Expressões

Cerca de 383 frases e pensamentos: Expressões

O silêncio diante de algumas situações é um resumo de expressões de conjuntos de qualidades como:

Domínio próprio, ou seja, ele pode ficar chateado, pode até se irar, contudo ele vai dominar o momento de stress e vai promover a paz;

Preservação da imagem - não querendo fazer e nem participar de "barraco" (confusão);

Preservação moral - não se rebaixando, ou seja, não agindo igual a quem age com falta de sabedoria promovendo escândalos.

Como você se comporta diante de tais situações?

O silêncio é uma virtude que só é conquistada por aqueles que são sábios, e que almejam uma vida de paz consigo e com os outros.
(Daniel Vieira da Silva)

"As trilhas do desajuizado aos seus próprios olhos parecem um ótimo atalho; antes de tudo, porém, o sábio inclina seus ouvidos para os conselhos.
O tolo revela de imediato seu aborrecimento, mas a pessoa prudente ignora o insulto"! (Provérbios, 12, 15-16)

"Toda pessoa prudente deve agir com sabedoria, mas o tolo torna pública toda a sua tolice". (Provérbios 13, 16)

"Até mesmo o tolo passará por sábio, se conservar sua boca fechada; e, se dominar a língua, parecerá até que tem grande inteligência". (Provérbios 17, 28)

"Se procedeste como um tolo em te exaltares ou se tramaste o mal, tapa a boca com a mão".
(Provérbios 30, 32)

EXPRESSÕES

Do humilde se faz o amor...
Do santo se faz a graça...
De cada gesto uma alegria...
E de cada afeto uma nova luz!

Janelas abertas,
coisas que não entendemos
mas que nos marcam com memórias e expressões do tempo,
parecem preciosas na hora
e depois apenas se vão como se nunca tivessem realmente importado um dia.
Parece até ilógico o fato de que tudo realmente passa.

...e nao há nada melhor do que viver de expressões...sejam elas quais forem... desde que sejam sinceras!

O amor, por ser transcendente, não é passível de uma definição, não há palavras, expressões que possam qualificá-lo, mas vale uma comparação: amor é como a fé, não há necessidade de explicá-la, apenas sentimos a paz de espírito, a serenidade e a alegria em nossos corações e mentes!"

AJUDE A SI MESMO

Uma das expressões mais trágica em qualquer língua é a expressão ALGUM DIA. Ela carrega, em seu bojo, pensamentos e sentimentos negativos e derrotistas. É a síntese de toda esperança e sonhos não realizados dessa geração corrompida, alienada, transviada, que está às margens do ideal esperado. Consigo ouvir um drogadito, um alcoolista dizendo que Algum dia se livrará deste mal hábito! Algum dia acordará desta detestável vida que está mergulhado e tudo isto não passará de um grande pesadelo. Ouço o jovem e adultos solitários fernandopolenses dizendo pelos cantos sombrios de suas tacanhas vidas que Algum dia o amor vai entrar em suas vidas, e expulsar a tristeza! Que sua alegria não será movida por uma noite de balada apenas. Que encontrarão o grande amor de suas vidas. Ouço aquele que foi abandonado e traído, falando que Algum dia encontrará uma pessoa digna de sua confiança e, só assim, voltará a confiar e se entregar, sem reservas! Falam que Algum dia passará esse sentimento de rejeição. Escuto uma pessoa presa a um namoro, a um noivado, ou um casamento sem amor e, aparentemente, sem esperança, dizendo que Algum dia, de algum jeito, vai achar uma saída! Algum dia encontrará o que está procurando! Sabe que lá fora existe felicidade e satisfação. Algum dia vai ficar livre para seguir seu coração! Algum dia encontrará alguém para aceitá-la como é, algum dia...! Se você olhar bem de perto, descobrirá que muita gente vive para aquele dia. Dia previsto, místico, mágico, em que as coisas melhorarão, os conflitos internos e externos, as dificuldades desaparecerão! Parece que achamos que só precisamos de um pouco mais de tempo; que alguém ou alguma coisa chegará e fará tudo melhor! Achamos que algum dia nossas preces serão atendidas; algum dia seremos mais felizes, mais senhores de nossas vidas e destino. A pífia sensação de que, em algum lugar, de algum jeito, um milagre está esperando-nos. Mas o que observamos entre as pessoas comuns é que este algum dia nunca acontece. Penso que se nós, fernandopolenses, simplesmente, ficarmos sentados esperando, este milagre não virá, jamais. Não chegará nenhum cavaleiro mascarado, nenhum super herói para livrar-nos dos reias problemas do dia-a-dia. Se suas preces serão respondidas, se suas necessidades serão saciadas, se seus sonhos serão concretizados, será o resultado de algo que você fará! Pára de ficar pelos cantos da vida, esperando o milagre de Algum dia. Chega uma hora em que você tem de fazer acontecer. Você tem de agir! Ficar sentado, esperando um milagre externo, sonhando por melhoras, podem ser fatais! Faça alguma coisa! Ajude-se!

