Filósofos da Ciência
O maior erro da ciência é afirmar que o homem é um ser racional. As pessoas que vivem por instinto são animalescas.
Criação vs. Evolução (Cientificamente)
A ciência é baseada na observação e experimentação.
Criação e evolução não são ciência, pois são baseadas em revelação e não podem ser provadas, mas podemos confrontar a criação e a evolução, através da observação das evidências da natureza.
Breve descrição e confrontação:
Evolução:
-Todas as coisas se originam da matéria, até as vidas mais complexas.
-O presente universo é oriundo de uma explosão chamada Big Bang.
-O processo de evolução é tão lento que não pode ser observado.
Criação:
-Todas as coisas foram criadas por Deus completas e acabadas.
As principais leis da física que comprovam as evidências da natureza, as quais necessitamos para confrontar Criação e Evolução.
1) Lei da Biogênese
Vida somente provém de vida e um organismo vivo provém de outro semelhante.
Evolução:
A matéria inanimada inorgânica produz vida e até formas complexas.
Criação:
Um Deus vivo criou seres vivos semelhantes.(Gen-1,26)
2) Primeira lei da termodinâmica (Lei da conservação da energia)
A energia não pode ser criada nem destruída, e a quantidade total de
energia no universo é sempre a mesma, a energia pode tomar várias formas, inclusive a massa, e você pode transformá-la de uma forma para outra.
Evolução:
A energia ainda está em expansão ou evolução.
Criação:
Deus fez todas as coisas completas e acabadas.
3) Segunda lei da termodinâmica
O universo caminha de níveis organizados para níveis cada vez mais desorganizados.
Evolução:
O universo caminha de níveis desorganizados para níveis mais organizados.
Criação:
Deus fez todas as coisas perfeitas, mas quando o pecado entrou no mundo
desorganizou o sistema.
4) Lei da Causa e do efeito
Nenhum efeito é quantitativamente maior e qualitativamente superior a causa.
Evolução:
Matéria inanimada = Causa
Vidas complexas (ex: seres humanos) = Efeito
A matéria inanimada é maior do que os seres humanos que são o efeito da matéria.
Criação:
Deus = Causa
Homem = Efeito
Deus eterno e perfeito criou o homem.
Furos da evolução:
1) Seres que nascem de espécies diferentes não tem capacidade de auto-reprodução.
2) Formas de vida menos complexas tem que ser mais antigas do que formas de vida mais complexas, conforme os registros fósseis existentes apresentam.
3) Não há nos registros fósseis formas de transição de espécies.
4) A mutação causa entropia (desordem no sistema).
5) Características de uma espécie são transferidas para gerações futuras da mesma espécie (Gregor Mendel através do estudo do código genético).
6) Todos os homens descendem de um único homem da África Oriental (Genoma Humano).
7) O verdadeiro Adão viveu na África, e cientistas sustentam que a humanidade descende de um ancestral comum (Jornal OGlobo 25/12/2002).
Curiosidades que confirmam a criação:
1) A rotação dura 24hs, se fosse reduzida em um décimo os dias e as noites, seriam 10 vezes mais longos, com isso, durante o dia o sol queimaria toda a vegetação e a noite consumiria o que sobrou com o gelo.
2) Se o planeta Terra estivesse a distância de Vênus e Mercúrio, toda a vida seria torrada, e se estivesse a distância de Marte e Plutão, seria congelada e não haveria vida.
3) A atmosfera possui uma espessura ideal para suportar os milhões de meteoritos que penetram nela, a uma velocidade de 45 Km por segundo.
4) A lua está a uma distância da Terra de 384000 Km, se essa distância fosse de 80000 Km as marés inundariam a Terra duas vezes ao dia.
5) Se a Terra tivesse o diâmetro da lua a Terra não teria capacidade gravitacional pra segurar as águas e as atmosferas.
