Filosofia
Um dia desses estava vendo videos sobre filosofia, em um deles vi uma perspectiva que chamou minha atenção, é a seguinte: " O nascimento e a morte nós não controlamos, mas quase tudo em meio a essas duas circunstâncias são as nossas escolhas que definem". É algo provocante dependendo da situação que estamos quando lemos esta frase, se estamos em condições ótimas, leremos essa frase e muitos bateram no peito e dirão que conseguiram tudo sozinhos, caso estiver em uma condição não favorável muitos dirão que a culpa é dos outros, como ninguém me ajudou, não tive oportunidade e outras demais coisas. Nessas falas diria que a segunda tem porcentagem de verdade em algumas situações, mas lógico que nem sempre. A respeito da primeira diria automaticamente que esta afirmação está errada, pois ele recebeu ajuda dos outros, porém seria um equivoco meu, será que tem alguém que conseguiu tudo sozinho? Não posso afirmar nada, pois não tenho certeza e conhecimento sobre isso.
Filosofia
Estou pensando,
Se faz sentido o pensamento
Na sua mente,
que não aceitou a gente
"Não se pisa
duas vezes no mesmo rio"
"Se penso logo existo"
Porque não entende isso
Mentes brilhantes
Dois amantes
Vivem distantes
Filosofia, utopia
Penso em você
Todos os dias.
Não sou Platão
Mas de você não abro mão
Nem sou René
Porque não vivo sem você
O silêncio é a maior filosofia. Argumente o quanto quiser, se não abrires a boca sempre deixará dúvida, para quem não compreende a si próprio.
AMIGOS CHATOS
Existem os amigos chatos
que falam de coisas como
música, filosofia e poesia
Existem os amigos encantadores
que falam de coisas como
política, finanças e economia
Eu particularmente prefiro os chatos.
O TEMPO DA VIDA (provocações)
Por Nilo Deyson
ATENÇÃO!!!
A FILOSOFIA consiste em fazer com que o gênio interior de cada um, seja invulnerável .
Atenção no texto abaixo !!!
Sua substância é fluxo, suas sensações são trevas, todo seu corpo corrupção, sua alma um remoinho, sua sorte um enigma, seu renome uma cega opinião. Resumindo, tudo, tudo em sua matéria: precariedade. Em seu espírito: sonho e fumaça.
Sua existência: uma guerra, a etapa de uma viagem. Sua glória póstuma: esquecimento. Quem nos pode então servir de guia ?
A Filosofia, apenas isso.
Olá, amigo Leitor e prezados amigos de rede, venha refletir com Nilo Deyson, no momento literário filosófico.
Como afirmei no início, a Filosofia consiste em fazer com que o gênio interior de cada um seja invunerável, e acrescento, deve ser impassível, superior aos prazeres e as dores.
Que não mova ao acaso, por falsidade ou maldade, que não se apague as paixões, aos sistemas, aos vícios ou tradições de modo fanático.
Que não cogite do que fazem ou deixam de fazer os outros.
Que aceite as vicissitudes e o destino como provenientes da mesma origem.
Acima de tudo, que aguarde a morte com serenidade, nela não vendo mais que a dissolução dos elementos constitutivos de todos os seres.
Pois, se para os elementos nada há de horrível em se transformarem incessantemente uns nos outros, por que temer a transformação universal e a universal dissolução?
Como nada é mal segundo a natureza, acredite que a natureza assim exige.
Que cada ser respeite o universo que habita em outro ser, sem julgar, sem apontar, apenas viver e depois da brincadeira da vida, morrer vivendo eternamente ...
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
A filosofia sugar propõe em si uma relação emocional e amorosa mais pratica estreitando as diferenças de gerações por mutuo prazer e realização.
Filosofia não é tão somente Plantão, Aristóteles, Sócrates, ou Nietzsche... Filosofia é antes de tudo a busca do que não se imagina, a experimentação do oculto...
A Filosofia discute qualquer assunto, sem medo e sem barreiras.
A educação precisa de filosofia para criar o senso crítico construtivo.
Contudo, que haja o respeito e a defesa do diálogo.
Acredito que o diálogo filosófico é a maior manifestação do saber direito.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
Apregaçãoe o ensino fiel da Palavra de Deus têm de ser o âmago de nossa filosofia de ministério. Qualquer outra filosofia de ministério substitui a voz de Deus pela sabedoria humana.