Pras coisas voltarem a ser leves, a gente tem que começar a usar expressões mais leves.
Ele é o homem da sua vida?
Não, é o homem do seu momento.
E vão ter tantos outros, até melhores.
Você ainda o ama ? Não, você gosta dele.
Muito. Mas tá passando, você sabe.
Ele foi o melhor?
Ele foi muito bom.
Você tá deprimida?
Tá decepcionada, magoada, talvez desacreditada.
Isso não vai passar?
Me admiro você pensando uma coisa dessas!
Já passou antes e vai passar sempre, como sempre.
É tudo uma questão de tempo.
Tá demorando? Aguenta firme, você não é forte ?
Já aguentou tanta coisa esse tempo todo por ele,
não vai aguentar essa dorzinha por você?
Vai se trair de novo ? Me poupe desses argumentos furados, não dá pra botar vírgula pra sempre !
Foi mulher pra segurar a onda até agora e tem que ser pra botar ponto final. Chora de uma vez, depois não chora mais.
Foi intenso porque você intensificou, foi lindo porque você criou beleza, ele sempre foi e fez tão pouco.
Não era amor, era carência aguda.
E carência, você sabe, qualquer um mata.

O sorriso é uma das expressões mais enigmáticas que existem, pode mostrar tanta coisa boa, mas também pode esconder tanta coisa ruim. Reflita!

As palavras estão apenas escondidas, as expressões nem sempre eh necessária ser demonstrada, a criatividade vive dentro de cada um de nós, devemos apenas alimenta-la com coisas boa para pode usar todo o seu poder

Vou seguindo seus pensamentos, devagarinho, quase parando, conforme vejo as expressões em seu rosto, foi lindo. Tudo com você é lindo.

Estou triste pra expressões.

⁠Entardecer

No entardecer vejo uma de Suas mais belas expressões de Graça. A Sua Presença se materializa nas cores do sol se pondo, e a brisa a dançar sobre a terra move-se como a essência mais pura e suave a nos envolver neste momento singular, em que terra e céu se encontram e se tornam um só.
A aquarela criada nos céus é de uma beleza inigualável, em que os pássaros no seu levantar de asas, voam e cantam em adoração ao Criador, assim como todos os animais da terra levantam a mais linda manifestação através de sua adoração.
A gratidão que se agita em meu interior, de tamanha força, gera lágrimas em meus olhos que escorrem no meu rosto em meio ao sorriso dos meus lábios. Pois Senhor não há explicação para tal Presença.
Este momento é um dos presentes mais perfeitos que já recebi em meus dias, onde fez com que meu coração se inquietasse em gratidão com tamanho Amor e Cuidado em um só entardecer.

