Mensagens de final de ano para alunos da educação infantil cheias de carinho
SOBRE O CRISTO VENCIDO NA SAPUCAÍ
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Não acho que o desfile da Escola de Samba Gaviões da Fiel tenha tentado afirmar que Jesus Cristo foi ou será vencido definitivamente pelo Satanás. O contexto é uma eterna guerra entre o bem (representado pela figura de Jesus Cristo) e o mal (representado pela figura do satanás), na qual muitas batalhas são vencidas pelo mal. O mesmo desfile mostra, lá no finzinho - mas quem ficou assombrado fez xixi na calça e não conseguiu vê-lo inteiro -, que o bem finalmente vence o mal. Em suma, Jesus Cristo vence o satanás, pois é imortal, segundo a Bíblia que fala de sua ressurreição e do fato de que Jesus é O Próprio Deus Feito homem, justo para morrer e ressuscitar, como ato definitivo da vitória do bem.
É também um alerta: vivemos tempos de muita intolerância, no Brasil. De muito preconceito e uma raiva imensa dos próprios cristãos contra o próximo que não os obedece ou não segue seus passos, tintim por tintim. Especialmente no contexto equivocado e lamentável desta fase na qual políticos que se autointitulam cristãos podem tudo, com o apoio incondicional da maioria do povo, que os pôs no poder. Para tanto, basta exibirem o rótulo de cristãos, mesmo se contradizendo em atos e palavras terríveis que ostentam a cada dia. Esses políticos, regidos pelo seu líder maior, o presidente da república, têm como soldados fiéis, dispostos a matar e morrer por eles, nada menos do que sessenta ou mais milhões de brasileiros. É assustador.
Neste contexto, é que o mal está vencendo o bem. Pelo menos temporariamente. O amor ao próximo seja ele quem for... a graça... o livre arbítrio... as virtudes que fazem acolher o outro sem perguntar qual é sua crença, ideologia, orientação, escolha pessoal... tudo isso acabou entre nós, por determinação política instigadora do espírito de vingança, soberba, segregação, racismo e todas as demais fobias contra o próximo não ajustado às rédeas de um grupo que arroga deter as verdades da vida e da morte.
Nem falo do mundo. Falo do Brasil. Este país que se fechou pra nova mentalidade necessária perante as mudanças da humanidade. Mudanças sociais. Nada a ver com o mundo espiritual, que não é regido pela sociedade política; econômica; tocável, como se prega. É orientado pela fé e as divindades possíveis, nas quais não creio, mas respeito quem crê. Por ora, o mal vence o bem, como aquele Demônio da sapucaí venceu temporariamente o Cristo (ou o Santo Antão, como alguns disseram, e vale a pena ler sobre tal santo). Espero sinceramente que os cristãos - notadamente os evangélicos - acordem a tempo de não sacrificarem mais ainda o bem, que perde muitas batalhas para o mal.
DIGNAMENTE VELHO
Demétrio Sena - Magé
Quando fui criança, todos me chamavam criança... é muito digno ser criança. Na adolescência, me chamavam adolescente. Menino. Quanta dignidade há no adolescente! No ser adolescente! Na juventude, fui chamado novo; moço; jovem. É tão digno ser jovem!
Eu era um homem maduro, na maturidade. Redundante? Como em todo o parágrafo anterior, não. Tem muita gente imatura em qualquer idade. Quanta dignidade no ser maduro! Quanto respeito e quanto auto respeito na idade da loba, o lobo!
O que me pergunto é por que agora, idoso, não gostar de ser chamado idoso... ou velho, como tive a honra de ser criança; novo; maduro. Por acaso não é digno ter alcançado a velhice? Não é digno ter vencido o tempo e chegado até aqui?
Sobretudo, não sou um idoso - ou velho - de alma ou espírito jovem. Tenho a idade cronológica perfeitamente ajustada com com o todo, externa e internamente. Não acredito em idade híbrida. As nominatas não livram o ser humano dos efeitos naturais do tempo.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
VOCÊ NÃO ESTÁ DANDO AULAS PARA ROBÔS
Lecionar para crianças é totalmente diferente de lecionar para adultos, é outra dinâmica, e em todas as situações ninguém vai querer aprender seguindo regras, ninguém aprende com ditadores, o aprendizado vem da liberdade, vem dos fazedores, e fazer implica errar, e errar dá direito a pausas para pensar sobre o caminho que está percorrendo.
"ha uma palhaça em vc..uma adolescente...uma criança... e uma força tão grande que chega a ser brutal... o problema é que todos preferem ver seu ego destruidor e ficam atormentados com ele... pq eu que vejo tudo de bom que vc tem....aah eu tenho o melhor dos seus mundos."
É ASSIM...QUEM ME CONHECE, ME DEFINE BEM..
"seu jeito criança adulta me encanta... eu te desenhei..te encontrei e custo a acreditar que e real... por isso o medo, de não passar de um sonho.."
Criança...
