É impossível atender às expectativas.... Bruno Fernandes Barcellos

É impossível atender às expectativas.

Tento ao escrever não enrolar muito, ser mais objetivo e já entregar nas primeiras linhas ou ao menos no título aonde quero chegar.

Porém, nem sempre atinjo esta minha expectativa, e fico surpreso com o que quem lê enxergou na minha letra.

Fora o texto, sempre fico surpreso com as expectativas que as pessoas criam sobre tudo, carreira, relacionamento, tratamento, até sobre o desafiante propósito de ir a praia num sábado de verão e por fé de que não terá trânsito e de que será fácil estacionar.

Confesso que esta última expectativa me choca mais que as outras, mas está lá no hall de expectativas impossíveis.

E sim, todos criamos expectativas, temos nossos planos e anseios, mas ignorar a realidade ou ao menos os riscos é um pouco de exagero.

Não precisamos nos tornar pessimistas ou paranóicos, mas podemos considerar qual caminho necessário para alcançar esta expectativa e os obstáculos à ultrapassar.

E nessa dinâmica temos que ter muito cuidado para nãos ficarmos reféns das expetativas dos outros, caindo em uma chantagem emocional em que tentamos eternamente agradar o que não pode ser satisfeito.

E por outro lado também termos cuidado para nos tornamos mimados à espera de algo ou alguém que nos satisfaça plenamente.

Toda satisfação é parcial, transitória, e surge de um movimento nosso. Outros podem participar e contribuir, mas somente nos mesmos podemos saborear as nossas conquistas.

Assim, não gaste sua vida tentando encontrar um dia perfeito, busque encontrar algo que te satisfaça em um dia imperfeito, seja um aprendizado, um orgulho por uma forma que reagiu, ou mesmo a nobreza de reconhecer que você teve um dia difícil.

O pior sofrimento é o da ignorância, então tenha consciência dos desafios, riscos e aporrinhações e tente considerá-los como parte do processo, nada sai exatamente como o planejado, então trabalhe com alguma margem de erro.