A influência da música na saúde mental


A música se destaca dentre as expressões artísticas, desde os primórdios da narrativa bíblica. No século VI a.C, Pitágoras afirmava: “A música e a dieta são os dois principais meios de limpar a alma e o corpo e manter a harmonia e a saúde de todo organismo”.
Nada no planeta escapa aos efeitos da música. Ela interfere em tudo: na digestão, na produção de secreções, na circulação sanguínea, nas batidas cardíacas, na respiração, na nutrição e nas inteligências.
O alemão Tartchanoff, especialista nos fenômenos cerebrais, provou que “A música exerce poderosa influência sobre a atividade muscular, que aumenta ou diminui, de acordo com o ritmo, o volume, o estilo”. Os sons são dinamogênicos, isto é, aumentam a energia muscular em função de sua intensidade e ritmo. Ou o inverso: a música pode paralisar. O uso errado da música encurta a vida e, corretamente usada, ajuda a preservá-la. As batidas cardíacas podem ser reguladas ou transtornadas pelos sons musicais. O rock, por exemplo, faz mal à saúde física e mental, e vicia tanto quanto qualquer droga química. Um rock-dependente submetido a um tratamento de desintoxicação mental demora muito para curar a desarmonia no seu metabolismo.
Já os ritmos harmoniosos são estimulantes, sedativos, ajudam a recuperar o sono e fixam a memória. A medicina usa a música na terapia de partos, cirurgias, tratamentos dentários etc. Empresas de saúde entretêm pacientes em sala de espera com música suave, neutralizando a ansiedade.
Médicos de Los Angeles, EUA, selecionam músicas para relaxar no tratamento de pacientes com dores. No Brasil a música é usada na assistência a doentes terminais.
Há muito se sabe que a música estimula a produção no trabalho. Em restaurantes, se inteligentemente usada, ela estimula o apetite, o romantismo, a confraternização, as comemorações. Nos quartéis, desperta o espírito cívico. A Bíblia conta, por exemplo, que o rei Jeosafá usou um grandioso coral e uma banda de música para intimidar o inimigo (II Cr 20). Ganhou a batalha!
Shakespeare dizia que a música: “Presta auxílio a mentes enfermas, arranca da memória uma tristeza arraigada, arrasa as ansiedades escritas no cérebro e, com seu doce e esquecedor antídoto, limpa o seio de todas as matérias perigosas que pesam sobre o coração”.
Para cada ambiente há ritmos, sons e volumes apropriados. Porém, o volume acima de 60 decibéis, segundo órgãos internacionais de saúde, pode causar espasmos e lesões cerebrais irreversíveis. Mais de 90 decibéis, e o excesso sonoro e rítmico calcificam parcialmente o cérebro, bloqueando a memória. A mensagem externa não pode ser gravada, porque a química está alterada pelo excesso de adrenalina.
A epilepsia musicogênica resulta do excesso de ruídos musicais, incluindo convulsões. A lesão produzida pelo mau uso do som pode até matar, se a vítima não for adequadamente tratada. Desde o quarto mês de gestação, os bebês já podem perceber a agressão externa pela inteligência corporal. A ansiedade de uma grávida onde o som ultrapassa os limites humanos de segurança é percebida e registrada pelo feto.
Hoje, muitos jovens têm problemas de audição comuns em idosos, o que explica o volume exagerado de músicas em festas e cultos. Isso leva a sons cada vez mais altos. Outros efeitos negativos são irritabilidade, memória confusa, baixa aprendizagem, baixa autoestima, insônia, cefaleia, vômitos, impotência, morte etc.
Na Alemanha, um estudo revelou que 70 decibéis sistemáticos de “música” causam constrição vascular – mortal, se as artérias coronárias já estiverem estreitadas pela arteriosclerose. Quem usa marca-passo deve fugir desses ambientes! É comum o mal-estar súbito em pessoas durante festas em que a música, ao invés de ser um bem passou a ser arma. É uma questão de saúde pública!
Se usada com equilíbrio, a música sensibiliza, entusiasma, fortalece a memória, consola, tranqüiliza, desperta a atenção, mobiliza inteligências...
A música deve ser usada inteligentemente, como recomenda um dos maiores músicos da antiguidade, Rei David: “ Pois Deus é o Rei de toda a Terra; cantai louvores com inteligência.” Sl 47:7 .
Nos céus de Belém, anjos cantaram naquela noite em que a Internet de Deus se abriu à humanidade, em sons harmoniosos e o data-show celestial revelou “... novas de grande alegria...” Lc 2:10


Extraído do livro A família no século XXI 1ª edição Reproarte 2001 RJ

⁠⁠Virar a chave. Cair a ficha. Acordar para a vida. Essas eram expressões que eu só ouvia falar e mesmo já se fazendo presente em minha história, a maturidade era insuficiente para reconhecê-las e de repente, bastou uma suspirada, para que tudo começasse a se encaixar.

O momento em si, exato, eu não percebi, mas sei quando parei, olhei e analisei. Reconheci, não apenas um, mas vários DESPERTARES na minha vida. Eu sabia de suas existências, esperei-os, fui busca-los e enfim, chegaram, me despertaram.

Assim aconteceu comigo. Precisei parar, respirar fundo, tomar consciência do meu eu, do meu caminho e da situação como um todo. Precisei expandir e depois condensar minha energia para validar tamanha descoberta. Tive o meu tempo, o meu modo de assumir, de me adaptar e me habituar a esta nova vestimenta.

Enquanto eu crescia, outras pessoas me vestiam, induziam, aconselhavam, orientavam, exemplificavam... Sou grato! Tudo contribuiu para o meu ideal, mas às vezes me senti forçado a experimentar um modelo que não era do meu tamanho e em contrapartida já me vi emprestando meu eu para alguém vestir e sei que dificilmente funciona. Somos diferentes, a vantagem e a ruína.

É preciso respeitar as individualidades e entender que algumas portas poderão ficar trancadas por toda a vida e TUDO BEM. É preciso considerar que conforme o mundo gira e o tempo avança seremos colocados em diversas posições de uma mesma história. Uma vez como protagonista e sabendo o incômodo que o antagonista pode causar, devemos nos recusar a ser antagonistas também e ser apenas coadjuvante, dar espaço. É preciso aceitar que as pessoas não se importam com na mesma intensidade em fatores diferente. É preciso parar de esperar e seguir em frente, simplesmente SEGUIR EM FRENTE.

⁠ "Renúncia, uma das maiores expressões de gratidão á Deus na vida do Cristão..."

⁠Muitos sorriem, para esconder a dor, que carregam em suas almas. As expressões no rosto, tentam disfarçar, mas a tristeza é tão evidente, que o olhar, não deixa passar despercebido. Às vezes os sentimentos de angústia, são tantos, que não dá pra evitar, e acabam caindo em prantos! Mas chorar é bom, limpa a alma e também o coração. 😥💔

⁠Caráter não se pronuncia com expressões sublimes. Se comprova com gestos nobres.

Poesia esta nas expressões, não propriamente na escrita em conjunto com versos e estrofes,
A poesia é o sentir, pode ser um gesto, podem ser palavras que acalentam a alma, pode ser sorrisos que falam mais que qualquer voz, pode ser um olhar que atinge mais que uma galeria inteira de olhos vazios.

Ou pode ser um bombom enrolado em uma cueca, onde a palhaça se encanta pelo cisne...

Perpetuar o sofrimento sofrido,
no próximo,
é uma das maiores expressões do militarismo.
Há quem o negue,
mas o exerça em sua plenitude."

Nossa vida visível
e as ações desta vida
não são mais que uma
série de expressões significativas,
mas aquilo que ela tenta expressar
não está na superfície;
nossa existência é algo bem maior
que este ser frontal
aparente
que nós mesmos supomos ser
e que oferecemos ao mundo
em volta de nós.

Sri Aurobindo