A arte de amar, sem no amanhã pensar;
o banho frio no verão, após uma tarde inteira a recrear;
a inocência que pode ganhar o mundo, num simples sonho a realizar.
A vida acelera, como um trem desgovernado.
Tento acompanhá-la com meus passos curtos de criança que caminha e é puxado.
Com o ritmo da minha própria natureza de ser lento, vou andando.
Forçado a acompanhar a pressa, descontento. Inerte, me estresso, paraliso, nessa correria infinita dos dias.
Eis que concluo, que não pertenço a esse mundo barulhento e agitado demais.
Inclusão digital e elevação do nível de escolaridade das famílias rurais são desafios urgentes para a Extensão Rural Brasileira e para as instituições educacionais.
Criança e sua Mudança
.
Sentimos o valor do vento
Simplesmente vivendo o momento
buscando alegria em todo lugar
Correr… Brincar...
Querer com vontade
sem ter medo de se machucar
Com o olhar da verdade
sempre a se movimentar
.
Tempos de escola
Jogar bola
e brincar com cola
Saber que tatu rola
E se carrinho tem mola
.
Pra rodar longa distância
Passando por cada instância
Sem perder a constância
do prazer de uma infância
.
Com coração de criança
carregamos a esperança
de fazer mudança
nesse mundo sem bonança
.
Mudar antes da partida
Para que vida após vida
Deixar às próximas gerações
Que nos futuros corações
Restem lindas emoções
.
.
Bebê - passividade
Criança - proatividade
Adolescente - pre-atividade
Adulto - atividade
Idoso - pos-atividade
A reatividade é uma escolha!
A esperança nos move a lutar por um mundo possível para todos, onde nenhuma criança é machucada, nenhum idoso humilhado e todos respeitados.
Deus é como açucar
Certo dia, a professora perguntou as crianças, quem saberia explicar quem é DEUS.
Uma das Crianças levantou o braço e disse, DEUS é nosso Pai, ele fez a terra, o mar, e tudo o que esta na terra,
Ele nos fez como seus filhos.
A professora querendo buscar mais respostas prosseguiu...
Como você sabe que DEUS existe se nunca o viu?
A sala toda ficou em silêncio.
Pedro, um menino muito tímido, levantou a mão e disse: a minha mãe falou, que DEUS é como o açúcar no meu leite, que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o' açúcar que esta dentro da caneca, no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor.
A Professora sorriu e disse: muito bem Pedro, ensinei muitas coisas a vocês, porem você me ensinou algo mais profundo, eu agora sei que DEUS é nosso açúcar e que esta todos os dias adoçando nossa vida.
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
A sabedoria não está no conhecimento, mas na presença de DEUS em nossa vida.
Não se esqueçam de todos os dias, colocar "AÇÚCAR" em sua vida. Acredite, JESUS TE AMA
E ele é o mais doce sentimento de AMOR.
Uma vida doce e cheia de açucar...
Quando cheguei na terra eu fazia magia....
A minha criança ainda nem tinha dentes, mas contagiava a todos quando sorria.
Eu ainda não sabia falar, mas qualquer som que eu balbuciava, encantava pessoas de qualquer lugar.
A energia sutil do meu ser criança era como a esperança que fazia os adultos esquecer os problemas enquanto distraiam com as gracinhas do bebe angelical.
Ao passo que comecei a crescer, fui distanciando do meu divino ser.
As lembranças de minhas memorias de infância trazia a sensação de que fui abandonada por mim, eu vivia em uma tristeza sem fim.
Perdi me da alma gentil do meu ser infantil, quando parti para o mundo atrás da multidão que caminhava na ilusão.
Ao perceber que em minha jornada eu andava em um círculo que se repetia no mesmo lugar e que ninguém sabia onde queria chegar, parei de perguntar e silenciei para pensar.
Foi então que escutei um balbuciar no mais profundo do meu ser.
Ao passo que eu descia a luz transformava a escuridão em um claro dia de verão.
Encontrei novamente a minha criança e a acolhi com ternura e a doçura da vida fez morada em meu coração.
Embora eu não tenha mais como ela a bela aparência, eu a represento em sua essência.
Sou anciã com alma de criança em calma e serenidade, e independente da idade, sou jovem da modernidade vivendo com liberdade a plena felicidade.
Ela faz parte da minha nova família, construída na afinidade...
Sua alma é semelhante a da criança que vive com calma e esperança.
Embora concordamos que podemos discordar, ela sorri com inocência e muitas vezes prefere se calar.
Ela carrega em seu coração a bondade e vivemos com lealdade em nossa verdadeira amizade.
Soltar para ser: o voo da alma começa no desapego
Tal como o desmame da criança, que aos poucos se afasta do colo e do leite, também a alma precisa aprender a abrir mão, de hábitos, de laços, de antigas rotinas que já não nutrem. No início, há silêncio e saudade. Dói. Aperta. A ausência pesa, como quem esqueceu o caminho de volta.
