Todo mundo passa por isso Não andeis... Eclevisson Duarte

Todo mundo passa por isso


Não andeis ansiosos por coisa alguma...

(Filipenses 4.6)


Ser bem sucedido é o lema de todo jovem, ter um bom emprego, uma posição de destaque na sociedade, reconhecimento dos amigos, uma família estruturada, ser alguém que inspira a outros, enfim alguém que realizou seus sonhos e que não tem motivo para ser frustrado.

Lutamos diariamente para conquistar os nossos objetivos, tentamos superar os desafios e enfrentamos todas as dificuldades que possivelmente apareceram, porém este não é o problema, o que está sendo a causa da maioria dos jovens viverem sem projetos, é a frustração, planos que não se concretizaram que ficaram apenas nos nossos arquivos, esta sim é a causa de boa parte da nossa juventude está inerte, sem sonhos e seguindo a tal da ideia do “deixe a vida me levar”. Entender o estado emocional de um jovem que está nesta situação é mais fácil porque o motivo da sua tristeza é mais do que visível, mas como explicar as interrogações de um jovem bem sucedido? De alguém que no mínimo está realizando seus sonhos? E mesmo assim a tristeza e os sentimentos que dizem: para que eu nasci? O que é que eu estou fazendo aqui? Persistem em aparecer. Estas interrogações são mais do que comuns na vida de um jovem, fazem parte de um momento que costumo chamar de “crises da juventude” são os momentos de incerteza, de confusão emocional onde achamos que tudo está errado e que o mundo trabalha para que nada dê certo pra você.

Contudo isso, é bom sabermos que em todos os momentos da vida podemos aprender alguma coisa, no período das crises aprendemos que mesmo estando em uma situação adversa podemos ficar tranquilos, é claro que, lutar contra algo que lhe é imposto é mais fácil do que lutar contra algo que vem de você, que está dentro de você. Quando as adversidades vêm do mundo exterior é mais fácil de lutar, porque mesmo que cheguem sem que estejamos esperando a nossa barreira de defesa nos protege e amortece o impacto, mas quando vem de dentro, ai complica! Pois não se trata de algo ou alguém, e sim de você, trata-se de algo que você alimentou e que você criou, são problemas que ainda que não queiramos fazem parte da nossa vida.

Um jovem que esta passando por isso precisa entender que não é o único, que esses momentos não vêm para nos destruir, pelo contrario nos ajudam a crescer. Você pode está pensando, não tem solução? Digo com toda a convicção, tem sim! Se recorrermos a Palavra de Deus lá em Filipenses 4.6 diz “não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças.” neste versículo Jesus nos aconselha a não nos preocuparmos demasiadamente com nada, mas recorrer a Ele em oração. Se entendermos que o nosso melhor amigo é Jesus e que só Ele pode solucionar todos os nossos problemas, nossas crises serão apenas mais uma fase na nossa vida e as únicas marcas que elas vão deixar serão as do aprendizado.

(publicado inicialmente no site: www.adpenedo.net)