Felicidades para o Novo Negocio
O que todo negócio tem em comum entre si? O que a Coca-cola, o vendedor de água do sinal, a mercearia da esquina, o petshop do bairro, a loja do centro, o fabricante, o importador, o revendedor, todos eles tem em comum entre si? Todas essas empresas resolvem um problema, uma dor, uma necessidade que existe no mundo e na vida das pessoas. Daí, podemos responder à pergunta acima: Negócio é resolver um problema. Curar uma dor, atender a uma necessidade. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Quando falamos do pequeno negócio, ou seja, do empreendedor que começa com a cara e a coragem ao enfrentar concorrentes estabelecidos no mercado há muito anos, o desafio parece maior ainda. Só pensarmos no vendedor de picolé que fabrica seu próprio produto, em concorrência com a Kibom com seus milhares de pontos de vendas espalhados pelo país. Porém, se aquele vendedor de picolé está no lugar “certo” vendendo para a pessoa “certa”, ele permanecerá no mercado. Nenhuma empresa multimilionária consegue se sobrepor a um concorrente, por menor que seja, que resolve o problema específico do seu cliente no momento ideal para resolvê-lo. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
O próprio significado da tradução da palavra “negócio”, isto é, a negação do ócio, ou seja, o trabalho, é a pedra fundamental de uma empresa, em que se Maomé não vai até a montanha, que ele vá até ela. Por isso a importância da venda ativa, ou seja, ir até o cliente, ainda que essa postura exija muito mais resiliência emocional do que estamos habituados a suportar. Pouquíssimo explorada, principalmente pelo fato da dificuldade imensa da grande maioria das pessoas em serem rejeitadas. Como a Bíblia diz “Os humilhados serão exaltados”. Esse é um dos grandes desafios do empreendedor, engolir sapos de clientes, fornecedores, colaboradores, governo, ainda assim prosseguir e por fim, prosperar. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Em geral, a postura do empreendedor quando inicia seu negócio é reativa e improvisada, sobretudo por não ter a experiência para antever os problemas que certamente poderão ocorrer. No entanto, a sua decisão e a sua ambição irão determinar se se estabelecerá ali ou seguirá viagem. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Não podemos prever o futuro, mas entender que onde está a necessidade, está o negócio. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
O pequeno negócio, na maioria dos casos é muito mais sensível às variações do mercado, principalmente por não ter reservas substanciais que consiga fazê-lo permanecer sem faturar por muito tempo, além de que grande parte do seu patrimônio está investido na sua própria empresa. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Devemos enxergar um negócio também como um investimento em que se busca rentabilidade e com o risco próprio de suas atividades. Melhor investir naquilo que se conhece e ter o retorno esperado do que navegar por águas desconhecidas. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
A primeira fase de um negócio é a mais difícil e a vontade de desistir diante das dificuldades vem frequentemente bater à porta. Porém, são essas dificuldades que tornarão o empreendedor inicialmente fraco, forte, a partir da sua decisão de continuar, apesar dos pesares. A sua decisão obstinada define o seu sucesso. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
É fundamental pivotar. Pivotar é girar, adaptar. Mudar a direção, a abordagem do negócio para se ajustar ao cliente e à demanda do mercado. Pivotar não é desistir. É fazer as peças se encaixarem. Modificar o público-alvo, a localização, os canais de venda, o foco ou a abrangência da solução a ser entregue no final. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Adaptação. A grande lei da sobrevivência em qualquer negócio. Ou ainda melhor do que apenas sobreviver, acerte as próximas tendências e avance 10 casas. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Na primeira fase de um negócio, ocorre a validação do modelo de negócio e da competência do empreendedor no quesito execução. E como passar para a próxima fase? Contratação de mais pessoas e bons números. Consistência das vendas ao longo do tempo também é sinal de evolução. Houve ocupação de uma fatia do mercado. Nessa transição, o empreendedor adquire novas habilidades, em que se torna também empresário. Como empreendedor, ele identifica e gera riquezas, cria o negócio, comunica sua visão e demonstra ousadia. Como empresário, torna-se mais racional e se baseia em argumentos concretos para tomar suas decisões e fazer a empresa crescer e prosperar. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Qualquer negócio, esteja em qualquer de suas fases de desenvolvimento, é preciso clareza quanto ao seu porquê. A sua razão de existir. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
A pessoa insatisfeita em um negócio por ter sido prejudicada de alguma forma, não vai querer negociar novamente com a mesma pessoa. Rompeu-se o elo de confiança. A perda da credibilidade é a maior de todos os prejuízos para uma empresa. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Imagine um pequeno negócio com dois sócios e oito colaboradores. Se cada pessoa realizar uma pequena melhoria, em 1 dia teremos 10 melhorias. Em 7 dias, 70 melhorias. Em 30 dias, 300 melhorias. Em 1 ano, 3.650 melhorias. Em 10 anos, 36.500 melhorias. Quando falamos em pequena melhoria e passamos a dedicá-la atenção, damos relevância aos pequenos detalhes que influenciam diretamente na experiência do cliente, bem como em evitar o retrabalho pela repetição de erros comuns. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Qual é o valor de uma ideia? Pode não valer nada, mas pode fazer toda a diferença no seu negócio. Tornar o trabalho mais fácil, economizar muito dinheiro, fazer com que seus clientes se conectem mais à sua marca, reduzir a necessidade do número de pessoas para realizar uma tarefa. Quem está inserido na realidade da sua empresa são as pessoas mais indicadas para mostrar onde é possível melhorar, seja sua equipe, clientes, fornecedores ou mesmo parceiros de negócio. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
O comportamento arrogante, seja do dono do negócio ou qualquer de seus colaboradores, é o que causa mais repúdio das outras pessoas, pois corresponde a uma afronta direta à importância e contribuição dos demais. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
A preguiça. Velha conhecida e inimiga constante de muita gente. O dono do negócio que chega tarde e sai cedo da empresa praticamente todos os dias, só porque é o dono. Qual a mensagem que está sendo transmitida a equipe? Falta de comprometimento e perda da liderança pelo mau exemplo. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Cabe ao dono do negócio ou à pessoa responsável por gerenciar a equipe que estimule as pessoas a saírem do estado improdutivo da preguiça, pois é seu dever melhorar a performance do trabalho a ser executado pelas pessoas. Essa responsabilidade também é dos próprios colaboradores que devem lutar contra esse comportamento de baixa produtividade. Como combatê-lo? Disciplina. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Negócio, inovação e melhoria contínua, todos eles tem um ponto em comum: o problema a ser resolvido. Sem o problema não há negócio, oportunidade para inovar ou melhorar. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
Agradeça por todos os problemas que você e seu negócio já tiveram. No veneno está a cura. No fracasso, a primeira lição para o próximo sucesso. (Livro "Mentalidade Empreendedora")
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases de feliz Ano Novo para começar 2025 com tudo
- Reflexões de Ano Novo: mensagens para começar 2025 com o pé direito
- Felicidades
- Mensagens para o início de ano (reflexões sobre o Ano Novo)
- Parabéns Felicidades