Filosofia Oriental
Toda arte, toda filosofia pode ser vista como remédio e socorro da vida em crescimento ou em declínio: elas pressupõem sempre sofrimento e sofredores. Mas existem dois tipos de sofredores, os que sofrem de superabundância de vida, que querem uma arte dionisíaca, e desse modo uma perspectiva trágica da vida – e depois os que sofrem de empobrecimento de vida, que requerem da arte e da filosofia silêncio, quietude, mar liso, ou embriaguez entorpecimento, convulsão. Vingança sobre a vida mesma – a mais voluptuosa espécie de embriaguez para aqueles assim empobrecidos!
Sou um jardineiro da vida e da filosofia, procurando as raízes para colher deleitosos frutos e flores.
Filosofia: Pausa e Perplexidade
Gosto de pensar que a Filosofia começa na pausa, no silêncio. Vejo quanta gente na sala de aula, querendo demonstrar o que sabe, e não saboreia a Filosofia nos seus menores detalhes. A pressa de demonstrar conhecimento sufoca o espaço silencioso da reflexão construtiva, que acontece à conta-gotas. A reflexão começa com a perplexidade com a realidade, como diria o filósofo Gerd Bornheim. Não falo de um silêncio estático e torturante, mas de um silêncio inquieto que sobrevive de indagações escondidas. Parece que o homem de hoje, perdeu a capacidade de ficar perplexo, de não se conformar com as coisas que acontecem em sua volta. Parece que perdeu a capacidade de parar e ficar consigo mesmo, sem pressa de chegar. Por isso que uma aula de Filosofia não faz efeito em mim no mesmo dia em que ela foi dada, demora um certo tempo, o tempo que essa aula demora em mim. Sinto seus desdobramentos, suas nuances. Sou formado e ao mesmo tempo inacabado. Como diria Husserl, meu limite é o infinito, minha finalidade é a infinidade. Não vou sozinho, tenho companheiros que junto comigo, desbravam a aventura de ir até o limiar da razão e descobrirem os limites da razão e o que pode ir além dela. Por isso que a minha travessia, feita de pedras, é mais feliz...
O nascimento,
Ainda que não houvesse filosofia, haveria de entregar-me a ti, só por ousadia. Haveria de te mostrar os meus planos e o que penso. Eu faria questão de realizar o parto do primeiro pensamento sobre os sentimentos da minha alma por ti. Escuta-me, pois estou disposto a ti doar os meus olhos. É certo, porém, que o nosso crescimento ocorre à luz do calor humano. Devemos significar um para o outro, uma parte de nosso todo, sendo que as outras partes haverão de serem encontradas em outros continentes. É pisando no chão desse mundo e conhecendo os outros que descobriremos se existem razões dignas para nos amarmos.
Endeusamos alguns homens, atitudes e religiões.
Estamos cheios de nossa própria filosofia.
Não é possível mudarmos o sistema, mas podemos chocá-lo com a verdade esquecida.
Mauricio:
"Minha filosofia é contra o sistema, a favor da justiça e da paz. É contra as regras dos mentirosos e contra aqueles que só pensa em si. Deus não fez regras sobre a quem pode e não pode atingir seus objetivos,porem,vivemos em meios aqueles que so pensam em si."
Flosofia Prática
A filosofia é a prática da virtude humana, essa prática é a própria manifestação da ação da Natureza, harmonia universal, ou seja, do Logos na humanidade. A filosofia é vista como um meio pelo qual alma recebe a sabedoria pura da manifestação do Logos na prática humana
Filosofia exige uma atenção que não é sempre fácil,porque não é fácil me dar conta do que penso.O fácil muitas vezes é raso,é chapado,é sem profundidade.Filosofia é saber a fundura da superfície das coisas.
FILOSOFIA DA VIDA
Ontem eras o botão de uma flor,
Hoje, és a flor da mocidade;
Amanhã, quando o sol se pôr,
Tuas pétalas cairão de saudade.
Até eu estou maduro
E já me sinto cansado;
Ontem eu era o futuro,
Hoje sou o presente.
E amanhã serei o passado.
Para que fazer citações as mães?
Se elas já são toda uma filosofia, toda Poesia.
Toda uma história de vida
Minha, sua e dela.
Gradualmente foi se revelando para mim o que toda grande filosofia foi até o momento: a confissão pessoal de seu autor, uma espécie de memórias involuntárias e inadvertidas; e também se tornou claro que as intenções morais (ou imorais) de toda filosofia constituíram sempre o germe a partir do qual cresceu a planta inteira.
O silêncio é o paraíso dos sábios, é nele que se faz a filosofia, é dele que eu encontro inspiração para escrever, o silêncio é a fabrica dos sonhos, a quimera que perturba a mente dos poetas.
Minha filosofia só serve pra mim. Pra minha vida, meus problemas e perguntas. Se voce é daqueles que, por preguiça de pensar, aprecia os pensamentos prontos, vai ter soluções plausíveis, mas sempre incompletas.
"Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a nossa vã filosofia" - Hamlet, de Shakespeare
Como começa uma amizade? Como explicar a empatia que surge, de repente, por alguém que você nunca viu antes?
Prefiro acreditar que nos reencontramos. Que aquele abraço apertado é parte da saudade sentida após tanto tempo sem nos vermos. Que aquele beijo carinhoso é o cumprimento de antigamente. Que aquele olhar ainda é o mesmo, ainda que visto sob um novo prisma. E a saudade inexplicável? Ah... Essa realmente é difícil de dizer.
Ainda bem que o tempo e a distância não afastam almas. Aproximam corações!