Família Amiga
Carrego comigo o DNA de eu pai, de um Homem honrado e puro que hoje já não se fabricam mais,
gosto de ouvir as suas histórias que são carregadas de emoção, muitas vezes choro, pois elas tocam o meu coração.
Tenho orgulho do Homem que fez, busco honra-lo e imita-lo dando sempre um passo de cada vez.
Se você tem um teto sobre a sua cabeça, agradeça a Deus.
Se você está com a geladeira e a despensa cheias, agradeça a Deus.
Se tem um emprego, um trabalho honesto que lhe dê estabilidade e certo conforto, agradeça a Deus.
Se está com as contas em dia e ainda termina o mês "no azul", agradeça a Deus.
Se seu filho(a) não passa necessidade ou vontades, agradeça a Deus.
Se tem uma família e amigos que realmente se importam com você, agradeça a Deus.
Se você e todos que você ama estão com saúde e bem, agradeça a Deus.
Em um momento de crise mundial, ter tudo isso é benção! Se você tem tudo, ou grande parte disso, você é privilegiado.
Seja grato! Mas agradeça sendo benção na vida de alguém. Pois não existe outra forma de gratidão a Deus que não seja amando o próximo.
Amar é um verbo... E como verbo, necessita ação para ter efeito.
"Nunca conheci alguém como você", como se eu fosse uma estranha de outra cidade ou uma convidada excêntrica acompanhando um amigo em comum para o jantar. Era um pensamento estranho de ouvir da boca da mulher que deu à luz e me criou, com quem dividi um lar por dezoito anos, alguém que era metade eu. Minha mãe lutava para me entender assim como eu lutava para entendê-la.
Era assim que minha mãe amava: não por meio de mentiras inocentes e afirmações verbais constantes, mas em observações sutis do que lhe trazia alegria, guardadas no bolso para fazer você se sentir consolado e cuidado, mesmo sem perceber.
Todo mundo sempre fala sobre o quão bem as mães conhecem seus filhos. Ninguém parece notar o quão bem as crianças conhecem suas mães.
Que Deus ilumine nosso caminho e que permaneça somente aquilo que nos faça bem. Deus abençoe você e sua família. Bom dia!
DISTANCIAMENTO
Já faz tempo que te dei
o meu último abraço.
Só te vejo à distância,
é da rua pro terraço.
Mas se é pra ter cuidado,
quero que meu pai amado
fique sempre bem vivaço.
Estou orgulhosa de você, das escolhas que faz para a sua vida. Estou feliz que você tenha podido fazê-las.Nada poderia me dar mais satisfação como sua mãe.
“Semper paratus “sempre pronto”. O que realmente significa é que estamos sempre prontos para perder um membro da nossa família. Mas quando chega a hora de enfrentar esse vazio, quando você percebe que nunca mais vai ver aquele rosto, tocar aquela pele, sentir aquele calor, ouvir as batidas daquele coração...
A pergunta é: estamos mesmo prontos?”
Uma criança aparentemente feliz pode ser vítima de abusos e atos cruéis.
Atrás de sorrisos e cenas lúdicas pode haver muito sofrimento.
As aparências enganam!
Nossa sociedade nos ensina, desde muito cedo, a suportar qualquer tortura, silenciar nossa dor e normalizar a maldade das pessoas, principalmente quando se trata de "família".
Como se ser mãe/pai, avós, irmãos, marido/esposa, filhos... fosse algo automático e magicamente divino. Como se fossem relações intocáveis e, portanto, passíveis de qualquer desrespeito ou desumanidade; onde o abusador(a) - pela sua condição e posição na relação - tem o direito de abusar, mas a vítima não tem o direito de se proteger e/ou se defender, porque foi doutrinada(o) a acreditar que o amor da família é o mais sublime que existe, independentemente de qualquer situação, e que certos abusos são normais (sendo até classificados como "amor exagerado"). E se a vítima se revolta, o erro é dela(e) em não tolerar, perdoar e amar a qualquer custo o seu algoz.
- "Ela faz isso, mas é a sua mãe (mãe é mãe e ninguém mais no mundo vai te amar como ela)".
- "Ele é seu irmão, seja tolerante, ele te provoca porque te ama".
