Confundir humildade com submissão Em... Marcelo Martins

Confundir humildade com submissão

Em nossa vida não podemos ignorar que a humildade é tida como uma característica em muitas pessoas que nos rodeiam em nosso dia a dia.
Seja em nossa vida particular ou em nosso trabalho. Pessoas que, com sua inteligência competência, honestidade e outras qualidades, sabem ser humildes em sua função. Estas pessoas costumam ser reconhecidas e valorizadas por suas atitudes.
Em nosso dia a dia Independente de qual o trabalho ou a área em que atua, existe uma variável que é comum a todo e qualquer trabalho. Lidamos com gente.
Muitas destas pessoas, com maneiras e modos de encarar cada situação a seu modo. Mostrando muitas vezes que nem sempre são bons profissionais naquilo que fazem
O porquê desta afirmação?
A maioria dos problemas que temos está longe de estarem relacionados à habilidade técnica com que estas pessoas trabalham. Embora isto também ocorra ha muitos profissionais mal capacitados em suas funções. Mas este não é o assunto principal aqui. Voltando ao assunto. Estes problemas são simples e básicos, e podem ser notados no ser humano desde a infância, tais como:
Pirraça, orgulho, inveja, impaciência, ignorância, altivez, fofoca e muitos outros.
Estas atitudes na verdade é que atrasa planejamentos, projetos, destrói equipes de trabalho, torna-se praticamente impossível fazer render qualquer coisa nestes ambientes que na verdade se tornam insuportáveis para quem esta inserido nele.
Muitas das vezes as pessoas esquecem que a atividade humana é feita por pessoas e para as pessoas, onde há este ambiente se desestrutura qualquer rendimento profissional.
Em nosso ambiente de trabalho, muitas das vezes, a humildade é fundamental e necessária para uma boa convivência entre as pessoas.
Às vezes por se tomar uma atitude de humildade perante um trabalho ou uma determinada situação, as pessoas confundem com submissão. Uma coisa muito diferente de ser humilde na verdade.
Nunca se deve confundir humildade com submissão, é um erro muito grave de avaliação.
Aplicar e exercer a humildade é saber se expressar com a firmeza necessária no momento, sem perder o respeito pelas pessoas. É achar o equilíbrio entre aquele “medo” que aparece frente aos “CHEFES”, e a necessidade de colocar seu ponto de vista com toda a energia que se espera de uma pessoa que tem consciência do que pode e do que é capaz.
Ser firme em diversas situações, mesmo que isto signifique não se submeter e saber emitir suas opiniões contrárias à de um superior. Ainda mais tendo uma opinião lógica, e bem embasada em argumentos verdadeiros.
A prática desta humildade é com certeza uma forma de fazer as pessoas entenderem que podem ser gentis, educadas, humildes, mas deixando bem claro que exigem respeito na hora em que é preciso, e deixar mais claro ainda a posição de uma pessoa que têm objetivos e ideias bem definidas sobre o assunto ou situação que se apresente.
Ocorre que em muitos casos em nossos ambientes de trabalho, uma atitude de humildade é enxergada como uma submissão, ou seja, a pessoa em questão é vista como uma marionete, que simplesmente é mandada ou praticamente forçada a fazer ou aceitar uma situação. Seja por um chefe ou uma situação em questão.
Ser humilde não é ser em hipótese alguma submisso seja por qual motivo for.
A pessoa submissa perde em valores, a humilde ganha em respeito e apreço.
O submisso é antes de tudo um fraco de opiniões, de atitudes, medroso e inseguro em suas atividades. Tem medo de desagradar, ofender, e desafiar seu chefe ou superior. Concorda com as opiniões de outras pessoas, não importando qual seja a sua. Não se faz respeitar, não reivindica, não cresce em seu trabalho.
Analise sua situação em sua casa ou seu trabalho, Será que você é realmente uma pessoa humilde ou uma pessoa submissa a alguém ou a uma situação