Semeadores de Sentimentos: Um dos primeiros livros de romance que...

Um dos primeiros livros de romance que li e o fiz num dia apenas, eu parecia estar dependente dele. O livro pertence a coletânea "cinco minutos" do autor José de Alencar.
Também foi uma das primeiras obras do autor, uma espécie de coluna, publicada esporadicamente, quando reunidos todos os contos, foi chamado de cinco minutos.
Dentre as obras, Iracema, senhora, encarnação etc, todas muito populares, mas não como essa primeira.
O que a fez tão sublime foi o puro amor curativo de um casal de séculos atrás, que se encontrou num transporte, durante uma viagem, e se apaixonaram, sem nada mais invasivo do que o simples encantamento.
A jovem muito tímida já cultivava anonimamente o sentimento pelo cavalheiro e por providência do destino, pode se declarar ao amado em meio essa viagem.
Ele havia se atrasado cinco minutos, quando entrou no mesmo transporte que ela, coisas do destino. Mas, ele mal podia ver seu rosto, ela estava usando um véu, ele apenas ouvia sua voz e mesmo assim ficou apaixonado.
Contudo, o amor só prevaleceu após o famoso desencontro, ele descobriu que ela estava muito doente e por isso teria desistido de cultivar qualquer romance com alguém, por isso usava o véu.
Mas, ela não esperava que seu amado não desistiria assim, tão fácil, da paixão por ela. O desfecho é o clichê felizes para sempre, sim, porém o que aconteceu foi a cura que ela recebeu após o beijo de amor, deixando transparecer que o amor pode mudar tudo.
A importância dele ter acontecido inesperadamente e ter sobrevivido aos dilemas dos desencontros e problemas, isso nao deve ser desmerecido.
Já pensou em você viajar, descobrir o amor da sua vida no caminho e mesmo deixando passar essa chance, que parece uma loucura, o amor de novo te reencontrar, aonde quer que você esteja e mudar sua vida?
Dá a impressão de que quando é amor, não há força contrária que mude a trajetória do encontro.
Às vezes, os cinco minutos são verdadeiros infinitos! É tão romântico isso tudo; querer, temer, declarar, fugir, reencontrar, lutar e ganhar.

1 compartilhamento