A INSTITUIÇÃO IGREJA E O SEU... ALMEIDA, Bruno de Souza.

A INSTITUIÇÃO IGREJA E O SEU PROPÓSITO

Templo? Igreja? Casa de Oração? Lugar de reunião? Lugar santo? Templo sagrado?
Sinceramente, não tem importância nenhuma a forma que você se refere à instituição, que a maioria leiga conhece "igreja".
Se essa instituição recolhe o dízimo dos fiéis com a desculpa de comprar um ar-condicionado novo ou porque pretendem construir um templo maior, tal igreja faz parte da “massa de instituições inúteis” e que não servem para nada, mas apenas para entreter as ovelhas doentes que precisam ser cuidadas.
Entretanto, se a instituição é coparticipante da missão de Deus e prepara seus membros para o campo missionário oferecendo a eles conhecimento bíblico necessário e um bom estudo apologético, é para lá que você deve ir! Esta instituição de fato vive para o seu propósito originário.
Existe, ainda, pessoas esperando uma resposta de Deus para fazerem missão e se esquecem que quando Deus separou Paulo para a obra missionária, o Apóstolo já estava em missão. Você não precisa ser chamado para fazer missão, precisa apenas cumprir uma ordem que foi dada a todo discípulo de Jesus.
As pessoas leigas tendem a olhar para a Instituição e a primeira coisa que elas falam é que o pastor rouba dinheiro dos fieis. Ora, você já parou para pensar no porquê desta afirmação? Só um comentário breve, não tenho nada contra nenhum ministério pastoral, sendo eu mesmo apto a exercer tal função.
Todavia, se o foco for “as coisas” e a instituição em si apenas estamos perdendo tempo e nos afastando dia-a-dia da vontade de Deus. Se, no entanto, a missão de Deus ainda está dentro dos nossos corações já passou da hora de parar de pensar em templos maiores e passar a investir no que realmente importa, a saber, a missão de Deus!
Milhares de pessoas morrem todos os dias e nunca ouviram falar de Jesus e você preocupado em construir templos insignificantes. O que é a missão de Deus? Vidas ou templos? Líderes inúteis para o Reino geram discípulos acomodados. O culto pode ser feito em qualquer lugar, não precisamos gastar R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) para construir um novo templo, mas capacitar e enviar missionários por todo o mundo.
É claro, você deve sim se reunir como igreja como diz o texto de Hebreus 10: 25 que declara "Não abandonemos a tradição de nos reunirmos como igreja, segundo o procedimento de alguns, mas, pelo contrário, motivemo-nos uns aos outros, tanto mais quanto vedes que o Dia está se aproximando [...]". Porém se reunir como igreja não quer dizer que você tem que construir um templo maior para que todos possam estar no mesmo lugar. Igreja é você, não a parede da instituição. Essa reunião, a qual passamos a chamar de culto, pode ser feita em qualquer lugar e aí nesse lugar sim, você como igreja pode motivar seu irmão que pode estar mais fraco na fé.
O que é pior é ver uma igreja crescer, crescer... e então, só depois disso se dividir em células. Aí, neste caso usa-se a expressão “multiplicar” ou “dividir” e dizem: “Temos que multiplicar a célula para ter grupos menores para que todo mundo cuide de todo mundo, porque o pastor não pode cuidar de todos sozinho.” Oras, mais é claro que não! O pastor não é onipresente para estar em todo lugar.
A célula é uma instituição mais valiosa que a própria instituição "igreja", que está consome muito dinheiro com gastos inúteis para manter sua aparência e comprar coisas secundárias. A instituição se esqueceu do seu papel e jogou toda a responsabilidade sobre as agências missionárias, que não precisariam existir se a instituição cumprisse seu verdadeiro papel que é enviar missionários por todo o mundo.

Reflexões, 15 de Março de 2016.