Falecimento de Criança
O Homem não é nem bom, nem mau, ele é egoísta. Existe algo mais egoísta que uma criança? O Meio é o que o moldará.
Quando o homem tirar da criança a inocência, da fruta seu sabor e da carne sua dor, a essência da vinda se findou.
A pureza do ser se perde no saber!
Como é triste a inocência correr ao ver a criança crescer.
Um olhar meigo e doce sujeito a ser o que o destino lhe oferecer.
O que outrora existiu, hoje se extinguiu.
Foi a pureza quem sumiu!
Crianças se perdendo no mundo.
E tão pequenas pondo tudo a perder.
Que triste; Imagine se puder.
Que mundo vai restar pra quem vier?!
Alegria simples, bolinha de gude e pião.
Muitas delas largaram disso, e estão com armas na mão.
Novamente digo que é triste; E imagine se puder.
Pequenas adolescentes, brutalmente se tornando mulher!
Aonde vamos parar se é que isso tem fim.
Se a única coisa que pensam, é o que vão tirar de mim.
De mim, de você, de todos nós.
Que bom seria se esse simples poema ganhasse voz...
Se algo pudesse eu no mundo mudar...
Mudaria tudo!
Mas no momento só posso mudar a mim.
Acho que já ajudaria muito agindo assim!A pureza do ser se perde no saber!
Como é triste a inocência correr ao ver a criança crescer.
Um olhar meigo e doce sujeito a ser o que o destino lhe oferecer.
O que outrora existiu, hoje se extinguiu.
Foi a pureza quem sumiu!
Crianças se perdendo no mundo.
E tão pequenas pondo tudo a perder.
Que triste; Imagine se puder.
Que mundo vai restar pra quem vier?!
Alegria simples, bolinha de gude e pião.
Muitas delas largaram disso, e estão com armas na mão.
Novamente digo que é triste; E imagine se puder.
Pequenas adolescentes, brutalmente se tornando mulher!
Aonde vamos parar se é que isso tem fim.
Se a única coisa que pensam, é o que vão tirar de mim.
De mim, de você, de todos nós.
Que bom seria se esse simples poema ganhasse voz...
Se algo pudesse eu no mundo mudar...
Mudaria tudo!
Mas no momento só posso mudar a mim.
Acho que já ajudaria muito agindo assim!
A criança se reconhece, se vê possível, bonita e digna de afeto, sem precisar negar sua identidade.
Toda criança precisa encontrar referencias, na primeira infância, uma referência de cabelo igual ao seu é fundamental para a construção de sua autoestima. Principalmente quando, no contexto em que vive, está inserida, quase nada fala sobre ela, sobre sua beleza, preta, sua identidade ou sua valorização.
Ela precisa compreender, desde cedo, que não precisa se tornar parecida com quem não é igual a ela para ser aceita. Ela também é bonita. Ela também merece existir plenamente, com suas características de menina preta.
Por isso, apresentar referências que a representem, brinquedos parecidos com ela, pessoas parecidas com ela, histórias que dialoguem com sua identidade, é uma forma de afirmar sua existência, sem negá-la.
Mesmo quando o mundo ao redor insiste em invisibilizá-la, reconhecer sua imagem, seu cabelo, seus traços e sua cultura, é um ato de cuidado, pertencimento e resistência.
Modificar essa criança para adequá-la a um padrão imposto por uma estrutura racista , preconceituosa é ensinar, silenciosamente, que quem ela é, não basta. E isso também é uma forma de violência, preconceito vivido desde cedo.
Crianças negras precisam ser amadas como são. Aceitas como são. Porque quando tudo ao redor diz que elas não podem ser quem são, crescem acreditando que precisam se fragmentar para serem acolhidas.
E uma criança que aprende a negar a si mesma dificilmente consegue crescer inteira.
Eu me perdôo
Por só ter sido uma doce, e pobre criança
Crescendo longe dos doces e chocolates e tentando segurar ao máximo todos os melhores que encontrava pelo caminho.
Apenas isso.
Eu agarrei com tanta força aqueles doces
Era tudo a primeira vez, as primeiras fantasias
Agarrando com muita força o meu passado, ao máximo, tão quanto fosse necessário para achar que eu tinha tudo por um instante.
Eu me perdôo por isso
"VOCÊ SÓ VIVE UMA VEZ, APROVEITE SUA VIDA", é a frase que o acaso (um brincalhão, como sempre) me trás enquanto estou me perdendo nestas linhas.
Eu estou ME PERDOANDO. Em algum momento seria preciso, sinto que chega a hora finalmente.
Preciso, enfim, mais que nunca e como sempre, desprender e deixar permanecer apenas o que deve ir comigo..
Deixe a criança que existe dentro de você brincar.
Com amor e arte Deus as abençoou.
Assim podemos rir, seja lá do que for,
e amar.
Nesse universo lindo que Ele pintou
e para o homem criou.
Ser criança...
Tempo mágico e único! Aproveite todos estes momentos com a certeza de que é a melhor fase de nossas vidas. Sorria, agradeça, tenha fé e sabedoria, acredite em um futuro próspero.
A minha mãe sempre dizia que quem dorme com criança acorda mijado então, se você não quer algo pra você não se misture.
"Todo coração vazio, é igual uma criança, na maioria das vezes, não conseguem explicar o que sentem ou procuram."
E de repente, quando o tempo quer nos tornar velhos, nascem os netos e nosso coração renasce criança.
"Queria conseguir ver as pessoas com a simplicidade do olhar de criança, e entendê-las com a sabedoria de quem já viveu uma eternidade."
O dia que se inicia é um segredo à ser revelado, mas se acordas com um coração como de uma criança, não será mais um segredo... Será uma caixinha de surpresa que sempre coisa boa tem!
Gentileza
" Diga bom dia para o seu vizinho
sorria para uma criança
no transito seja gentil
cultive bons hábitos
Gentileza gera gentileza
todo o bem que você direcionar a alguém
voltará para você também
lembre de quem está precisando de ajuda
são nossos irmãos
generosidade e fraternidade
tornam o mundo um lugar melhor de se viver
faça algo fora do comum
visite um hospital
uma casa de repouso
propague o bem
confie na força do sorriso
e ajude a florir nosso amanhã
um bom dia logo cedo é quase uma declaração de amor
pela vida...
Bom dia.
Na escritora habitam a curiosidade da criança, a profundidade da filósofa e a precisão da cientista — ela pergunta, pensa e revela.
- Relacionados
- Cartas de despedida de morte para quem deixa saudades
- Falecimento de um Parente Querido
- Frases de Saudades de Falecimento
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- 63 mensagens de falecimento para confortar uma perda
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Frases de Falecimento