Com certeza, a filosofia de ministério do apóstolo Paulo não incluía a teoria de “dar às pessoas o que elas desejam”. Ele não instou Timóteo a realizar uma pesquisa a fim de descobrir o que as pessoas queriam; mas ordenou que ele pregasse a Palavra, com fidelidade, repreensão e paciência.
A beleza em si não é relativa, mas se conceitua pela matemática e filosofia, onde a questão tríade formada pela PROPORÇÃO, SIMETRIA e EQUILÍBRIO, a nomeia como tal.
FILOSOFIA E VOCÊ
Vivemos numa civilização na qual predominam as aplicações técnico-científicas em todos os setores da vida humana. Esta civilização que cobre o mundo desenvolvido e que é o sonho do mundo subdesenvolvido, tem um grande impacto sobre culturas e tradições milenares.
Qual é o papel da filosofia nesta virada histórica? Terá ainda algum sentido tratar de metafísica na época do triunfo das ciências físicas, biológicas e econômicas? Tem a reflexão filosófica alguma importância na vida real ?
Na perspectiva hegeliana a Filosofia não precisa apressar-se porque ela é uma ciência vesperal que levanta vôo ao cair da noite ou seja, depois dos acontecimentos do dia. Mas será a Filosofia só retrospectiva? Não seria ela também uma ciência matinal, prospectiva, que caminha com todos os outros modos de conhecimento? Pode ela dispensar-se de participar da historicidade da existência humana?
De fato a Filosofia pretende coincidir com cada movimento da história. Ela alimenta o projeto ambicioso de elucidar a radicalidade da existência tanto sob o ponto de vista da razão teórica como da razão prática. Isto é, a Filosofia, tomada como metafísica e ética trata sempre do saber e do agir humanos na história. Afinal, o que é fazer filosofia? Que significa isso? Em sentido muito amplo, significa o exercício de uma atividade intelectual igual outras atividades intelectuais como a literatura, a sociologia, a economia.
Esta atividade é exercida num espaço, num campo específico bem determinado: o corpus philosophiae que é formado pelos sistemas filosóficos conservados ao longo da História. Ademais, a atividade ou a práxis filosófica é contingente, o que vale dizer que ela nunca foi necessária: para viver não precisamos de filosofia. A ciência, por exemplo, se ocupa de coisas tão fundamentais quanto a Filosofia: o espaço, o tempo, a matéria, a vida, as causas.
Mas ainda, a atividade filosófica depende da cultura ambiental. Ela aparece depois de um certo desenvolvimento cultural. É verdade porém que se torna independente do ambiente quando reorganiza em sistema. Os ambientes culturais passam, mas os sistemas filosóficos permanecem e formam o corpus philosophiae sobre os quais se exerce uma parte da atividade filosófica. Enfim, vou ficar por aqui por enquanto, e em breve voltaremos a escrever sobre Filosofia.
Nilo Deyson Monteiro Pessanha
A Filosofia Se Torna Vã,a Lógica Não é Exata,Tentando Interpretar o Porque Vida Se Opõe a Vida,a Voz De Todo Universo Exclama,Um Mundo Que Mata Os Seus Próprios Anjos.
A Filosofia é preâmbulo, a base e o topo da pirâmide civilizatória... Por isso mesmo, é própria pirâmide! De outro modo pode ser pensada como mola helicoidal, dando voltas em si mesma... Essas representações geométricas são alusões simbólicas, sobre a sua intrínseca influência "invisível", na vida do homem mental... Devido sua fundamental importância, a Filosofia nunca será auxiliar de outra matéria, mesmo oferecendo com serventia e humildade, suas descobertas de sabedoria... Ela é vista como professora orientadora que dá rumo às descobertas, e não como escrava à prestar-lhes auxílios.
Ao contrário do que pensam o exercício diário da filosofia não é complexo, não está relacionado a quantidade de respostas que se quer, mas à curiosidade que se tem em relação à vida e a quantidade de perguntas que se faz.
Nós somos filósofos desde o início. O PORQUÊ é o tema principal da filosofia.
Nós queremos saber a razão de tudo, em muitas coisas nós vamos encontrar as razões, mas, nem sempre. Tem perguntas que tem um silêncio sepulcral como resposta.
Uma coisa ruim acontece com a gente e você não para de pensar naquilo PORQUÊ, PORQUÊ comigo, PORQUÊ isso aconteceu. O PORQUÊ é uma pergunta natural diante da vida.
