Ministério pãodiário: Mudando Cultura Muitos que acreditaram...

Mudando Cultura

Muitos que acreditaram vieram confessando e contando suas ações. - Atos 19:18

Tite Tienow, professor de missões e teologia da África Ocidental, foi confrontado por seu médico durante um exame médico. O médico discordou do trabalho do professor e disse que estava ensinando americanos a "colonizar" sua terra natal. Mas Tienow apontou que o objetivo dos missionários não é mudar a cultura, mas levar as pessoas à fé em Cristo.

É verdade que quando as pessoas se tornam crentes, elas abandonam algumas das práticas que marcam sua cultura. Mas isso é um resultado, não o objetivo. Por exemplo, quando as pessoas da tribo Udek em Chali, no Sudão, se tornaram cristãs, elas rejeitaram a prática de enterrar um bebê vivo com sua mãe se ela morresse durante o parto. Esses novos cristãos não se propuseram a virar sua cultura de cabeça para baixo. Mas oficiais das Nações Unidas notaram publicamente a diferença entre os crentes Udek e seus vizinhos não cristãos.

O apóstolo Paulo viu o evangelho em ação na sociedade de Éfeso. Quando os feiticeiros se voltaram para Cristo, eles queimaram seus livros ocultos avaliados em 50.000 dias de salário (Atos 19:19). E os ourives que faziam os santuários de Diana quase foram abandonados (vv.23-27).

Não é nossa responsabilidade mudar nossa cultura. Somente o poder de Deus através do evangelho pode fazer isso!

Cristo nos liberta da penalidade
E do poder do nosso pecado,
E Ele mudará a sociedade
Como os corações mudam dentro. —Sesper

O evangelho produz uma mudança dentro que quebra as cadeias do pecado. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario