Fatos
Você sempre escolhe de acordo com as suas emoções. A forma que vemos o mundo é percebida de acordo como o sentimos. Isso pouco tem haver com fatos.
Razão é a faculdade de raciocinar, apreender, compreender, ponderar, julgar; a inteligência que conduz à indução ou dedução de algo com a capacidade de avaliar com correção, com discernimento; bom senso, juízo. Ah essa razão controvérsia, que nem sempre é bom tê-la, ou que muitos se acham, no direito de impô-la e nem sempre a possuem. Falsa razão desonesta que nos leva a transgressão ao simplesmente se declarar que à possui, não nem sempre à possui. Melhor muito mais a paz do que a razão. Será sempre? Razão esta que absolutamente ninguém a possui depende sempre do lado que se observa, lá vem de novo seu ponto de vista. Por vezes insana, sim toda razão tem um pouco de loucura, que devem avaliar as ações com discernimento e provar a verdade para ser conclusiva. Qual discernimento se há a loucura? As palavras professam esperanças fundadas em aparências, aquelas promessas desonradas, impostoras que nos provocam ânsias de vômito, pura antipatia e geram aversão a falsa razão imposta. Melhor observar os fatos e tirar minhas próprias conclusões.
“ As suas ações refletem a sua ética que são seus valores de caráter e de boa índole e a sua conduta moral é expressa pelos seus hábitos e costumes aceitos, juntas se fazem a justiça diante aos fatos provados e consumados. ”
. Justiça é a qualidade do que está em conformidade com o que é direito; maneira de perceber, avaliar o que é direito e justo, se fazer reconhecer alguém ou algo por mérito. Há exemplos perfeitos e imperfeitos em nossa história, já vi de tudo, alguns que se escondem atrás de uma toga simplesmente para fazer parte de mais um número, mas há magistrados que merecem relevância. Lutam pela ordem e estão de acordo com seu juramento ético, com sua conduta moral, são profissionais para agirem como juiz de direito no exercício prático do dia a dia. Há princípios que devem ser seguidos ao se atentar a justiça praticada ao juiz de direito que ministram em um Estado Democrático de Direito, preservando o respeito da coletividade, ser firme, direto, virtuoso tanto no seu pessoal como profissional, manter a igualdade e a equidade entre os cidadãos, obedecendo a constituição. Um novo dia, o meu julgamento é que deixo a justiça àqueles que possuem competência para isso.
“A realidade se faz fictícia se não estabelecemos conveniência com as nossas experiências sofridas e expectativas de vida, deixa de ser verossímil e admissível a nossa existência. Só queremos acreditar o que se faz sentido e, esquecemos que na maioria das vezes, nem sempre tudo são flores, infelizmente”.
Verossímil é tudo aquele que parece ser verdadeiro, possível ou provável para não contrariar a verdade. Criamos enredos e contamos acontecimentos do dia a dia que tenhamos presenciados, narramos ou escrevemos, ou até recontamos histórias ouvidas e vivenciadas por outro. Todo ouvinte ou leitor espera que essas histórias tenham um início, meio e fim, mas nem tudo que acontece, já teve sua finalização, muitas delas esperamos ansiosos para que terminem, e que sejam ao nosso favor. Mas nessas minhas andanças vi tantas narrativas e muitas não correspondiam a verdade, mas até tinham lógica e coerência que acabei relevando, já que faziam sentido e representavam uma lição para minha vida, satisfaziam minhas expectativas. Tudo que é hipotético, mas possível de ser compreendido e compartilhado, absorvemos suas ideias por estabelecer um vínculo emocional e se torna vivo e presente por ser plausível. Verdadeiro ou falso, o que é importa é que sua essência seja aceptivo, generoso, acolhedor, um tanto cortês e em conformidade com os nossos fatos e com a nossa realidade. Mais um dia nasceu e eu respiro e vivo, essa é a minha verdade agora, agradeço porque novamente amanheceu!
Às vezes, basta inverter a ordem das coisas para que a gente passe a enxergar com mais clareza. Antes de procurar um amor, moça, tente encontrar a si mesma.
“Para se construir um arco, primeiro se usa uma barra de ferro retilínea. Assim também é a verdade. Quem a nega ou distorce, primeiro conheceu sua conformidade com os fatos.”
As coisas que nos acontecem representam 50% da vida. Os outros 50% correspondem ao modo como as encaramos, o que fazemos com elas.