Mas então… o vazio floresce em espaço, e o espaço, em possibilidade. É ali que o novo murmura e cresce.
Aprendemos a seguir, mesmo sem mãos dadas. A rir sozinhos. A nos fazer companhia. E quanto mais distantes daquilo ou de quem parecia essencial, mais descobrimos a força da leveza.
Há quem seja como leite materno: essencial por um tempo, mas estorvo quando insiste além do ciclo. O amor de verdade também sabe partir, não por falta de afeto, mas por sabedoria. Por entender que, às vezes, ficar é impedir o outro de voar.
Desapegar não é descartar. É reverenciar o abrigo sem confundi-lo com destino. É agradecer… e abrir a porta.
Reflexões de Um Coração Devoto
Desde criança, aprendi a confiar em Ti, E meu coração decidiu Te seguir. Teus ensinamentos diziam para amar os irmãos, Sem fazer acepção, em todas as situações.
Alguns não me acolheram de bom grado, Ou não entenderam o recado deixado no Livro Sagrado. Disseram coisas que eu não fiz, E fizeram coisas para prejudicar, Quando minha intenção era só ajudar.
Peço perdão se, em algum momento, machuquei, Mas, se o fiz, foi sem querer, acreditei. Um homem santo fez um bem maior do que eu, E, mesmo assim, Ele sofreu por um povo que defendeu. Ele não mereceu tal destino cruel, Nem eu, nem ninguém, sob o céu.
A Importância de Compreender a Criança
Para entender a criança é preciso entrar no mundo dela. Antes de definir uma criança pelo seu comportamento, é preciso observá-la para encontrar gatilhos e descobrir a raiz do problema que a leva a um determinado comportamento. Procure estabelecer uma boa comunicação com a criança ou o adolescente. Ouvir a criança a ensina que o que ela pensa é importante e tem valor. Ao fazer uma pergunta, espere a resposta; mostrar pressa e ansiedade interrompe os pensamentos deles.
Ouça com interesse e sem julgamentos, lembrando que você está ouvindo uma criança que precisa de instrução e não um adulto que sabe tomar decisões. Seja paciente, lembrando que a expressão facial e corporal também falam. Procure ficar no mesmo nível que eles, isso lhes trará mais conforto.
Quando demonstramos interesse, elas abrem o coração e compartilham seus sentimentos e opiniões. Até mesmo situações bloqueadas vêm à tona diante de um ouvido atento e interessado. Saber ouvir a criança nos permite conhecer suas necessidades e sonhos, então podemos defendê-las ou incentivá-las.
O futuro não é nada mais que um brinquedo das nossas crianças. Então, vamos ensinar a elas as mais saudáveis e divertidas brincadeiras, para que o amanhã seja promissor, com pessoas íntegras, vivendo em um mundo livre com saúde e bem-estar.
Numa manhã muito estranha e serena, Um balbuciar parecia uma criança pequena, Mas era um pequeno duende a pular, Corria pelo jardim, ora aparecia, ora sumia no ar.
Sua intenção parecia clara e bela, Distraindo-me, trazendo uma alegria singela. A tristeza em mim estava a se instalar, Por alguém querido que vi partir, e não pude evitar.
Passaram-se anos e o duende nunca mais me deixou, E meu amor, esse, nunca mais voltou. O duende, meu amigo, sempre a me animar, Vez em quando vem me visitar.
Traz pétalas de flores, um gesto encantador, E eu o recompenso com maçãs, um pequeno amor. Geometricamente cortadas, ele aprecia, Nossa amizade, um refúgio na melancolia.
Assim seguimos, eu e o duende querido, Um laço mágico, um segredo jamais perdido.
A importância de Apresentar para as Crianças a Natureza Divina
Investir na conexão da criança e do adolescente com o sagrado e a natureza divina é como plantar sementes em um jardim encantado. Esse elo, tecido com fios de espiritualidade e reverência, floresce em um coração sereno e cheio de luz. Guiadas por essa conexão sublime, as crianças e adolescentes encontram uma bússola que os orienta através dos labirintos da vida, oferecendo-lhes um oásis de paz e esperança.
Ao mergulharem nas águas profundas do sagrado, eles despertam para a grandiosidade da existência, aprendendo a ver o mundo com os olhos da alma. Essa união divina cultiva um senso de propósito e pertencimento, enraizado na beleza e no mistério da vida. Com o coração banhado em espiritualidade, eles crescem como seres compassivos e iluminados, prontos para espalhar amor e sabedoria por onde passarem.
Ao incentivar essa jornada de descoberta e devoção, proporcionamos às nossas crianças e adolescentes um tesouro inestimável: a capacidade de encontrar o extraordinário no ordinário e de reconhecer o toque divino em cada aspecto da vida.
- Relacionados
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
- 47 frases sobre Educação Infantil para educar com empatia
- Dedicatórias para finalistas pré-escola
- Frases de formatura do ABC infantil para celebrar essa vitória
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Pensamentos para Crianças