6) Se a Terra tivesse o dobro de seu tamanho a pressão atmosférica seria tão grande que dificilmente poderia haver vida.
7) O código genético de uma ameba tem informações pra preencher mais de mil vezes a Enciclopédia Britânica.
8) O cérebro humano (estrutura mais complexa do universo) possui 100 bilhões de células, que tem entre 10 mil à 100 mil ramificações interligadas entre elas. O total de ligações é de um quadrilhão e pesa apenas 1,3Kg em média. Não existe tecnologia no mundo para fazer uma rede de comunicações do tamanho do cérebro.
Eu fiz a Terra e criei nela o homem, Eu o Senhor o fiz. As minhas mãos estenderam os céus e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens(Isaías 45,12).
Verdades científicas da Bíblia:
1) No primeiro dia Deus fez a luz e no 4º dia Deus fez o sol (Gen 1).
A luz é uma unidade independente mais antiga que o sol.
2) O Senhor está assentado sobre o círculo da Terra (Isaías 40,22).
A dois mil e setecentos anos atrás já se sabia que a Terra era redonda.
3) Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, cada semente o seu próprio
corpo (ICor-15,38). (Comprovada pela Botânica.)
4) Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, outra a dos animais, outra a dos peixes e outra a das aves (ICor-15,39).
(Zoologia e Genética).
5) Há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra dos terrestres. Uma é a glória do sol, outra a glória da lua e outra a das estrelas. Porque uma estrela difere em glória de outra estrela (ICor-15,41). (Astronomia).
6) Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente (Heb-11,3).
(Física quântica).
7) Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis (Col-1,16). (Estudo dos Micro-Organismos).
Finalizando:
É preciso se ter mais fé para crer na evolução, do que para se crer na criação.
Texto retirado da pregação do pr. Silas Malafaia
Quanto mais a ciência me explica as causas e razões das coisas, mais se enriquece meu olhar, mais progrido na descoberta do infinitamente grande e do infinitamente pequeno, mais maravilhado fico. O que me impele à adoração, não é a ignorância, mas a admiração.
Nao sejas orgulhoso como eu fui
a filosofia e e a ciência não me levou a lugar algum
Apenas para noites de insonia e pesadelos reais
Todo aquele em sã consciência presiza de Deus e no isolamento, quem pode estar contigo a não ser DEUS?
Tudo passa ate mesmo momentos bons entao nao seja vaidoso pois os dias maus viram
A religião é mais disseminada nas massas do que a ciência porque esta não é algo pronto, mas sim uma coisa que está em perpétua mudança. Já a religião com seus dogmas e rituais é algo parado e perfeito justamente por estar morto.
A ciência deve ser disseminada por toda a população para que esta torne-se mais cética quanto aos políticos e líderes religiosos.
Na doença, o ateu procura a ciência.
O crente procura Deus. No fim das contas,
acaba aumentando a fila da ciência.
Envolver-se com a Ciência vai muito além de colocar em prática o que se estudou. É preciso conhecer muito bem e saber diferenciar cada contexto em que o ensino será aplicado, além de ter plena consciência de que esse é um campo onde há muito mais perguntas a serem respondidas do que respostas encontradas. É preciso estar atento a evolução constante das teorias metodológicas e pedagógicas, para, obrigatoriamente, pensar nos próximos passos, na busca por respostas e, é claro, em novas perguntas.
Na educação básica, não é o ensino da ciência que deve nortear o aprendizado, mas sim o estudo, o melhoramento e o agir da ciência do ensino. Não é subindo o nível das provas que o nível dos estudantes subirá; mas é preocupando-se primeiramente com o nível dos estudantes, que o nível das provas subirá naturalmente. E para subir o nível dos estudantes, é preciso trabalhar duro, aula após aula, construindo, pensando, repensando, fazendo planos A, B e C, dedicando-se a cumpri-los e realizando auto-crítica sempre. Se não for assim, não é educação, é instrução. E instrução, só pega quem já tem o jeito, quem já tem educação.
