Todos os poderosos líderes de homens... André Maurois

Todos os poderosos líderes de homens possuem traços em comum, que parece ser as condições de sua superioridade.Para começar, dão pouco valor ao que as pessoas comuns cobiçam.
Jamais um líder teve tantas riquezas à sua disposição como teve Napoleão, e tão pouco tomou delas para si. Depois, os homens de gênio, na ação, veem as coisas como elas se apresentam e não como gostariam que fossem.
Napoleão, durante todo o período triunfal de sua carreira, agiu com realismo e fez pouco caso das estruturas organizadas. E mais tarde entrou em declínio "porque havia parado de divergir".
No fundo, continuou grandioso. Não esperando perfeição nos homens, perdoava-lhes facilmente as falhas. "Há vícios e virtudes ditados pelas circunstâncias...", dizia. "Este ou aquele homem pode ser intimamente honesto e, no entanto, praticar uma má ação".
Mente ampla, rápida; inacreditável capacidade de trabalho; honestidade intelectual; nenhuma ilusão sobre a raça humana; a arte de encantar sem bajular, eis o que pode ter mantido a boa fortuna ao seu lado.
Sem dúvida, deve seu fracasso final a uma imaginação muito viva. Seus planos eram admiráveis, mas ele os fazia em excesso. A arte suprema não é ter sucesso, é saber parar".

Livro: Napoleão - André Maurois.