Nem sempre a imagem que chega aos nossos olhos é real, fruto da nossa ignorância incapaz de enxergar o que é justo. Talvez por pensar que sabemos de todos os fatos, quando na verdade o que temos é uma venda nos olhos.
Hipótese é a proposição que se admite, independentemente do fato de ser verdadeira ou falsa, como um princípio a partir do qual se pode deduzir um determinado conjunto de consequências ou suposições, ou diria ainda que é o ato ou efeito de inferir ou deduzir que algo é provável, com base em presunções, evidências incompletas, pressentimentos. Seja possível de ser verificado, a partir da qual se extrai uma conclusão.
Na linguagem coloquial chamamos de especulação, chance ou possibilidade de algo acontecer. Cientificamente seria a explicação para causa de determinados estudos, que possuem diferenças entre eles e o pesquisador tem por missão utilizar métodos que os comprovem, bem como nos trabalhos de conclusão de curso, onde o aluno precisa dissertar sobre o tema, mostrar as hipóteses até chegar à uma conclusão, através de várias referências e muita pesquisa.
As hipóteses primeiras nem sempre são definitivas e estas, quando firmadas, nem sempre são as ideais, ainda que satisfaçam condições momentâneas.
Apenas unindo teoria e prática, com muita pesquisa é que se obtém algo concreto. Em relação a nossa vida, não julgue as pessoas por hipóteses, não sabemos o que realmente está acontecendo com elas, e o que as levam a tomar certas atitudes, provavelmente isso aconteça por fatos transcorridos por muito tempo, que ao serem somados em seu interior um dia vêm à tona. Afinal ninguém é de ferro. Melhor não ser hipotético. Lembre-se a previsão do tempo também é uma hipótese, pois é previsão e não precisão. E pensando na hipótese que hoje teremos um belo amanhecer desejo a todos um excelente dia.
A concepção básica de insanidade é mentir para si mesmo, a lucidez mental implica em reconhecer os fatos exatamente como são: Aceitar a vida exatamente como ela é...
Qualquer distorção dos fatos é indício de uma demência psicológica.
Quando não estamos dispostos a compreender os porquês dos outros não adiantará saber as razões, pois nosso cegamento nos distanciará da verdade!
Todos escolhemos a vida que levamos, tudo é a personalidade. Eu sou um babaca arrogante e egocêntrico, mas as pessoas corretas se aproximam mesmo assim.
PONDERAÇÕES
Pondero o que quero;
Pondero o que busco;
Pondero o que espero,
E pondero o que acontece.
Pondero o que sou,
Pondero o que penso que sou.
Pondero o que dizem que sou
Pondero o que sou capaz!
Pondero o princípio,
Pondero um e os meios;
Pondero tudo!
Pondero pra ver o fim,
O meu e os dos outros...
Um fim que vem pra todos!
Muito antes de se queixar pelo que ainda não se tem, deveríamos ser muito gratos pelo mínimo que se tem! Pois há muita gente que nem o mínimo ainda tem e são muito mais gratos pelas sobras quando se tem!
(Fatos x gratos!)
Sem pedir licença vou entrar na sua mente
Com rabiscos diferentes, sua história vou contar, e vai se ver nos detalhes das palavras, vai pensar que em sua casa um dia já fui morar.
Mas, é por que temos coisas semelhantes sobre fatos importantes nesses contos da vida.
No fim das contas, os acontecimentos são bem menos importantes do que o nosso próprio comportamento.
Quando alguém me fala sobre outra pessoa, até ouço, mas não tem como acreditar totalmente, pois o alvo da conversa não está ali para dar a sua versão. Mesmo escutando as duas versões, também não dá para acreditar totalmente. São apenas versões deturpadas do mesmo fato e criar partido não ajuda em nada. Acho que serve o adágio popular: "Vocês que são brancos que se entendam!". Já como terapeutas, cabe a nós tentar equilibrar a pessoa a ponto dela encontrar sua própria verdade e não aquela que acredita estar vivendo. Desde que Adão culpou Eva por ter perdido o paraíso, as pessoas tentar culpar as outras pelos seus fracassos e tristezas pessoais. Presumo sempre que é mais fácil assim que trabalhar com a verdade que é mais dolorida e libertadora. Seria o ideal, mas não é isso que vemos dia após dia.
