Aparências enganam muito! É muito... Yára Uchôa Barreto

Aparências enganam muito!

É muito comum encontrarmos pessoas que se aproximam de nós, mostram-se “amigas”, aparentam um “bem-querer” enorme, sempre disponíveis e prestativas desde que a nossa amizade seja proveitosa, de algum modo, para elas.
Fingem tão bem que, aos poucos, ganham nossa confiança e, quando nos damos conta, sabem mais da nossa intimidade que nós mesmos.
Daí o alerta: muito cuidado, ninguém nasce com um letreiro na testa avisando: “Não sou de confiança”!
Aparências costumam enganar demais, é preciso observar criteriosamente, avaliar a postura das pessoas diante das situações.
É preciso prestar atenção na forma como agem e reagem em determinadas ocasiões, para termos noção de com quem estamos lidando.
No mundo de hoje, acentua-se a cada dia a falsidade, a falta de caráter e dignidade; usam-se máscaras para ludibriar a boa fé de criaturas crédulas, que, sempre imbuídas de bons sentimentos, costumam confiar nas pessoas.
E o pior de tudo é que para essa gente sem princípios e leviana, a hipocrisia, mentira, máscaras afiveladas à face parecem ser coisas normais, tanto que o fazem com grande facilidade.
O ser humano é muito complexo, principalmente quando são especialistas na “arte” de enganar, usam os mais incríveis e absurdos ardis, fingem tão bem, são extremamente convincentes em suas farsas que até acreditam em suas próprias mentiras.
Prudência nunca é demais! Muita cautela com aqueles que estão ao seu entorno, não baixe a guarda e, de forma nenhuma confidencie sua intimidade sem ter certeza de que se trata de alguém confiável, digno (a) de sua amizade, certeza essa que só se consegue obter com o passar do tempo, com a convivência e pelas referências obtidas através de amigos em comum.


Uma observação mais atenta aos gestos, atos e reações também podem ajudar bastante na identificação da verdadeira personalidade e intenções dúbias desses indivíduos.
Portanto, desconfie sempre de gente que mal lhe conhece e já se faz íntima. Muita solicitude, prestabilidade exagerada, elogios desmedidos e muita bajulação por si só já dizem tudo acerca dessas pessoas.
Muito, muito cuidado mesmo com essas pessoas, pois quando sabem da sua intimidade, ao menor sinal de contrariedade, configuram-se altamente perigosas, o que pode causar sérios transtornos na vida de qualquer um.
Ninguém precisa aparentar ser o que não é, apenas para construir uma boa amizade. Quem assim procede demonstra claramente ser portador (a) de um péssimo caráter.
Por isso fuja de amizades desse tipo. Ninguém merece conviver com tamanha falsidade!