Fome de Conhecimento

Cerca de 119648 frases e pensamentos: Fome de Conhecimento

⁠O caminho solitário

Era uma manhã de sábado e eu estava caminhando pelo parque, aproveitando o sol e o ar fresco. Eu gostava de fazer isso aos sábados, era uma forma de relaxar e refletir sobre a vida.

Eu estava seguindo uma trilha que eu conhecia bem, mas que não era muito frequentada por outras pessoas. Eu preferia assim, pois me sentia mais livre e tranquilo e na paz.

De repente, eu vi uma placa que indicava dois caminhos diferentes: um à direita e outro à esquerda.

A placa dizia que o caminho da esquerda levava a um mirante com uma vista panorâmica da cidade, enquanto o da direita levava a um lago com um píer e pedalinhos.

Eu fiquei curioso para conhecer os dois lugares, mas sabia que só tinha tempo para escolher um. Eu olhei para os dois lados e vi que havia uma grande diferença entre eles.

O caminho da esquerda era estreito, íngreme e cheio de pedras e galhos. Parecia difícil, desanimador e cansativo de percorrer. Já o da direita era largo, plano e asfaltado. Parecia fácil e confortável de seguir.

Eu também notei que havia muitas pessoas seguindo o caminho da direita. Elas pareciam animadas e felizes, conversando entre si e rindo. Algumas até levam bicicletas ou carrinhos de bebê.

Já o caminho da esquerda estava vazio. Não havia ninguém nele. Parecia solitário e silencioso.

Eu fiquei em dúvida sobre qual caminho escolher. Por um lado, eu queria ver a vista panorâmica da cidade, que me parecia interessante e bonita. Por outro lado, eu não queria me cansar demais nem ficar sozinho.

Eu pensei em seguir a multidão e ir para o lago com os pedalinhos. Talvez fosse divertido e agradável. Talvez eu até fizesse novos amigos.

Mas então eu lembrei de uma frase que eu tinha lido em um livro: "É melhor caminhar sozinho na direção certa do que seguir uma multidão na direção errada".

Eu percebi que aquela frase fazia sentido para mim naquele momento. Eu sabia qual era a minha direção certa: era o mirante com a vista panorâmica da cidade. Era isso que eu queria ver, era isso que me chamava a atenção.

E eu sabia qual era a minha direção errada: era o lago com os pedalinhos. Era isso que me desviava do meu objetivo, era isso que me distraía.

Eu decidi então seguir o meu instinto e ir para o caminho da esquerda. Eu sabia que seria mais difícil e solitário, mas também seria mais recompensador e satisfatório.

Eu comecei a subir pela trilha estreita, íngreme e cheia de pedras. Eu senti o suor escorrer pelo meu rosto, as batidas do meu coração acelerar, os músculos das minhas pernas se contraírem.

Mas eu também senti uma sensação de orgulho e determinação. Eu estava fazendo algo por mim mesmo, algo que eu queria fazer.

Eu olhei para trás e vi as pessoas seguindo o caminho direita. Elas pareciam pequenas lá embaixo, como formigas em fila indiana.

Elas não me viram nem se importaram comigo. Elas estavam ocupadas demais seguindo umas às outras sem questionar nada.

Eu sorri para mim mesmo e continuei subindo pela trilha solitária.

Depois de algum tempo, eu cheguei ao mirante com a vista panorâmica da cidade.

Era incrível!

Eu vi toda a extensão da cidade se espalhando diante dos meus olhos: os prédios altos brilhando ao sol; as ruas movimentadas cheias de carros; as praças verdes salpicadas de árvores; as pontes cruzando os rios; as montanhas ao fundo recortando o horizonte.

O caminho era solitário mas me fez reforçar uma verdade na minha vida de que:

"É melhor caminhar sozinho na direção certa do que seguir uma multidão na direção errada".

Tudo isso diz muito a meu respeito.

Inserida por Maurocs

Glêdston, o que é a vida?
A vida?
A vida é um presente com data de vencimento; portanto, não demore para desembrulhá-lo.

Inserida por gledstonguetao

⁠⁠Pediram-me uma poesia autoral sobre mãe. Digo a vocês que não sou poeta; seria muita, mas muita pretensão de minha parte, abraçar e/ou adotar esta condição artística-filosófica.

Mas se fosse para eu associar poesia à mãe, diria que:

Mãe é sinônimo de amor que é sinônimo de poesia que é sinônimo de mãe; fim.

Inserida por gledstonguetao

TRISTEZA

⁠Hoje, não estou triste.
De que vale a tristeza
Se ela já existe
Na correnteza
Da vida em riste?

Vá, gostariam,
Preferiam,
Que eu fosse
Homem de ardileza?

De que vale a tristeza
Se a vida é certeza
De uma incerteza
Atroz?

Por nós
E por mim,
Ainda assim
E pelo meu fadário
Eu viro a tristeza ao contrário,
E antecipo-lhe o fim.

E se ela me perseguir
No cimo do meu calvário:
Vou-me rir
Tanto, tanto,
Como se fosse um pranto
Tornado falsário.

(Carlos De Castro, in Há Um Livro Por Escrever, em 19-03-2023)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

⁠"O sucesso dos filhos são atribuídos 75% às mães. O amor que nasce no coração das mães pelos filhos são repassados a eles. Mas nem sempre às mães se preocupam em encaminhar seus filhos para a PRESENÇA DE DEUS e crescem sem temor a Ele. Mantê-lo na presença do senhor é muito importante. Sem essa direção tornam-se rebeldes e dificil de convivio, no período mais difícil da vida que é adolescência. Lembre-se mamãe, facilite a sua vida"

Inserida por Ademarborba46

⁠"Conheci muitas pessoas ao longo dos anos... a passagem se estreita à medida que aprendemos sobre as atitudes humanas em relação às descobertas que tornam os humanos mais inteligentes..."

