Feliz aniversário, filha: 71 mensagens para celebrar o seu dia

Se expressarmos gratidão pelo que temos, teremos mais pelo que expressar gratidão.

Mulher fria é aquela que ainda não se encontrou com aquele a quem poderia amar.

Só se recorre à injúria quando faltam as provas.

A supressão dos desejos é também um remédio útil contra o medo.

É uma hipocrisia esforçarmo-nos para ser bons; temos de nascer bons ou então não vale a pena metermo-nos nisso.

Os ignorantes julgam a interioridade a partir da exterioridade.

Tornamo-nos no homem do uniforme que usamos.

Erguer um monumento a quem está vivo significa declarar que não se pode confiar nos seus pósteros.

Arthur Schopenhauer
Aforismos sobre a Sabedoria da Vida

Volto para me aporrinhar. Para responder a esse tipo de pergunta. Para ser um dos 5% de brasileiros que pagam imposto de renda. Para perder o apetite ou morrer de indigestão. Volto porque nunca saí daqui.

Tom Jobim

Nota: Em entrevista, quando lhe perguntaram porque sempre volta ao Brasil, quando podia viver sossegado nos Estados Unidos

...Mais

Não há amor como o primeiro, mesmo que esse primeiro seja o último.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Pensar, 1992

Fazer poesia é como fazer amor: nunca se saberá se a própria alegria é compartilhada.

A disciplina é a chama refinadora através da qual o talento se transforma em capacidade.

Os meus pensamentos são a minha perdição.

Se a guerra é uma coisa horrível, não seria o patriotismo a ideia-mãe que a nutre?

Até agora, nunca tinha amado as suas amantes; havia algo nele que o levava a tomá-las demasiado depressa para ter tempo de criar a aura, a zona necessária de mistério e desejo que lhe permitisse organizar mentalmente aquilo que poderia um dia chamar-se amor.

A amizade mais perfeita e mais durável é somente aquela que contraímos com o nosso interesse.

O bom senso existia; mas estava escondido, por medo do senso comum.

O que os governos latino-americanos desejam é um capitalismo sem lucros, um socialismo sem disciplina e investimento sem investidores estrangeiros.

A nossa dignidade consiste no pensamento. Procuremos pois pensar bem. Nisto reside o princípio da moral.

O maior paradoxo do desejo não está em procurar-se sempre outra coisa: está em se procurar a mesma, depois de se ter encontrado.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Pensar, 1992