Extremos
A dança dos extremos
Na praça do tempo, a extrema direita grita,
Faz da espada seu verbo, da fúria sua escrita.
É um vendaval que ruge entre os campos de dor,
Plantando espinhos onde o trigo já foi amor.
Lá vem o cavaleiro, com bandeiras rasgadas,
Ecoando promessas de glórias passadas.
Mas são sombras de reis que nunca existiram,
Fantasmas de um poder que tantos sucumbiram.
E do outro lado, suave, a esquerda caminha,
Com pés descalços sobre a terra que alinha.
É o sopro da aurora no campo semeado,
O canto das mãos que constroem o legado.
Dos livros nascem pontes, dos sonhos, revoluções,
É o abraço do povo contra as prisões.
Mas a bonança tem curvas, também seus tropeços,
Pois no campo das ideias, há espinhos nos começos.
A história é mestra, nos sussurra ao ouvido:
Já vimos extremos ferirem o perdido.
Mas também vimos florescer, em terreno infértil,
A coragem de lutar, ainda que em solo hostil.
Que não nos guie o ódio, que não nos cegue o temor,
Que a mão que aperta o punho também saiba dar flor.
E que na dança dos extremos, o equilíbrio seja o fim,
Para que a história cante o melhor de seu jardim.
Extremismos
Extrema-direita
esquerda extrema
extremos acima
estremecemos abaixo
extremismos
no meio de extremos
estamos exterminando
a nós mesmos.
Vivemos e viveremos extremos climaticos como resultado da ação do homem na natureza e pelo fruto das incompreensões e da violência nas interações interpessoais.
"Em momentos extremos nossa melhor arma:Fé, alegria. Então sorria e confia no Deus que acalma tempestades, separa ilhas e montanhas, faz fogo descer do céu, faz parar o tempo e abre o mar para você passar.”
—By Coelhinha
"Os extremos não se escandalizam: as pessoas boníssimas a quem chamamos "santos", como também as de elevado grau de malignidade, têm a alma imune ao escândalo. Os santos por proficiência, pois conhecem de maneira extraordinária as insídias do mal e os anticorpos a serem usados contra elas; os cruéis por deficiência, pois suas almas foram narcotizadas a ponto de as piores maldades não lhes suscitarem espanto".
A vida exige muita maturidade, mas também serenidade!
Nos faz sofrer com os extremos e nos ensina a viver no meio termo.
Ficamos mais conscientes, valorizamos o essencial.
Futilidades são para amadores!
O amor é caracterizado por dois extremos: o egoísmo e o sacrifício.
O ciúmes é o egoísmo em ação.
E o amor puro é plena dedicação ao ser ou coisa amado. É o puro sacrifício.
“O bipolar não sente mais. Sente mais fundo.”
— Do livro “Entre os Extremos”, de Nina Lee Magalhães
“O remédio segura o corpo. A escuta segura a alma.”
— Do livro “Entre os Extremos”, de Nina Lee Magalhães
O Lúgubre Aposento
Daquele quarto escuro, uma alma tão fria quanto os extremos. Do dia, sua noite. Da noite, sua fantasia. Taças vazias, jogadas de canto, pelas escolhas não encaminhadas.
Do verbo, a dor manifestada deste lúgubre aposento. Reação, de forma exarcebada, nunca encontrada em parâmetros ideais, tão tolos quanto àqueles que se dizem iguais.
Miragens e paranóias de certezas incorretas, dadas através de uma intuição desesperada pela falta do próprio amor. Atração divina, essa medida de se despir, abaixando a cabeça e deduzindo suas ideologias como universais, para uma realidade de tão falsa completude, que não se tem certeza do que mais se faz.
A cromática situação dos pensamentos atrofiados naquele medo surreal da solidão, do homem que se faz e seja julgado, por quem fora, o fere como se fosse o culpado.
Destes lúgubres aposentos onde se encontram, há daqueles os sonhos jamais esquecidos, infaustos, de modo algum compreendidos.
Por mais que os dois extremos insistam em te arrastar para suas respectivas trincheiras, tu te mostras mais forte quando manténs tua cabeça acima delas, pois tua posição entre os dois territórios que se confrontam deve ser definida por cuidadosa análise dos fatos seguida da escolha ditada por tua consciência. E não te furtes de revisá-la de tempos em tempos por receio de que exibam tua evolução como prova de tua incoerência. Isso só se mostra verdadeiro quando a mudança não traz ganho algum. O pensar que se cristaliza é que resulta de ignorância, já que não acompanha as inovações obrigatórias – e indispensáveis – para se adequarem à realidade que se mostra em permanente mutação. Lembra, então, que a busca do teu greenwich entre os dois hemisférios sempre te posicionará acima dos que te acusam, seja porque escolheram isso ou porque não conseguem alcançar a grandeza de teus propósitos. O essencial é que não te permitas ser aquilo que desejam que tu sejas, mas tão somente aquilo em que acreditas!
O ponto equidistante entre os extremos que se atacam é sempre o melhor lugar para permanecer. Ao ocupar trincheira em qualquer dos lados você se iguala aos piores!
O que é polaridade? É o contexto dividido entre dois extremos que se enfrentam e que chamam de “centro” a tudo o que não se posiciona num deles. Só que a linha, de ponta a ponta, está encerrada numa caixa comum, independente do ponto ocupado. Se o que se quer é autonomia, o melhor lado não é o direito, o esquerdo ou o do centro, mas o de fora!
Não importa qual dos extremos você acabe defendendo nem a falta de opção que use para justifica-lo, que sempre será lembrado não apenas como “um deles”, mas tendo ainda o agravante de que o lado escolhido pelo menos tinha vontade e ideias próprias, e você, indigna e covardemente, abriu mão das suas.
“” Linha reta
Só os extremos terão dificuldade para se unir
Mas se conseguirem se achar e derem as mãos
Pronto
O circulo estará formado...””
Cada vez mais eu percebo que nos estamos indo pra caminhos extremos, é uma pena por que é isso que está nos afastando.
Foi bom ter te conhecido, mas hoje eu preferiria não ter parado aquela noite pra falar com você, é uma pena que o café não cure um coração partido.
Numa sociedade tão plural, multiétnica, heterogênea e de extremos como é a sociedade brasileira nunca é demais dizer que a pátria é de Todos!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp