Filhos uma Decepção
Velho Carreiro...
A madrugada ia fria, deixava ali sua família, seus filhos a se sonhar, o carro de boi cantava, os cocões sua cantiga a entoar, a sua carga pesada forçando as rodas na estrada, caminhos a se marcar! Marcou fundo em minha alma, seus rastros pelas estradas, hoje não existem mais, mas minha alma é cortada, pelas marcas aqui deixadas pelo teu carro de boi, saía nas madrugadas, semanas eram passadas até o teu retorno ao nosso lar, felicidade ao extremo, pobres, desde bem pequenos, suas saudades a machucar. Hoje no meu carro de luxo, ao viajar, fico mudo, quando um resto morto de um carro de boi, chego a avistar, encostado em algum rancho, apodrecido pelo tempo, lembranças me fazem chorar. Te vejo por entre as lágrimas, sumindo naquela estrada, estrada do meu viver, assim se foi já faz tempo, mas as saudades ao relento, meu coração a doer...
(Zildo De Oliveira Barros) 20/05/15 Manhã
Vamos falar de algo que diz respeito a Pais e Filhos,
principalmente no que diz respeito ao livre arbítrio,
Sempre é preciso respeitar e bem observar direitos e deveres...
Osculos e amplexos,
Marcial
RESPEITANDO O DIREITO AO LIVRE ARBÍTRIO
Marcial Salaverry
Algo que deve ser bem observado é o direito ao livre arbítrio, pois uma coisa que é defendida por todos, é o direito de ir e vir, de ter sua opinião própria, e é algo que deve ser muito bem respeitado em todos os níveis de relacionamento, principalmente entre pais e filhos, pois um dos comentários que mais frequentemente escuto, quando se trata de diálogos de pais e filhos, é a famosa frase: "Não faça isso, ou aquilo. Eu sei o que é o melhor para você. Faça desta maneira..." Assim tirando o direito ao livre arbítrio, pois é preciso que todos possam aprender a decidir sobre sua vida, e na verdade, com essa frase, além de procurar bitolar o pensamento e a livre iniciativa, é preciso ter presente que não se deve determinar o caminho a ser seguido, pode-se, quando muito, indicar qual poderia ser o melhor caminho a ser seguido. Isso se a pessoa desejar receber informações. Deve-se dar a chance de errar, e de acertar tambem, pois nem sempre estamos certos em nosso julgamento. Todos somos sujeitos a erros e acertos.
Gostaria de comentar sobre um pensamento de Paulo Coelho, que diz:
"Quem interfere no destino dos outros, nunca descobrirá o seu..."
Isto vem muito a calhar para algumas pessoas que se preocupam por demais em procurar "o que é bom para você", ou seja, só querem atender às necessidades dos outros, cuidam mais da vida de amigos ou parentes, sejam filhos, irmãos, sobrinhos, do que da própria, achando que apenas suas idéias e ideais é o pensamento correto, e assim, na maioria das vezes atrapalham a existência das "vítimas" desses cuidados excessivos, e não conseguem viver a própria vida.
Não quero dizer que SÓ devemos nos preocupar conosco. Isso já seria uma espécie de egoísmo, fechar os olhos para os problemas alheios. O que não podemos permitir, é que a vida de terceiros se sobreponha à nossa. Temos que nos manter sempre em condições de poder socorrer a quem necessite de uma real ajuda. E só poderemos fazê-lo, se estivermos bem conosco.
Por uma questão de solidariedade, de humanidade, devemos estar ATENTOS ao que se passa à nossa volta, devemos atender às necessidades de outrem, quando nos for POSSÍVEL. Se sacrificarmos nossa existência em benefício de outros, não só deixaremos de viver, como impediremos que outros APRENDAM a viver.
O segredo da diferença está no meio termo, no equilíbrio de atitudes. No emprego correto da famosa frase "é melhor ensinar a pescar, do que já dar o peixe pronto para ser comido."
Muita gente talvez discorde desta maneira de encarar a vida, por achar que sempre devem dar tudo de si para facilitar a vida dos filhos (por exemplo). Aí, quando for embora, como vai ficar a vida deles? Ninguém é eterno neste mundo, e temos de entender que é preciso ensinar a viver, dando oportunidade para que todos errem e acertem, e saibam descobrir onde estão os erros e os acertos. Criaturas assim bitoladas, estão acostumadas a comer o peixe, mas não sabem pescar...
Além do mais, existe uma grande verdade que é preciso bem entender, pois antes de distribuir amor aos outros, é preciso aprender a amar-se. Assim, se você conseguir SE amar, poderá saber discernir se o que você espalha é realmente AMOR, ou apenas facilidades, tentando evitar que os outros sofram, impedindo que muitas lições sejam aprendidas, e bem apreendidas...
Ora, no sofrimento, na dor, é que realmente aprendemos a dar valor aos bons momentos. Se nos for tirado o direito de errar, de sofrer, de sentir dor, como é que vamos saber que esses sentimentos existem?
Como poderemos aprender a evitá-los? Isso só a vida ensina. E é algo que deve ser permitido a todos: APRENDER A VIVER ÀS PROPRIAS CUSTAS.
Só para terminar. Quando tiverem que lidar com alguém de quem não gostam, aí vai uma pequena sugestão: Antes de qualquer atitude de rejeição, pensem "o que eu faria se gostasse dele?". Sabem que funciona, pois muitas vezes, por uma antipatia pessoal (às vezes inexplicável), deixamos de socorrer alguém que está no sufoco.
