Apesar de eu ser carnívora (e amar um... Ket Antonio

Apesar de eu ser carnívora (e amar um churrasco), admiro muito os vegetarianos e principalmente os veganos. É uma decisão muito corajosa e difícil, um estilo de vida muito sacrificante.
Há muito, muito tempo, deixamos de ser uma espécie que caça seus alimentos (nem sei se os índios de hoje ainda o fazem). Quando a humanidade era naturista, os animais não sofriam tanto quanto sofrem agora; até mesmo para nos dar os derivados eles sofrem demais! Nosso estilo de vida atual, com toda a praticidade que a indústria alimentícia nos proporciona, é muito nociva e não só para os bichinhos como também para nós! Até as verduras e legumes que compramos estão adulteradas...
Alguns veganos fanáticos (assim como alguns religiosos, entre outros fanáticos), tornam-se chatos e cansativos pelo fato de muitas vezes se acharem "seres superiores" ou super-humanos; fazendo julgamentos desnecessários (e as vezes sem sentido) aos que não vivem como eles.
Mas por outro lado, eles têm um papel fundamental na sociedade e, se eu não conseguir fazer parte, devo ao menos respeitar e até ser grata, pois se existem hoje alguns produtores que ao menos pensam no bem-estar animal é graças a ativistas como estes, que conscientizam, que alertam, que nos fazem refletir em vez de simplesmente nos julgar e condenar.
De qualquer forma, independente de serem chatos, cansativos (e até fanáticos), eu respeito e admiro os veganos!
Vamos nos respeitar, vamos falar sobre isso, vamos nos ajudar no que for possível e fazer cada um sua parte, por todos nós e pelos animais.