O Direito é uma ciência extremamente complexa para quem com afinco o estuda e demasiadamente frustrante para aquele que com seu ideal de Justiça o exerce
A ciência fala que seres humanos são seres evoluídos através de um processo de seleção natural. Mas se contradiz ao dizer que estamos destroindo a natureza, pois natureza esta destrói natureza.
ALMAS GÊMEAS...
Embora as
ESTRELAS
à distância
se
APARENTAM
iguais...
A ciência
comprova que
elas são
DIFERENTES...
As estrelas
não deixam de
ser ESTRELAS
pelo fato de
uma ser
DIFERENTE
da outra!
Embora DIFERENTES...
Somos IGUAIS...
Superando as
INDIFERENÇAS...
Com nossos
IDEAIS...
A ciência e a fé caminham juntas e defendem as mesmas coisas.
Até que chega um determinado tempo em que a ciência se depara com seu limite. Pois daí em diante, adentram-se ao mundo da fé. E a ciência mesmo com toda sua glória, já não é mais capaz de explicar... E então para de caminhar, e fica lá de lado à apoiar a fé.
Mas e quanto ao limite da fé? Quanto a este nunca se ouviu falar e nem nunca se conheceu.
A palavra é implacável; e a ciência é o tempo.
Ambos andam de mãos dadas, lado a lado.
O tempo sem volta e implacavelmente aplica a multa do dia que vem com toda força sugando a todos. Rugas, raiva, frustação, decepção, vida e morte, tudo acontecendo sem que possamos dizer ``Pausa por favor´´ da um tempo tem gente boa que não pode partir. Mas o rôlo da vida vem atropelando, não importa se ladeira acima ou ladeira a baixo, tudo vai sendo esmagado.
A vida é assim não tem stand-by, não há pausa, nem aguarde, apenas existe o contador de giros frenético e irreversível. A vida segue e te empurra ou puxa como touro de feroz, dizendo corre, se manda, dá no pé, sai da frente, não vou parar.
A vida não só impõe aplica a regra, sem dó, sem piedade, a lagrima que cai é enxugada no percurso, desde a partida o caminho é traçado e nós somos colocados nele apenas com escolhas de melhora-lo ou torna-lo pior. Podemos optar por uma causa e quando a escolha é mal feita paga-se o preço, mas ainda podendo alterar a trajetória mas voltar jamais, sempre adiante.
Por isso examine sua caminhada, muito cuidado com a roleta russa da vida ela pode ser capaz de te esmagar pra sempre. E que a paz esteja sempre em sua mente, ou quem sabe em seu coração.
No país que o esporte é sempre mais importante que o estudo científico e a ciência nunca chegará ao patamar de primeiro mundo.
Fato pesquisado pela ciência é que devemos ter cautela quando conversamos cara a cara com uma pessoa. Se diz que você tem sinal verde durante os primeiros 20 segundos da troca de ideias. Nesse período o seu interlocutor está prestando atenção e gostando das informações (desde que elas sejam relevantes para o papo). A luz amarela acende nos próximos 20 segundos - você já corre o risco de soar enfadonho e perder o interesse da outra pessoa. Depois de 40 segundos, sinal vermelho - o assunto pode parecer fascinante para você, mas as chances são de que a pessoa já não esteja mais curtindo a conversa. Dê uma pausa para que ela faça suas observações. Não seja como eu que não dou chance para as pessoas falarem, afinal, elas também tem as suas ideias. O enfado é igual para os dois lados, portanto gaste seus 20 segundos da melhor maneira possível. Eu gasto meus 20 segundos, os 20 da outra pessoa e se der chance as próximas duas horas, isso no dia que não estou com vontade de conversar, quer dizer, monologar. Mas me esqueça, não sou referência pra ninguém. E você? Deixa espaço para as pessoas conversarem ou se dá melhor com o espelho, como eu?
