Falas do Texto a Caixa de Pandora
Sabe por que o barco flutua e a pedra, não? Porque a pedra só olha para baixo. A escuridão da água é imensa e irresistível. O barco também percebe a escuridão, que tenta a todo momento dominá-lo e afundá-lo. Contudo, o barco tem um segredo. Ao contrário da pedra, seu olhar é pro alto, não pra baixo, fixo na luz que o guia, que promete maravilhas que a escuridão desconhece.
É preciso ampliar a visão, principalmente das universidades que não são lugares de militância, mas de conhecimento e reflexão... temos obrigação de mostrar todos os lados da história para que o aluno por si próprio decida seu caminho. E não doutrina-los por uma causa irrelevante que os tiram o direito de pensar livremente e os transformam em fantoches de governos abusivos que enganam e escravizam.
Pessoas têm manias, viciam-se. Mas, o transtorno mais recente, nos falantes, de verve dialética na comunicação formal, é a compulsão por palavras da moda, academicistas, semieruditizadas, que descambam em vício de linguagem (palavrofobia). Reduz-se o discurso a palavra pela palavra, simplesmente, para que ela se lhe pareça douta. Isso fica impactante pela especificidade, sobretudo, quando desvirtua-se o discurso foco no ouvinte, fragmentando-o. Momento quando não prestamos mais atenção em nada, pela multiplicidade de repetições, deslocadas em nível de desconstrução multidisciplinar, transverbal, com semântica confusa de retórica aleatória. É a hora em que o olhar para as unhas entra em cena. Isso procede? De novo, isso faz sentido para você? Você TEM que concordar comigo.
"Proteção e Defesa Civil Brasileira: não é milagreira, nem majoritariamente profissional. Carece de investimento, qualificação acadêmica e estrutura para cumprir seu dever constitucional na gestão de riscos e desastres. Ainda assim, é tratada como última prioridade orçamentária e mero puxadinho político."
A Resiliência diante de Desastres não se limita a um método passível de aplicação, mas consiste em uma transformação profunda de perspectiva, pela qual passamos a compreender nossas vidas em relação às mudanças climáticas e aos equívocos do passado que nos tornam vulneráveisaos desastres
Uma Defesa Civil que exclui a participação ativa da comunidade, das organizações públicas, das ONGs e do setor empresarial na elaboração e operacionalização de um plano de contingência para os desastres não está cumprindo sua função essencial; está, na verdade, distanciando-se de seu propósito fundamental e negligenciando seus princípios básicos em Proteção e Defesa Civil.
Assim como o poder e a oportunidade, a escolha na Omissão desnuda a verdadeira natureza humana. Ela não distingue raça, nacionalidade, religião, cultura, educação, ideologia, partido político ou qualquer outro status quo, é universal e silenciosa. Em algum ponto de nossas breves existências, todos já fomos cúmplices por Omissão. E quase sempre, essa escolha de nada fazer serve apenas para corroer, em silêncio, o que ainda resta de nossa Humanidade.
"Absolutamente tudo na sua vida inicia-se na sua mente (alma = espírito). O sistema nervoso cuida de todos os mecanismos! Do mais simples: o ato de respirar, ao mais complexo: ato fazer escolhas/calculos! Tudo é mental, cuide da sua unidade central de processamento (o seu cérebro). "
Avaliar a eficácia de uma Defesa Civil apenas pelas ações corretivas e perpetuar a lógica da resposta tardia do Estado é elogiar o bombeiro e ignorar o incendiário: sua verdadeira medida de desempenho está no que consegue evitar ou minimizar não no que tenta remediar depois do Desastre consumado.
Geralmente nos arrependemos daquilo que deixamos de fazer, sobretudo em se tratando de oportunidades que surgem em nosso caminho e as perdemos por insegurança, por medo ou dúvidas se, de fato, estamos preparados para o(s) desafios(s). Pior ainda é quando deixamos de lutar por nossos sonhos por não nos acharmos merecedores daquilo que obteremos.
Como você se vê diante dos seus sonhos? Consegue se imaginar fazendo o que deseja como profissão, morando na casa que sempre almejou possuir, vivendo a vida de satisfação que se considera merecedor? Ou você é daqueles indivíduos que ao menor sinal de fracasso desiste dos seus sonhos, dos seus objetivos?
Coaching é parceria entre o profissional (coach) e seu cliente (coachee), em busca da realização dos projetos deste último. Tal parceria não funciona, por mais qualificado que seja o Coach, caso o cliente não se empenhe em fazer sua parte, isto é, desenvolver as competências necessárias para que seu futuro desejado se torne, de fato, seu estado atual.
Divida seu sonho, seu objetivo, em etapas (metas). E para ser alcançadas, elas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. E por fim, elabore um plano com ações necessárias para alcançar cada etapa rumo ao seu sonho (ou sonhos). Persevere, acredite no seu potencial.
Já parou para analisar por que você ainda não alcançou o que deseja? Isso pode ser uma vida melhor para você e seus familiares, um emprego bem remunerado, aprovação em concurso público ou ingresso num curso superior, por exemplo. Assim, aproveite cada dia de vida para fazer um balanço de seus aprendizados, o que ainda precisa aprender, quais contatos fazer para ampliar seu networking e, principalmente, quais recursos, internos ou externos, ainda falta a você para alcançar seus objetivos.
Simplesmente reflita sobre gratidão: as lições aprendidas (ou que deveria aprender) de cada momento que, a princípio, não se entende o "por quê?", porém, mais tarde se mostra uma bênção ou livramento. Então, seja grato por este momento, pela oportunidade de ter chegado vivo e saudável até aqui.
Que lições podemos tirar dos momentos difíceis, dos tropeços e desafios ao longo da vida? Lembre-se que sempre haverá uma saída; solidariedade e amor ao próximo são imprescindíveis; toda crise vem acompanhada de oportunidades; devemos buscar aperfeiçoamento pessoal e profissional constantemente; e por fim, devemos colocar em prática as lições aprendidas até aqui.
Cada diploma ou certificado no currículo deve representar uma evolução na caminhada rumo ao nosso aperfeiçoamento pessoal e profissional. Se ficarmos apenas no conhecimento teórico nunca chegaremos à Competência, pois esta é formada por conhecimento (saber), habilidade (prática do que se aprendeu) e atitude (disposição para fazer).
Meu trabalho é difícil de ser mensurado, pois “planto sementes” na cabeça dos indivíduos, a fim de ajudá-los a alcançar os frutos que almejam colher. A minha parte, sei que faço bem-feita. Todavia, os resultados satisfatórios dependerão 99% do empenho da outra pessoa envolvida nesse processo, que nem sempre está disposta a cumprir sua parte.
Esperar de forma passiva que nossos projetos, sonhos ou objetivos se realizem apenas esperando o mundo "girar" pode nos causar grande decepção, pois pensamento positivo, apenas, não aproximará ninguém do(s) seu(s) alvo(s). Muito mais que atitude (disposição para agir), é preciso também nos movimentarmos, sairmos da zona de conforto, rumo àquilo que almejamos.
Sentada em minha cadeira escrevendo para você. Confesso, não pude me conter. Escrevo com minhas palavra, que o amor tão puro e verdadeiro, de um Sonho pode nascer. Crescer com o passar do tempo, com uma amizade tão sincera como a que sinto por você. No coração não se manda isso eu posso dizer; simplesmente ele chega e faz acontecer. Quem disse : que o amor verdadeiro não existe é por que nunca soube viver.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp