Ênio Giacomini de Sales: O ESPORTE NO BRASIL Os brasileiros...

O ESPORTE NO BRASIL

Os brasileiros parecem terem fundido dentro de si mesmos o padrão da escusa como forma de se esquivar de responsabilidades. Senão vejamos:
1. Por que Cuba, um pequeno país do Caribe consegue quase o dobro de medalhas de um gigante como o Brasil nos últimos Jogos Panamericanos?
Certamente responderemos: Porque teve influência da antiga União Soviética, a qual alavancou o esporte na pequena ilha e este se desenvolveu.
Ora, sabemos que a União Soviética deixou de existir há tempos, ao passo que Cuba enfrenta um bloqueio comercial e político imposto pelos Estados Unidos que já dura décadas. Dizer que isso ou aquilo é fator preponderante faz parte da cultura brasileira. Uma má cultura. Preferimos dizer: Eles foram ajudados do que dizer: Devemos nos ajudar e sermos melhores do que eles.
Nosso esporte desde sempre recebe pouco apoio do governo. Há casos de esportistas que simplesmente recebem patrocínio da iniciativa privada. O governo depois vem com discursos inflamados, prometendo mundos e fundos que não passam de meras palavras. Quando o assunto é esporte a saga de nossos heróis se faz de luta e suor próprios. Pouca coisa o Governo Federal investe.
Em 2007 o Rio de Janeiro sediará os Jogos Panamericanos e desde já ouvimos que o Brasil pretende desbancar Cuba do segundo lugar em medalhas. Queremos ocupar um lugar que somente iremos alcançar se o governo desde já investir no esporte olímpico... e pra valer. Acreditar que milagres acontecem todos os dias é também típico do brasileiro.
Não adianta querer enganar a própria sorte. O Brasil tem todas as condições de preparar melhor os seus atletas. Se não o faz é por pura falta de vontade política. Um país com a política desregrada terá também um esporte desregrado. O que não significa dizer que Cuba tenha uma política séria, mas convenhamos... eles têm uma melhor definição esportiva dentro do próprio socialismo político. Isso só vem nos mostrar que um pouco de boa vontade de nossos parlamentares será muito bem vinda para toda a gente. O Brasil respira esporte e merece melhores condições.
Precisamos tirar da mente a idéia que esporte é somente futebol. O Brasil não pode perder o bonde da história. Acreditar que somos somente bons em futebol é crer que Cuba somente é boa em Basebol. E a realidade é outra.
A ginástica olímpica tem mostrado avanços. Pouco porém, para a grandeza do nosso país. É melhor que o Brasil mostre a sua face e acorde para a realidade que ocupa no plano mundial... ou outros países de menos expressão nos passarão a perna, como sempre tem acontecido e dando mais motivos para as afamadas e profícuas escusas tupiniquins."

1 compartilhamento
Inserida por eniosales