Existem certas horas em que desavenças pessoais devem ser esquecidas. Em certos momentos não existem amigos ou inimigos. Imaginem-se na situação inversa, e analisem que atitude gostariam de receber.
Bem crianças, deixando-os nessa dúvida cruel, ordeno: TENHAM UM BOM DIA. VIVAM E DEIXEM VIVER. SEJAM FELIZES. Quem não quiser me obedecer, paciencia, quem manda não ser obediente. Manda quem sabe e pode, e obedece quem tem juízo, ou quem concorda com a opinião expressa...
E CLARO, UM LINDO DIA, NÃO FAZ MAL A NINGUÉM, pelo menos na minha opinião, claro... Não quero dizer que é o certo, mas deixo que todos decidam se realmente querem fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA, sempre respeitando o direito ao livre arbítrio, claro...
Filhos não crescem.
Eles amadurecem.
Às vezes nos aborrecem.
Às vezes nos enlouquecem.
Mas filhos são frutos
que nunca apodrecem.
Os filhos da vida são, por vezes, muito mais importantes que os biológicos. Na biologia, estanque, não existe amor.
Pais amorosos não abandonam os seus filhos quando estão passando por dificuldades. Eles enfrentam a intempérie juntos. Se os pais soubessem quanto mal podem fazer a um filho com o abandono, pensavam bem antes de abandoná-lo.
Filhos é mesmo um caso a ser pensado viu, chega o dia de nascer tá você la na maternidade junto com a mãe, chora tá você ali dando a chupeta, ajudando a trocar a frauda, fica doente la vai você levar ao medico, depois pre escola, tá la você levando e indo buscar no colégio, formatura do pre-zinho, formatura do colegial la tá você colado, entra na faculdade, la tá você incentivando, gastando, começa estudar para concursos e você ali junto, passa no concurso, ai pahh... Você começa a se preparar para contar sua vitória quando aos noventa minutos do segundo tempo, vem alguém carrega e levanta o troféu no seu lugar! Kkkkkkkkkkkk
Cada vez mais pais sustentam ou ajudam filhos até mais tarde, que parecem buscar se livrar dos pais o mais cedo que podem.
Você pode até ser casada, mas se a educação dos seus filhos se tornaram resposabilidades apenas sua, você também é mãe solteira!
Parei de reparar nas falhas dos filhos de Deus, porque tenho muitas também e comecei a admirar mais Suas obras; assim aumenta a minha fé, não me desgasto e ainda fico revigorado.
Ao meu pai em meu nome, em nome dos filhos meus, dos frutos que ajudei a criar, daqueles rebentos que cooperei na educação e dos demais que têm discernimento para reconhecer que, sem meu genitor, eu não existiria.
Minha existência, até aqui. não foi das melhores; meu progenitor não foi um herói, todavia, devo-lhe a precedência. Sem a origem, não haveria meio; nem tampouco os descendentes. Seus netos e netas, de direito ou não, oriundos de minha história.
Grato pela VIDA de gerações....
São geralmente confusos e naturalmente infelizes os filhos do divórcio. Se não demonstram isso na infância, o farão juventude ou até mesmo na idade madura.
"Se quiserem filhos bem sucedidos, não lhes encham de expectativas, mas de boas atitudes; não lhes cubram de sonhos fantasiosos, mas lhes ensinem a renúncia, a persistência e a resiliência. Não queiram que seus filhos almejem o perfume das flores, sem se dedicarem a cuidar de cada canto do jardim".
Os pais só batem em seus filhos porque eles não têm paciência com as crianças e não para educa-los pois se for falar sobre a verdadeira educação haveria a terceira guerra mundial justamente pelo fato da verdadeira educação ser totalmente diferente daquilo q os pais fazem com os seus filhos e dos padrões imposto pelo sistema,no máximo eles jogam a criança dentro de um colégio pra evitar o trabalho e pra facilitar sua vida,então assim segue eles,sem perceberem que estão fazendo tudo errado,fazendo muito mal para as crianças,entretanto eles fazem assim porque pensam estar fazendo o certo,mas eu não culpo eles,afinal, eles não sabem oque fazem.
Segue o destino...
Nasceu, cresceu, viveu o que tinha que viver, criou seus filhos, comeu o que a vida lhe deu, bebeu o que a vida lhe ofereceu. Hoje parado, calado, cansado, olhar fito pro lado, não come, não bebe, não corre ao menos anda, por algum tempo já nem levanta. Cansado e fadigado pode até mesmo ele pensar ser um coitado. Agora meu herói parece estar derrotado. Mas por outro lado o vejo realizado ainda que derrubado. Não é o fim e sim o inicio de tudo, o descanso o aguarda, uma nova jornada a de enfrentar, por onde ninguém sabe. De todas as armadilhas que a vida o preparou ele utilizou suas destrezas e escapou porem desta não teve exito.
mãe oque posso dizer delas são lindas guerreiras e deixa tudo para dar o melhor para os filhos , nunca vi um amor assim de rainha para princesa de mãe ao filho pois isso é para vc mãe o coração dizendo ´´feliz dia das mães.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Palavras de desabafo de uma mãe magoada com o filho
- 53 mensagens sobre filhos para reflexão e aprendizado em família
- Carta de mãe para filha emocionante que fortalece a conexão
- Desabafo de uma mãe para um filho ingrato (frases para refletir)
- Decepção: frases para mostrar sua insatisfação com certas atitudes
- Frases de Decepção com Amigos
- Mensagens para Filhos