No pequeno quintal da casa da minha... Cika Parolin 24 de novembro...

No pequeno quintal da casa da minha infância havia um canteiro de moranguinhos. Quando chegava a época certa de florirem e se transformarem em frutos, mamãe o cercava de cuidados como colocar *cepilho ao redor das plantas para que se mantivessem sempre úmidas e protegidas das formigas; regava-as e as protegia do sol forte. Também colocava ao seu redor toda sorte de latas e penduricalhos em hastes para que, com o vento, se produzissem barulhos que espantariam os pássaros de seu valioso canteiro. E num domingo qualquer, quando finalmente os morangos saindo do verde, passando pelo branco e chegando àquele tom vermelho brilhante, característico do fruto maduro, exalava um perfume maravilhoso, Mamãe os colhia e sabíamos que após o almoço teríamos a melhor sobremesa da face da terra: "Morangos com suspiro e nata". Para meu irmão e eu, nada poderia ser mais saboroso e comíamos aquela delícia com muita lentidão para que a "experiência" durasse bastante. Hoje, tanto tempo depois, todos os morangos com nata que eu venha a saborear jamais se aproximarão em sabor e aroma aos daquela época. Percebo, porém, que todo o diferencial de sabor se deveu à lição escondida naquele canteiro de morangos de mamãe: A lição da espera! Ela estava nos ensinando que para tudo há um momento certo! Para o plantio, para o cuidado e para a colheita e, que os frutos devem ser usufruídos por todos igualmente.
Assim era mamãe, uma criatura extremamente humilde, mas plena de sabedoria! Que era capaz de ministrar ensinamentos através de um simples canteiro de moranguinhos.
Cika Parolin

*cepilho- espécie de serragem vinda das serrarias e geralmente aproveitada para proteger as plantas da invasão de formigas.

1 compartilhamento
Inserida por CikaParolin