Inserida por marciaguedes51

⁠A fugacidade da vida é tão instintiva como ver o pôr-do-sol de hoje e amanhã o mesmo, tão rápido, tão diferente! Num piscar de olhos, está tudo acabado!

Inserida por marciaguedes51

⁠⁠Minha querida irmã,
Luciene Guedes
Todos os dias penso em como tenho sorte de ser sua irmã!
Você é uma mulher inigualável!!!
Se existir de fato outra vida quero voltar e ser novamente sua irmã,
você é leal, fiel e verdadeira.
Tua sensibilidade me faz acreditar, em dias melhores, te amo!
Sua irmã:
Márcia Guedes

Inserida por marciaguedes51

⁠Um meio de vida não é vida por inteiro. Uma vida por inteiro depende de dois meios: 1/2+1/2=1

Estão, encontre logo sua outra metade, e viva inteiramente.

Inserida por donizetedecastilho

⁠posso ajudar qualquer pessoa!
Desde que não for pra me prejudicar.

Inserida por Reinaldodeassis

⁠Não olhe para o passado, mas saiba quem esta logo atrás. Não pense no futuro, mas escolha as pessoas que vão chega la com você.

Inserida por bolideziodesa

Dicas de como aumentar sua felicidade:

• Nunca opte por se comparar aos outros, nunca tente ser melhor do que alguém, pois ao se comparar deixará de ser esse ser humano autêntico e único que você é.

• Escolha passar sua vida ao lado de pessoas divertidas, que sabem brincar com a vida, pessoas agradáveis, de humor inteligente e não sarcástico, que são orientadas para ser felizes e, por isso, são bem-sucedidas em tudo o que fazem.

• Bons relacionamentos sempre irão auxiliar você a ser mais e melhor do que já é. Busque cercar-se de pessoas que são motivadas para ser felizes.

• Fique ao lado de pessoas que você admira e respeita.

Edson De Paula Palestrante

Inserida por EdsonDePaula

Com o tempo a gente aprende. Só faz sentido sofrer pelo que ainda pode ser mudado.

Padre Fábio de Melo

Nota: Tuíte de 20 de março de 2023.

Inserida por pensador

⁠A prudência recomenda: Não troque o certo pelo duvidoso. Não troque o correto pelo tortuoso. Não troque a progressão pela regressão.

Inserida por Odairalves

TRISTE QUIETUDE

⁠As árvores cansadas da dor
Deixavam cair seus braços tão tristes
E o sol castigava as pedras do chão
Como ferro quente a marcar o gado,
Na tarde já morta de sede.
Só uns cabelos de oiro
Esvoaçavam loucos na brisa infernal...
Eram os teus procurando os meus,
Na triste quietude da tarde defunta.
Fugiram os pássaros e tudo o que é vida
Da vida que tem sangue nas veias.
Dolorosamente, em prantos de cinzas
As árvores tornaram-se pó
E os ramos partiram-se numa chuva
De mil pedaços queimados.
O sol escondeu-se amedrontado;
A tarde e a brisa quente
Feneceram de saudade.
Só ficaram os teus cabelos de oiro
Sempre à procura dos meus,
Revoltos na triste quietude...
Mas tudo tão inútil.

(Carlos de Castro, in Poesia Num País Sem Censura, em 27-08-2022)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

⁠ADORAÇÃO DOENTIA

Como eu te adoro amor sagrado,
Se tu soubesses tanto tanto
Que por vezes eu garanto
O quanto no pranto,
O tenho abafado.

Como náufrago que vai a nado
Com um poema erguido
Na mão cansada, fremido,
Como se carregasse um fado
No fardo às costas sentido.

No destino de dor suprema
Num cântico de heresia
Pão, sopa e vinho, poema
Como eu te amo, minha pena,
Minha louca poesia!

(Carlos De Castro, in Poesia Num País Sem Censura, em 27-08-2022)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

⁠O dono do tempo sabe a hora certa de mudar nossa histórias...
A Deus, entregamos as coisas IMPOSSÍVEIS, quanto às coisas POSSÍVEIS, façamos nós!
Deus faz milagres, e nós o dever de casa.
Que possamos valorizar sempre; o que as pessoas significam em nossas vidas e não a sua UTILIDADE...👊🏾🇧🇷

Inserida por antoniodesouzaBR

⁠A felicidade é minimalista, não precisa de muito para se estar pleno. A maior riqueza que existe é o bem estar, é usufruir das coisas simples, como o sol e esse mar.

Inserida por AlquimiaPsi

QUADRAS DESATADAS

⁠Bom dia, é uma saudação
Aos amigos que escolhemos
Mas é também reflexão
Para os desafios que temos.

Pensei que o ser já o era,
Enganei-me estupidamente,
Ao ver uma terrível fera
Beijar a pomba inocente.

É um exemplo a seguir,
Nesta jornada de perigos,
E assim se fazem os amigos
E outros que estão por vir.

Na praia, uma branca rosa
Marca o nosso sítio de amar,
A nossa flor tão chorosa
Ao ser levada pelo mar.

Não longe vem o Outono,
Adeus Verão que já rodou
Como a roda da tua saia
Na saudade que ficou.

(Carlos De Castro, in Poesia Num País Sem Censura, em 28-08-2022)

Inserida por CarlosVieiraDeCastro

⁠Liberdade é a capacidade intrínseca que possuímos de tirar a liberdade dos outros.

Inserida por Rogerio727

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp