Filosofia

Cerca de 13926 frases e pensamentos: Filosofia

Filosofia não é coisa de ateu

É certo que a filosofia ainda assusta muita gente que pensa que ao estudá-la deixará de acreditar em Deus e de ter fé, mas isso é um mito absurdo que os ateus pentelhas tem espalhado pelo meio universitário há tempos. Isso porque a filosofia não nasce em Tales de Mileto com a ideia de quê do caos do universo as coisas se formaram, Óbvio que na época em questão os primeiros filósofos buscavam descobrir o mundo e o cosmos como um todo através da natureza. Tales propunha o ARCHÉ como principio de todas as coisas, já Heráclito dizia que tudo é movimento, e comungava da ideia de que as coisas se transformavam de maneira muito rápida.
E tantos outros pré-socráticos que foram essenciais para os que viriam depois.
Eu percebo que atualmente pela falta de interesse de muitas pessoas em estudar filosofia faz com quê "pensadores sofistas", modernos venha incutir no meio social a ideia de que quase todos os filósofos eram ateus...assim derrubando a credibilidade da verdadeira filosofia que nasceu despretensiosamente sem essa tola ideia de negar Deus ou deus, deuses para os gregos .
Você não verá nenhum dos grandes filósofos negando veementemente a existência de Deus. Claro que não havia por parte de Heráclito, Tales, Sócrates, Immanuel Kant, Spinoza e tantos outros a ideia do Deus Cristão, mas havia sim base para dizer como falou Sócrates nas narrativas de Fédon que a alma é imortal, que existe o tártaro e o hades (céu e inferno para os gregos ). É exemplo também a obra ética demonstrada à maneira dos geômetras de Baruch spinoza que dedica um capítulo inteiro a falar sobre Deus.
Sempre lembro que isso não quer dizer que esses filósofos eram teístas ortodoxos, pelo contrário, quase todos na linha dos mais atuais como Kant, Spinoza e outros não seguiram nenhuma religião de maneira profunda por buscar somente a razão (logos) como ponto fundamental de existência nesse mundo. O fato de atualmente os pensadores modernos tentar explicar o mundo sem a concepção de um Deus criador e apenas usando os métodos científicos não os tornam mais inteligentes e nem faz teístas convictos como eu mudar de ideia. Apenas mostra a intolerância e a ignorância em não aceitar por puro desconhecimento ou provocação a criação do universo por um Deus que não vemos, que é soberano em si mesmo e criou o universo perfeito como sua própria perfeição em glória.
A filosofia é uma ponte que nos leva á fontes inesgotáveis de conhecimento, cada um de nós temos a liberdade filosófica de escolher qual corrente da filosofia queremos seguir. Isso sim é filosofia.
Tem muito filósofo ruim por ai dizendo que filosofia é por si só ateia, e não é. Você pode muito bem gostar, estudar, ser filósofo e ser um cristão convicto em Deus. Filosofia também é ética, é compromisso, são tantas coisas. Cabe a nós sabermos usá-la com absoluto amor e sabedoria .

Inserida por LEONARDORUAS

Por duas vezes a filosofia tentou transformar-se numa profissão acadêmica altamente técnica: na escolástica medieval e no meio universitário anglo-saxônico do século XX. Nos dois casos um começo promissor foi seguido de uma queda duradoura na mais acachapante esterilidade.

Inserida por LEandRO_ALissON

⁠Eu que sempre defendo a filosofia de dizer o óbvio, agora estou no dilema entre meus desejos, receios e minhas convicções. Eu já revelei o que sinto em muitos sinais, gestos, sinônimos, recitei quase todas as palavras, falei cantando, mostrei cuidando, flertei brincando... Eu disse tudo, menos o óbvio. Agora eu entendo que o óbvio por mais simples e correto que seja, ele dá medo. Ele assusta porque é uma variante... ou ele cria um ponte ou ele levanta uma muralha... Ou ele une, ou ele sempara. O óbvio tende a ter resultados distintos, seu delta nunca tende a zero e por isso dá medo, uma vez na equação o óbvio sempre resulta em transição. Nosso medo não é do óbvio em si, mas da mudança que ele pode provocar. Por isso, reformulo minha teoria: O óbvio deve ser dito sempre que sua mente estiver preparada para perda na mesma intensidade com que anseia pela conquista e independente do resultado, seja fiel aos seus princípios!

Inserida por jucsom

Mesmo que você não siga alguma religião, filosofia ou crença, é preciso aprender a viver da melhor forma. Trago hoje um bom exemplo de um homem que, em meio aos seus mistérios, deixou algumas lições de como ter um bom relacionamento consigo mesmo, com a vida e os demais ao seu redor.
Jesus, apesar de suas boas intenções, boas obras e amor, recebeu uma morte terrena um tanto quanto cruel e desumana. Hoje em dia, nós podemos acompanhar pelos noticiários tantas vidas inocentes que são tiradas injustamente, acidentalmente, tragicamente. Assim foi sua morte, sem provas de que tenha cometido algum crime ou feito algo realmente ruim e prejudicial, pelo contrário, bons testemunhos eram espalhados por onde ele passava, levando cura, milagres, libertação e uma palavra de esperança e ensinamento.
Após ser julgado injustamente e ser condenado a um triste fim, Jesus nos deixa uma das mais lindas lições de sua curta vida. O perdão verdadeiro e o amor incondicional até mesmo aos que lhe causaram dor, aflição e uma injustiça e crueldade tamanha. Pendurado em uma cruz, após ter pedido água e, ao invés disso, ter recebido vinagre para beber... após tanta humilhação, açoitamento, após ter mãos e pés pregados, ter sido perfurado à espada, sentir o latejamento do couro cabeludo cravado de espinhos, e ter vivido para escutar tantas coisas ruins que lhe berraram aos ouvidos... após uma longa caminhada com uma cruz imensa nas costas e a dilacerante dor de um chicote arrancando-lhe as carnes... ele foi capaz de perdoar a todos aqueles seres humanos que lhe tiraram, à custa de dores insuportáveis, sua dignidade, suas vestes, sua pele, sua carne e seu sangue. Talvez ele tampouco conhecesse nenhuma daquelas pessoas, sua história ou seu coração. Mesmo assim, pegou para si uma verdade que pudesse lhe proporcionar a possibilidade de perdoá-los: eles não sabem o que fazem. Tal como o fato de uma criança que, ao se aproximar de alguém, puxa-lhe os cabelos, e esta pessoa não codifica uma mensagem de raiva em seu coração para com aquela criança, ao contrário, apercebe-se da inocência e se enche de ternura. Para esta pessoa, não há o que perdoar, já que a criança não sabe o que faz. O perdão, no caso, é intrínseco e automático em seu coração. Creio que, para Jesus, acreditar verdadeiramente que pessoas que praticam o mal realmente não sabem o que fazem, por falta de uma consciência mais elevada, pelo motivo que for, permite que o perdão esteja intrínseco em seu coração para perdoar tamanha maldade e humilhação.
Às vezes, por tão pouco, já que a maioria de nós nunca será, espero eu, crucificada injustamente, nos achamos no direito de julgar, discriminar e não perdoar os demais. Às vezes, somos ofendidos, humilhados, injustiçados, e por isso acreditamos que não devemos admitir tal conduta contra nós. Mas veja bem, se até mesmo Jesus foi humilhado daquela forma, que dirá de nós? Devemos nos defender e sim, nos proteger... mas além de nos ensinar o perdão, Jesus nos ensina o amor. Somente por um amor evoluído existente em seu humano coração, é que poderia vir sincero perdão daquilo que sofreu. E somente pelo perdão de tantas falhas existentes em nós, seres humanos, é que poderia amar de tal forma a este mundo, dando a vida por quem não merecia. Por isso, quando nos depararmos com o mal, por maior que seja, tentemos, por um minuto, nos conectar a esta história, a esta cena, de amor pago com dor, e de dor paga com perdão. Se nos transportarmos ao exemplo que Jesus nos deixou como herança, poderemos melhor compreender este mundo, de que todos somos falhos, todos somos imperfeitos, todos estamos sujeitos de cometer injustiças e sermos injustiçados, humilhados, ou sofrermos dor. Não devemos aceitar uma vida de sofrimento, mas ao nos depararmos com ele, será melhor para todos que possamos rapidamente praticar o perdão e o amor incondicional de forma evoluída, acreditando que um ser evoluído jamais cometeria mal contra nós, portanto, se o fez, é por não saber o que comete ou faz, por não possuir uma consciência maior. Para mim, fica a lição de que, se Jesus, diante do que passou, foi capaz de perdoar a todos, inclusive a mim, quem sou eu para não perdoar o meu próximo? E se até mesmo Jesus passou por tamanho desgosto e dor, quem sou eu para achar que não devo passar por tais situações?

