Instinto ou vontade Na vida o homem... Djalma CMF

Instinto ou vontade

Na vida o homem busca sempre ser o melhor, e, é natural que isso ocorra, mas na medida em que ele diz ter vencido por instinto, provoca algumas oposições...!

O instinto aflorado tende a enfraquecer a razão humana, ele é explosivo e impaciente... nele, não há progresso...!

A força está no instinto, mas a inteligência não... ele as vezes é animal e se alimenta da violência... abastece quem já se sente em desvantagem e ignora o bom senso...!

Todos têm seus instintos, mas eles deverão sempre ser amparados numa razão bem definida... deverão ser fortalecidos numa consciência bem desenvolvida... e aprovado numa união coletiva...!

Já a vontade leva o homem a agir com conhecimento e valor... não encontra barreiras em sua persistência... e nem fraqueza em seus propósitos...!

No desejo do homem, assim será a sua vontade... nela estarão todos os seus atos e, em consequência disto, ele traçará o seu destino...!

No desejo do homem, a sua boa vontade prevalecerá... seus caprichos serão bem conduzidos... e a sua vontade propiciará a sua felicidade...!

No fundo, em qualquer ação se deve ter a vontade de aprender... se deve ter determinação e acreditar em si mesmo, só não deve ter, é o instinto exacerbado...! Pois, a diferença entre o possível e o impossível está na vontade humana e não no seu instinto...!

A ambição do homem não pode aguçar os seus instintos... ele não deve ser alimentado por uma necessidade muitas das vezes louca...!

Quanto à vontade de vencer, é ela que provoca um crescimento considerável, é ela quem revigora e desenvolve a pessoa... e, além de ser serena, se desenvolve com o tempo.