- "Ele te trai, te agride, porque homem é assim mesmo, mas é seu marido e pai dos seus filhos (e homens são todos iguais, ele pelo menos não deixa faltar nada pra você e pros filhos)".
- "Seu pai é assim por causa da criação dura que ele teve, mas lá no fundo e do jeito dele, ele te ama".
Sim, como está na bíblia: "O amor é paciente, tudo sofre, tudo suporta"... Mas também diz que: "O amor é bondoso, não maltrata, não se ira facilmente, não se alegra com a injustiça e sim com a verdade".
Em tudo há uma dose e um limite. Mesmo nos ensinamentos bíblicos, sempre houveram os dois lados de qualquer relação, onde o amor, o respeito e a moralidade devem ser mútuos.
Relação abusiva, seja ela de que natureza for, deve ser evitada.
É preciso colocar um ponto final no mal, antes que o mal prevaleça, prejudique ou coloque fim a uma vida inocente.
Quem testemunha e silencia um crime, cúmplice é, sendo tão culpado quanto quem pratica. O único inocente de um crime é a vítima.
"O mal triunfa sempre que os bons não fazem nada".
Quem faz da maternidade ou paternidade algo sublime são as pessoas, e não o contrário...
Ser mãe, ou pai, não transforma magicamente uma pessoa em algo que ela não é (e que não quer ser); nem tampouco transcende ninguém.
Trazer uma vida ao mundo nem sempre é uma experiência divina. Haja vista que a biologia permite isso até entre os animais. A dádiva do feito não está somente na natureza da concepção.
Há muitas mães e pais que são apenas genitores. E engravidar, muitas vezes, tem uma motivação oculta que vai além - e pode até vir antes - da maternidade ou paternidade em si. Nem todo mundo gosta de criança e tem vocação para criar um outro ser (ainda que tenha predisposição genética para gerar).
O dito popular muito utilizado pelas mulheres de que "mãe é mãe" se tornou chavão; hoje não passa de um tipo de mantra que as pessoas repetem e acreditam ser uma verdade imutável, incontestável e acima de qualquer suspeita.
Assim como dizem que pai é quem cria, e eu concordo, hoje podemos dizer o mesmo sobre as mães.
Virou modinha engravidar e exibir a maternidade nas redes sociais, com direito à hashtags: "amor incondicional", "amor de mãe"... Mas, o "ser mãe", ou pai, é o que acontece nos bastidores de uma rotina onde, em alguns (ou muitos) casos, estes não passam de mera figura; ou o que é pior, de personas com protagonismo em uma história de horror - real.
Pena que os psicopatas também concebem... E que as palavras Mãe e Pai não têm poder contido nelas para mudar a essência das pessoas.
Lá detrás daquela serra
passa boi, passa boiada
Voam pássaros cantando
E brinca a molecada
Era muita criançada
Tinha muita confusão
Mas com abraço se resolvia
O fraterno laço de irmão
O tempo foi passando
E o destino foi selado
Seguimos nossos caminhos
Juntos de cada lado
Há coisas que acontecem
E não sabemos o porquê
Alguns partiram cedo
E não soubemos o que fazer
A tristeza tomou conta
Partiu nossos corações
Deus, Ser Onipotente
nos fortaleceu em orações
No peito ficaram guardadas
As alegrias e as lembranças
Que estão vivas na memória
Sem perder a esperança.
O silêncio ancoradouro de mais amar
(SANA, Daia. Irmandade. In: GONDIM, Kélisson (Org.). Vozes Perdidas no tempo. Brodowski: Palavra é Arte, 2020. p. 114).
“Vejam, nem todo homem tem alma de pai, nem toda mulher tem alma de mãe, mas do senhor procede a disciplina que ensina o filho e edifica a família.”
Giovane Silva Santos
Não há Segredo.
As famílias são as pequenas
células do mundo, famílias sadias,
mundo sadio.
Quer um mundo melhor?
Comece cuidando da sua família.
Quando estamos felizes nos alegramos com o presente ao mesmo tempo que lembramos do passado com gratidão para encarar o futuro sem medo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de família para valorizar os laços que realmente importam
- Poemas sobre a família mostrando que ela é o nosso alicerce
- Mensagem para uma amiga especial
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
- Textos de aniversário para amiga que dizem tudo que ela merece ouvir
- Frases de conforto para amiga ou amigo em momentos difíceis
- Frases de amizade para amiga