGUNTARAM SE SOU UMBANDISTA,
e eu vou responder de maneira geral: Não sou, apesar do templo da minha religião ser a Natureza, eu não sigo nenhuma relig... Frase de Odair Flores.

⁠JÀ ME PERGUNTARAM SE SOU UMBANDISTA,
e eu vou responder de maneira geral: Não sou, apesar do templo da minha religião ser a Natureza, eu não sigo nenhuma religião instituida. Formei-me medium Kardecista já a muitos anos, trabalhei outro tanto na Instituição Espirita Lauro Machado, e hoje trabalho essa mediunidade nas coisas que escrevo! Quanto a Umbanda, gosto muito dos rituais, da magia, das lendas e procuro estudá-la, para não incorrer em erros muito comuns daqueles que não a conhecem! Umbanda, é caridade! Portanto jamais trabalharia com seres do mal, como muita gente pensa ser do mal, essa entidade maravilhosa denominada Exú! Na realidade Exú é o eixo, aquele que movimenta, que traz a energia de viver, o guardião que te protege e te guarda das influências dos que querem te consumir.
Ao contrário do que muitos pensam, Exú não é o demônio, ou tinhoso, ou coisa ruim. Exú não é mal e nem bom, ele é o guardião da magia, o executor da justiça kármica, o intermediário entre nós e os Orixás. Assim como as Pombogiras que são o lado feminino do polo negativo que atua junto com os Exús.
O polo negativo não é o mal, mas a luz de Oxalá que atua na parte inferior, onde estão os que querem causar a discórdia entre seus filhos. Assim como os policiais que invadem a favela em busca de traficantes, são os Exús e Pombogiras atuando nas trevas e resgatando prisioneiros escravisados pelo poder inferior.
odair flores