Domesticar um tigre Nenhum homem pode... ministério pãodiário

Domesticar um tigre

Nenhum homem pode domar a língua. - Tiago 3: 8

Minha neta Bree amava o circo, mas tinha medo do tigre. Ela não tinha razão para estar, no entanto, porque o enorme gato velho tinha sido domado e estava enjaulado. Estava irremediavelmente acima do peso e suspeito que já não tinha dentes. Juntamente com seus amigos leões, a beleza listrada passou por sua rotina em submissão mansa.

Você pode domar um tigre, um leão, um leopardo, uma chita e outros animais selvagens, especialmente se você trabalhar com eles desde o nascimento. Mas de acordo com o apóstolo Tiago, você não pode domar a língua humana. Ele escreveu: “É um mal indisciplinado, cheio de veneno mortal” (3: 8).

James usou outras analogias vívidas para ilustrar o enorme poder desse pequeno membro do corpo. Um pouco na boca de um cavalo pode virar o animal para a direita ou para a esquerda (v.3). O leme de um navio pode guiar um enorme navio em uma tempestade furiosa (v.4). Um único fósforo ou mesmo uma pequena faísca pode iniciar um incêndio que pode destruir uma floresta inteira (v.5). Assim também, embora a língua seja um pequeno órgão, pode causar grandes danos.

Mesmo sob a mais estrita autodisciplina e monitoramento constante, a natureza indisciplinada da língua se esconde perigosamente abaixo da superfície. Você pode domar um tigre, mas somente pela oração e vigilância você pode controlar sua língua. —DCE

Senhor, ponha uma vigia em meus lábios,
Minha língua controla hoje;
Ajude-me a avaliar cada pensamento
E guarde cada palavra que eu disser. - Hess

Ele não fala bem quem não consegue segurar a língua. David C. Egner