Filho Amigo

Cerca de 23426 frases e pensamentos: Filho Amigo

O silêncio foi o único amigo que não mentiu.

A solidão às vezes vem com voz de amigo. Sento-me com ela à mesa e aprendo a ouvir. Ela me conta segredos que o mundo esqueceu de me dizer. Quando me despeço, sinto que cresci um centímetro por dentro. É estranho, mas a solidão tem lições que a alegria não ensina.

Por um amigo, se for preciso, eu brigo com os meus, com o mundo e até com meu Soberano Deus.


Se for preciso, eu enfrento os meus, o mundo inteiro — e até o agridoce silêncio que faço diante d'Ele.


Não por soberba, nem por rebeldia, mas, porque a amizade verdadeira também é um grandioso ato de fé.


Há laços que não se sustentam em conveniência, mas em compromisso.


Amizade não é aplauso automático, é presença que permanece quando a razão manda recuar.


É escolher ficar quando o mais fácil seria se esconder atrás do “não é problema meu”.


E se às vezes esse amor me coloca em tensão até com Deus, não é afronta: é oração em forma de luta.


É Jacó mancando depois de muito insistir…


É Abraão perguntando, Moisés intercedendo, Jó reclamando sem deixar de crer.


A fé madura não foge do confronto; ela o atravessa.


Defender integralmente um amigo não é substituir Deus, é confiar que Ele suporta nossas perguntas e entende nossa lealdade.


O Deus que nos ensina a amar o próximo não se escandaliza quando levamos esse amor às últimas consequências.


Porque, no fim, não brigamos com os nossos, com o mundo e até contra nosso Soberano Deus por um amigo — brigamos diante d’Ele, certos de que a justiça, quando é verdadeira, nunca anda separada do amor.


É no “amar verdadeiramente o próximo como a ti mesmo” que se resumem todas as leis e profetas.

⁠Ninguém vive Só, mas ninguém sobrevive mais Sozinho do que quem vive querendo ser Amigo de
todo mundo.


Há uma diferença bastante silenciosa — e muitas vezes ignorada — entre estar cercado e estar acompanhado.


Quem tenta caber em todos os círculos acaba se diluindo em cada um deles.


Vai se moldando tanto ao gosto alheio que, no fim, já não sabe mais qual é o próprio sabor.


E assim, na ânsia de pertencer a todos, deixa de pertencer a si mesmo.


A necessidade de agradar indiscriminadamente costuma nascer de um medo antigo: o da rejeição.


Mas há um preço muito alto em trocar autenticidade por aceitação.


Relações construídas sobre concessões constantes não criam raízes, apenas vínculos frágeis que dependem de manutenção exaustiva.


E o mais curioso é que, mesmo rodeado de gente, esse esforço contínuo é raramente recompensado com profundidade.


Amizade de verdade não exige ubiquidade, exige verdade.


Não se trata de quantos cabem à mesa, mas de quem permanece quando a mesa já não oferece nada além de silêncio — ainda que agridoce.


Quem tenta ser amigo de todo mundo, no fundo, vive evitando o risco essencial de qualquer relação genuína: o de não ser aceito por alguns para ser verdadeiramente reconhecido por muito poucos.


Há uma solidão deveras peculiar em nunca poder ser inteiro.


E talvez a nossa Verdadeira Liberdade comece justamente quando aceitamos que não é preciso sermos tudo para todos — porque, ao fim, é isso que finalmente nos permite ser algo bem real para alguém.

⁠Glória pra mim é ter conhecido a bíblia e ainda conseguir ser amigo do autor.

⁠Saiba, caro amigo,
que 99% do que cinge
teu espírito; do que harmoniza
e estimulatuas mais caras
competências, teu senso realizador,
permanecem intocáveis,sem uso...
Logo, não te subestimes
nem desanimes diante da vida:
floresça o que te falta
e viva!

... a vida
não é somente aquilo que
você vê. A vida, caro amigo, é muito mais aquilo que você não vê
e precisa, urgentemente,
compreender!

O que você faria se seu amigo passasse por uma crise?
O ajudaria?
Daria o suporte que ele e a família precisam? Ou simplesmente esqueceria tudo que passou, deixaria pra lá e ignorasse, se esse pedido partisse dele?


Ele te fala:
_Me deixa! To bem e não preciso de nada, quando eu precisar eu aviso!


Você:
Ouvindo isso, você deixaria pra lá?


Isso é amizade?

Amigo, não demore; ela ama flores. Vá, declare-se.

Se você tem um amigo, preserve-o; pois amizade é para a vida inteira.

A alegria do dinheiro é passageira. Mas a felicidade de ajudar um amigo é quase eterna, dura uma vida inteira.

Se seu amigo venceu, vibre, pule, sorria.

Maltratar alguém pela cor, ah, meu amigo, a vida é aquilo que plantamos. Acorda!

Amigo é aquele que te empresta a escada, e te ajuda a subir.

Se a cor de alguém te incomoda, ah, meu amigo, você não é deste mundo.

O tempo te mostra tudo, até quem não é teu amigo.

O tempo é amigo de quem presta, reparem como o rosto brilha.

Feliz aquele que tem um amigo, e recebe dele um abraço.

Feliz aquele que cede uma escada a um amigo.

Não seja amigo daqueles que te tomaram a escada e te jogaram no chão, fuja.