Filosofia na Alcova

Cerca de 13945 frases e pensamentos: Filosofia na Alcova

⁠Negar a liberdade é tão impossível para a mais abstrusa filosofia quanto para a mais simples razão humana.

O mundo pra mim é algo a ser tolerado, e minha filosofia é matar ou morrer.

Wandinha (série)
1ª temporada, episódio 1.

"Minha filosofia é: o que as pessoas dizem sobre mim não é da minha conta
Eu sou quem sou e faço o que faço.
Não espero nada e não aceito tudo.
E isso torna a vida mais fácil.
Vivemos num mundo onde os funerais são mais importantes que os falecidos, o casamento é mais importante que o amor, a aparência é mais importante que a alma.
Vivemos em uma cultura de embalagens que despreza o conteúdo.

⁠⁠ “Há mais sabedoria em seu corpo do que em sua filosofia mais profunda.”


(Assim falou Zaratustra)

Quando alguém pergunta para que serve a filosofia, a resposta deve ser agressiva, visto que a pergunta pretende-se irônica e mordaz. A filosofia não serve nem ao Estado, nem à Igreja, que têm outras preocupações. Não serve a nenhum poder estabelecido. A filosofia serve para entristecer. Uma filosofia que não entristece a ninguém e não contraria ninguém, não é uma filosofia. A filosofia serve para prejudicar a tolice, faz da tolice algo de vergonhoso. Não tem outra serventia a não ser a seguinte: denunciar a baixeza do pensamento sob todas as suas formas. Existe alguma disciplina, além da filosofia, que se proponha a criticar todas as mistificações, quaisquer que sejam sua fonte e seu objetivo? Denunciar todas as ficções sem as quais as forças reativas não prevaleceriam. Denunciar, na mistificação, essa mistura de baixeza e tolice que forma tão bem a espantosa cumplicidade das vítimas e dos algozes. Fazer, enfim, do pensamento algo agressivo, ativo, afirmativo. Fazer homens livres, isto é, homens que não confundam os fins da cultura com o proveito do Estado, da moral, da religião. Vencer o negativo e seus altos prestígios. Quem tem interesse em tudo isso a não ser a filosofia? A filosofia como crítica mostra-nos o mais positivo de si mesma: obra de desmistificação. […] tolice e a bizarria, por maiores que sejam, seriam ainda maiores se não subsistisse um pouco de filosofia para impedi-las, em cada época, de ir tão longe quanto desejariam, para proibi-las, mesmo que seja por ouvir dizer, de serem tão tolas e tão baixas quanto cada uma delas desejaria.

Gilles Deleuze
Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

⁠Não estudem 'filosofia'. Estudem a realidade.

A filosofia nada nos dá, mas nada nos tira.

“A vida é breve demais: Proibido ser chato(a) ou levar-se a sério. Minha filosofia é simples: prefiro a leveza e o riso à seriedade.”

Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier.

Seja. mas antes de ser por inteiro seja dos outros.e antes que se entregue por completo á alguém saiba que ninguém pertence a ninguém, e que você é seu. Você não é aquilo que sua vida é. Você não é o momento que você vive nem o amor perdido. Você é aquilo que ninguém vê. Uma coleção de histórias, estórias, memórias, dores, delícias, pecados, bondades, tragédias e sucessos, sentimentos e pensamentos. Se definir é se limitar. Você é um eterno parênteses em aberto. Enquanto sua eternidade durar.

Se não quiser uma cidade suja, não deposite lixo na urna.

“Não existe receita para tornar-se amigo de alguém; é por isso que tornar-se amigo, ainda é um desafio para as ciências, e para os homens”.

Se algo é possível para qualquer outro homem, também é possível pra você.

As únicas coisas que estão sob seu controle são seus julgamentos, opiniões e valores, é neles que você deve manter seu foco.

É necessário coragem para mudar o mundo, mas, também coragem para aceitar o que não pode ser mudado.

O dom de poder mental vem de Deus, o Ser Divino e se concentrarmos nossas mentes na verdade, ficamos em sintonia com este grande poder.

Esteja sozinho, este é o segredo da invenção, estar sozinho, isto é quando as ideias nascem.

É muito egoísmo querer ter amigos sem antes nos perguntarmos se algum dia, nós, os solitários do mundo, tivermos a disponibilidade de sermos amigos de alguém.

Alguém que não pode fazer sacrifícios nunca pode mudar nada.

(Armin Arlert)

A melhor vingança é ser diferente do seu inimigo.