Fanatismo
O fanatismo distorce a razão, constrói ideias desassociadas da verdade, conduz ao vale tenebroso da ignorância...
Ás vezes o fanatismo religioso, e a
insanidade de alguns cristãos é tanta,
a ponto de acreditarem queDeus, só
existe, e só pode se manifestar apenas
para eles, e para mais ninguém.
John Wesley dizia: Fé e razão precisam andar de mãos dadas. Entretanto, fé em demasia é fanatismo; razão em excesso é incredulidade.
Dito isso, precisamos entender que a razão gera o raciocínio, fornecendo ao estudante da Bíblia o instrumento necessário para a interpretação correta do texto. Assim, a razão não se opõe a fé, mas lhe dá o instrumento racional para compreender o texto Bíblico.
Estou cansado de teoria da conspiração;
Exausto de blá, blá, blá alucinógeno;
Fanatismo desenfreado, visões lunáticas e previsões catastróficas baseadas no inconformismo individual;
Isso tudo além de ser cansativo, feio, chega a ser maquiavélico e individualista;
O que falta em nós, é o espírito de bem estar comum, amor ao próximo;
Que deixemos toda e qualquer forma de idolatria e veneração;
Que valorizemos cada ser na sua individualidade;
Que torçamos e oremos uns pelos outros;
Que ao invés de maldizermos e torcermos para dar errado, possamos abençoar e torcer para que dê certo;
Independente de quem seja ou está, o importante é dar certo;
Falta nos amor;
Sobra-nos raiva e rancor;
Ame mais, deseje o bem, abençoe mais, viva mais...
"Não julgue crença como fanatismo religioso pelo modo de como você enxerga o mundo. Não se trata de um viés aleatório, e sim de ressignificar uma vida com propósito."
Qualquer ateu, que convicto completamente de sua descrença, guarda fanatismo diretamente proporcional ao do crente arraigado!
"A burrice e o fanatismo serão as piores doenças do próximo século, porém mais triste que isso, será o fato de que ninguém irá buscar a cura, pois todos terão orgulho da própria estupidez."
A história prova que
existem várias formas
de servir a Honra e a Verdade, o Fanatismo
nãoé uma delas.
O fanatismo político, tal como o fanatismo religioso e todos os fanatismos, são a máfia da Humanidade em pleno Séc. XXI.
O fanatismo é uma doença quase
incurável para alguns. Por mais
que você explique, o fanático não
entende, é como mostrar algo para
um cego ou falar para surdos.
Livro: 365 Frases Inéditas Reflexivas & Motivacionais
A ideologia de extrema direita parece estar se intensificando, enquanto isso, o fanatismo desgasta a racionalidade."
Fanatismo Religioso X Cegueira ideológica
Ambos seguem o mesmo padrão, em pobres palavras, são pessoas doutrinadas. A doutrinação faz com que você não aceite nenhuma forma de agir diferente da sua.
Infelizmente, todo ambiente de instrução e ensino, está suscetível a desonestidade intelectual e doutrinação.
A desonestidade intelectual, é, resumidamente, ensinar errado, mesmo sabendo o certo, enquanto a doutrinação expressa-se como transmitir à um indivíduo alguma crença ou atitude particular, com o objetivo de que não aceite uma opinião diferente.
Atitudes simples, como a de apresentar apenas uma visão sobre o tema, faz parte da doutrinação, não há debates sobre as problemáticas existentes, mas uma crítica superlativa a tudo que se opõe ao tema, enfatizando erros e consequências daquilo que divergem.
A doutrinação é extremamente separatista, que deixa tanto o fanático religioso como o ativista ideológico, um crítico voraz que enxerga a realidade de forma distorcida.
Nosso cérebro age de maneira interessante, quando você recebe uma informação e a declara em voz alta, algo muda e você passa a se identificar um pouco mais com aquela ideia, isto é algo muito usado por doutrinadores.
Sabemos que ninguém é 100% isento, mas quem assume papel pedagógico precisa abrir mão de sua crença particular, para não interferir na individualidade de seus ouvintes, caso contrário é proselitismo.
Normatizado no ambiente religioso, e Com um crescimento exponencial no meio acadêmico, essa conduta tem sequestrado o senso crítico de muitos.
Censo Crítico trata-se da capacidade que algumas pessoas têm de ir contra o senso comum, ou seja, a opinião da maioria.
Com o senso crítico, você pode avaliar um contexto que está desenhado à sua frente e ter um posicionamento diferente dos demais, por não acreditar que a ideia geral seja a mais adequada, por exemplo.
O senso crítico estimula o pensamento, a análise, a reflexão, é o agir racionalmente, questionando o porquê deve ser assim e não de outra forma.
Portanto, se você se encontra em um ambiente em que é limitado o livre pensamento, em que há um direcionamento tendencioso para uma verdade absoluta, onde há críticas recorrentes e contundentes a determinadas práticas, instituições, movimentos ou ideologias em derretimento a outra, onde há um estímulo a rivalidade e falta de respeito com a pluralidade de pensamento, denuncie ou saia o quanto antes, pois são ambientes adoecedores.
Nossa liberdade vale ouro, e raciocinar é o que nos difere dos outros animais, se o ambiente não te permite isso, não é ensino é adestramento, doutrinação.
" Espiritismo vem precisamente combater o fanatismo e o maravilhoso que o acusam de querer fazer reviver; daqueles que são possíveis, ele dá uma explicação racional, e dos que seriam uma derrogação das leis da Natureza ele demonstra a impossibilidade. "
Allan Kardec.