Inserida por lskato

⁠Se tu acreditas que a filosofia não lhe trará equilíbrio financeiro, pode ser que tenhas razão.

050719

Inserida por J6NEMG

⁠A filosofia não tem cheiro, não tem cor, não tem gosto, não tem credo. Ela não é palpável, mas posso mas posso senti- lá. A filosofia me explica sem delongas, e / ou, sem luva de pelica, a razão de estar vivo.

091024

Inserida por J6NEMG

⁠A filosofia é o meu reduto, onde encontro o alívio imediato para as minhas dores, sem nenhuma blasfêmia ou profanação. Nesta encontro o refúgio que é tão necessário para a convivência numa sociedade BURGUESA com mania de grandeza, mas é fétida e entedia.

270707

Inserida por J6NEMG

Na minha filosofia, que você chama de filosofia barata, eu escolho quem, na verdade, tem o meu sangue e quem, na verdade, são os meus familiares.(Walter Sasso)

Inserida por walsasso

A Filosofia está para mente, assim como o chocolate está para paladar. Eu não abriria mão de nenhum dos dois.(Walter Sasso)

Inserida por walsasso

⁠A filosofia nunca morre.

Inserida por ARRUDAJBde

Toda a filosofia é inútil.

Inserida por LicinioFM

⁠A prática mais importante na filosofia estoica é a distinção entre o que
podemos mudar e o que não podemos. Aquilo sobre o que temos
influência e aquilo sobre o que não temos.


"Trecho do livro "O livro das virtudes para geração Z e Alpha"

Inserida por RuiMiguel

⁠"A filosofia debate Deus. A fé conhece Deus."

Inserida por macjhogo

⁠"A teologia, a filosofia e a teoria nos oferecem caminhos para compreender, debater e conhecer Jesus, Deus e a verdade, respectivamente. No entanto, é através da oração, da fé e da prática que experimentamos, conhecemos e manifestamos a plenitude dessas realidades."

Inserida por macjhogo

⁠"A teologia nos instrui, a filosofia nos provoca, e a ciência nos esclarece. Mas é a oração que nos transforma, a fé que nos impulsiona e a prática que nos aperfeiçoa, revelando a verdade que reside em Cristo Jesus."

Inserida por macjhogo

"Do estudo teológico à oração sincera, da filosofia à fé profunda, da teoria à prática cotidiana, a jornada espiritual nos leva a uma compreensão mais completa de Jesus, Deus e a verdade."

Inserida por macjhogo



"Sabe de uma coisa! Filosofia de vida: onde você pensar que não estou, é aí que eu estou!"

Inserida por OtavioBernardes

⁠PhD -> doutor de filosofia ; MD -> doutor de medicina.
A diferença é que o PhD cuida da ciência. Quando algo está errado, fazemos pesquisas (diagnósticos), e apresentamos remédios/tratamentos (metodologias). Nosso paciente se chama ciência!

Inserida por JorgeGuerraPires

⁠"Filosofia são perguntas que talvez nunca sejam respondidas. Religião são respostas que talvez nunca possam ser questionadas."

Inserida por JorgeGuerraPires

Filosofia é a arte de entrar pelo cano sem descer pelo ralo.

Inserida por renew

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp