Evangelho
O Evangelho segundo o Apóstolo Paulo
E conveniente em toda a verdade, analisar o evangelho exposto pelo Apóstolo Paulo, na sua forma própria. Assim temos um evangelho que contém o mesmo tema que os Evangelhos Sinópticos e o evangelho de João, nos quais o tema é Jesus Cristo. Nos primeiros evangelhos encontramos uma narrativa da ação de Nosso Senhor Jesus Cristo, no espaço e no tempo, enquanto que o Apóstolo Paulo ao escrever as suas epístolas refere as verdades mais profundas do evangelho. As verdades que todo homem, precisa de saber. Ele nos explica o que é o evangelho? E porquê o evangelho é dado aos homens? Será o evangelho mais uma religião dos homens? Não certamente que não é uma filosofia dos homens! A verdade encontrada nos escritos de Paulo, ( Nas suas epístolas ) é uma exposição teológica-doutrinária, que ao ser exposta ao ser humano, faz com que todo o homem fique calado diante de Deus! Mas vamos fazer uma outra análise, para que consigamos compreender as epístolas Paulinas. O Velho Testamento e o Novo Testamento, com toda a autoridade que me é conferida, digo! Estes dois são a palavra de Deus no seu todo. Na sua palavra Deus, revelou-se gradualmente do Velho, para o Novo Testamento! Assim temos o Velho Testamento, que é a Palavra de Deus, mas que em si mesmo, é uma figura da segunda Aliança (Do Novo Testamento )! É uma palavra espiritual, mas pela lei, os homens não podem ser salvos. E necessário algo mais completo.Daí se dizer " pela lei ninguém poder ser salvo!... Pela lei o homem tem conhecimento do pecado!" Para o homem ser salvo pela lei necessitaria de cumprir todos os mandamentos de Deus! Mas isto é algo que o homem por si próprio, não consegue realizar. Por isso o caminho para a salvação não é tanto a lei, mas algo mais perfeito neste sentido de salvação!
Sendo assim, ninguém pode ser salvo! Já que não há homem que faça tudo bem feito. Sendo assim; Na lei, nos profetas e nos salmos ( No mesmo Velho Testamento ), a primeira Aliança, não falhou, mas a humanidade falhou ( Tanto o povo de Israel como os gentios falharam perante Deus, erraram o alvo! ) Daí que Deus mesmo nesta primeira Aliança, fale numa segunda , pela qual, o homem, pode ser salvo, pela fé, em alguém que é superior à primeira aliança ( Jesus Cristo e a nova Aliança ). Jesus Cristo é superior a Moisés. Por isso João Batista diz " A lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo !".
Assim Paulo, nos ensina em "Romanos", que todos os homens, são pecadores, quer sejam Judeus, quer sejam gentios. Toda a humanidade numa revelação geral, além da revelação escrita, (há uma revelação geral de Deus dada aos homens - Deus revela-se na natureza aos homens ) que têm tudo, para crer em Deus; Têm tudo para saber que Deus existe! Ainda assim os homens se afastaram cada vez mais de Deus! Por isso não há desculpa para estes dizerem que não sabiam que Deus existia. Os homens são inescusáveis! Só que aqui, há um problema, o homem por si próprio, não se consegue salvar. Assim sendo, precisa de um "Salvador "! A Humanidade é pecadora! Nesta primeira análise, vai ser condenada, porque peca. Mas agora é o próprio Deus que num outro prisma, se trasforma em salvador do homem. Jesus Cristo veio ao mundo, para ser feito "pecado" e morrer em lugar da humanidade( que em todos os sentidos estava morta) e ressuscitar para justificação de todo aquele que nele crê! Assim a Justiça de Deus que exigia que o homem morresse, caiu em Jesus Cristo, e assim os que crêem nisto, são salvos. Porque Jesus Cristo não morreu por si próprio, mas pelos homens.
Sendo assim, todo o homem que tem fé em Jesus Cristo, tem vitória, porque como Cristo morreu de uma vez por todas para o pecado, assim em Jesus Cristo todo o crente está morto para o pecado! E como Jesus Cristo ressuscitou, assim todo o crente em Jesus Cristo vive para Deus e por fim ainda que venha a morrer fisicamente, vai contudo ressuscitar na segunda vinda de Jesus Cristo e assim tem vida eterna! Nestes novos tempos em que Deus fez uma nova Aliança com a humanidade e com Israel, uma Aliança na qual, Deus escreveu a sua palavra, não em tábuas de pedra, mas no coração de carne dos homens! Agora todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo! Por isso o evangelho de Paulo é o poder de Deus e não o poder do homem. No evangelho descobre-se a a justiça de Deus, de fé em fé! Pois o justo viverá da fé! Esta salvação não vem das obras do homem, mas da fé em Jesus Cristo, pela mesma fé que faz com que homem faça então "Boas obras"! O homem faz agora Boas obras, porque o Espírito Santo, está no homem!
Na Epístola aos Galtas, temos Jesus Cristo sendo nossa "liberdade " Ele nos liberta e devemos ser sempre livres! Na Epístola aos Hebreus, temos a exaltação de Jesus Cristo por Deus, em que ele é Deus com o Pai ( só há um Deus em três pessoas, Pai , Filho e Espírito Santo). Em Jesus Cristo, todo o crente chegou a Deus, ao céu e às coisas eternas!) Na Epístola aos Efésios, Deus em Jesus Cristo de dois povos (Judeus e Gentios ) fez um só povo, salvo pela fé! Deus revelou o mistério oculto no coração de Deus desde os tempos eternos, mas revelado nestes últimos tempos pelos apóstolos. Isto a igreja de Deus, a assembleia de Deus. A assembleia de Deus ou igreja dos Santos, que têm vida eterna. DEUS SALVOU OS SEUS FILHOS, POR MEIO DO SANGUE DE JESUS CRISTO. AGORA NENHUMA Condenação há para todo aquele que está em Jesus Cristo. Pois não anda segundo a carne mas segundo o Espírito! Por isso na segunda vinda de Jesus Cristo, o salvo,,vai ser glorificado. Ou seja o seu corpo vai ter condições de poder estar na eternidade. O evangelho de Jesus Cristo tem toda a autoridade, porque vem Deus e não do homem. O evangelho é o próprio Jesus Cristo. É o verbo Divino criador de todas as coisas. Todos os poderes têm que estar sujeitos ao Deus todo poderoso. Por Jesus Deus venceu para todo o sempre. Este é o evangelho segundo são Paulo!
Mário Dias
O evangelho é simples, os hipócritas é que complica, pois a hipocrisia é a arte de exigir dos outros aquilo que eles não fazem.
Tratando- se do Evangelho de Cristo, a pregação de maior efeito espiritual, será sempre a que deixar o pecador constrangido por causa do Amor de Deus e a salvação em Cristo, e não aplaudindo freneticamente a eloquência do pregador.
Anunciar o Verdadeiro Evangelho como Cristo e os discípulos anunciaram gerará perplexidade nesse mundo caído. Portanto, não adapte o Evangelho para minimizar essa perplexidade nas pessoas, pois seria anunciar outro Evangelho.
o CRISTO de hoje não tem graça, pois Evangelho pregado é mais comércio do que cruz, mais vaidade do que verdade! Voltemos então a palavra, voltemos ao evangelho, fixe seus olhos na bíblia e verá que Jesus é bem diferente do que é pregado e que o evangelho é mais do que apenas uma religião!
Sem o Espírito Santo:
Deus está longe,
O Cristo permanece no passado,
O Evangelho é letra morta,
A Igreja é uma simples organização,
A autoridade é uma dominação,
A missão é propaganda,
O culto é uma velharia e
O agir cristão uma obra de escravos.
Mas, no Espírito Santo:
O cosmos é enobrecido pela geração do Reino,
O homem está em combate contra a carne,
O Cristo ressuscitado torna-se presente,
O Evangelho se faz poder e vida,
A Igreja realiza a comunhão trinitária,
A autoridade se transforma em serviço que liberta,
A missão é um Pentecostes,
A liturgia é memorial e antecipação,
O agir humano é deificado.
Uma gota de evangelho diluída numa caixa d'água de ideologia não passa de placebo. Não cura nada e ainda deixa um gosto amargo na boca.
Cristãos necessitam do evangelho porque nossos corações estão sempre propensos a se desviarem; somos sempre tentados a fugir de Deus. É preciso o poder do evangelho para nos direcional de volta ao primeiro amor. Caminhar conscientemente em direção ao evangelho deve ser uma realidade e uma experiência diária para todos nós. Isso significa, como Jerry Bridges nos lembra, “pregar o evangelho para nós mesmos todos os dias”. Devemos permitir que Deus nos lembre todos os dias, através de sua Palavra, sobre a obra completa de Cristo em favor dos pecadores para continuarmos convencidos de que o evangelho é relevante.
Se todos que defendem a bandeira da política, agisse da mesma maneira com o estandarte do evangelho o mundo inteiro saberia quem é Jesus.
Misticismos
Cristãos, nem se devem conduzir por evangelho de misticismo judaico. Mas também não misticismo greco-Latino. Ou seja somente o verdadeiro evangelho libertador e não uma religião judaica, nem religião de mística Romana ou qualquer paganismo!
🙏 Oração de quem é exemplo antes de falar
Senhor, que a minha imagem pregue o Evangelho antes que minha boca se abra.
Que minhas atitudes falem mais alto que qualquer palavra.
Ensina-me a ser exemplo no silêncio, no respeito, na integridade.
Que meu testemunho grite santidade mesmo em meio ao barulho do mundo.
Livra-me de ser pedra de tropeço, mas que eu seja ponte para o Teu amor.
Ajuda-me a vestir o caráter de Cristo com dignidade e temor.
Que meus passos sejam firmes e meu coração puro.
Que quem olhar pra mim veja Tua luz — e não o meu ego.
E que minha vida inteira seja um reflexo da Tua graça.
Em nome de Jesus, amém.
Purificação
No evangelho de João 14:5 Tomé diz algo que nos leva a pensar! Veja .
-Não sabemos para onde vai como podemos saber o caminho? Disse Tomé!
Esse texto retrata o típico cristão perdido dentro da igreja , faz , realiza , serve, contribui, está sempre lá, não perde culto , porém não tem a menor ideia para onde esse esforço o levará e desconhece os meios pra chegar lá.
Jesus diz : Eu sou o caminho ...
Nos fazendo compreender que Ele é o meio , o acesso o centro da Igreja.
Não é a estrutura, o layout, a cor da parede, o tamanho, a beleza e luxo do templo é sobre ter Jesus como o motivo real da pregação da palavra dos louvores e da própria existência da igreja!
Pense nisso !
A verdade do evangelho é luz e espelho:
amada quando ilumina o caminho,
odiosa quando revela o que precisamos mudar.
