Fase Ruim Fase Boa Fernando Pessoa
Mas dá um frio na barriga, um tremor, um medo de depender de alguém, de sofrer, de escolher errado, de lutar por algo que não vale a pena.
Eu gostaria de ter conseguido olhá-los no fundo dos olhos, de ter visto neles qualquer coisa como compaixão, paciência, tolerância, ou mesmo amizade, quem sabe amor.
Só se sabe o que é um filho quando se tem filho; só se sabe o que é um pai quando se é pai; só se sabe o que é uma mãe quando se é mãe! Só se sabe o valor do ser humano quando se coloca no lugar de um ser humano!
Quem ama fala a verdade! Quem não, esconde e finge que está tudo ok! Ou não toca no assunto para não espantar ninguém ou afastar! Eis o dilema!
Estudar teologia é nos achegarmos o mais próximo possível daquilo que podemos conhecer e entender limitadamente a cerca de Deus, haja vista que jamais nenhuma teologia irá explicar Deus e seus desígnios completamente.
Qual a fonte de estudo da Teologia? Isto é, como podemos estudar Deus? Através de sua maior revelação! Qual? A Bíblia, as Sagradas Escrituras, é a verdadeira fonte de estudo sistêmico da doutrina de Deus. (Cf. 2 Timóteo 3:16)
Só poderemos amar genuinamente ao "próximo" quando formos capazes de enxergar o mais perto, de fato, entre nós!
Pois vemos com os olhos e enxergamos com o coração.
A experiência genuína cristã nos faz concluir que:
O fácil qualquer um faz;
O difícil alguns conseguem;
Todavia, o impossível somente Deus é capaz!
Quem não estar preparado e disposto a ouvir críticas nunca deveria assumir postos que levem a isso. E quem sabe admitir um erro ou uma falha precipitada é conhecido como humilde e esse sim externaliza o fruto do Espírito Santo!
O que é ser um cristão completo? É olhar só para o alvo (Cristo); se alimentar sempre que possível (Palavra); praticar o que se prega (coerência); compartilhar a palavra (evangelizar); não dar ouvidos aos negativos (canalizar) e tomar vitaminas (Fruto do Espírito)
Cego não é o que não ver! Mas o que vê e não quer enxergar!
O primeiro é privado da visão!
O segundo é da alma e do coração!
Uma coisa é certa nessa era informatizada, o que mais se tem é informação, porém o que menos se vê é conteúdo!
Sem dúvida alguma que a tecnologia avançou e nos aproximou das coisas! (Do Material às relações artificiais) O fato é que ela também nos “distanciou” das pessoas e de nós mesmos! (Da intimidade às relações interpessoais)
A maior ganância da vida não seria desejar o que não se tem, mas impossibilitar os outros de terem pelo menos o mínimo!
