Evangelho
A Doutrina da Eleição de maneira alguma desmerece a ordem de Jesus "Ide e pregai o Evangelho", pelo contrário, os maiores Missionários do passado eram motivados a evangelizar justamente porquê sabiam que haveriam eleitos em determinado lugar que iriam crer e receber a Cristo.
A FÉ é algo incrível, de um poder sobrenatural!
E o evangelho, a catequese, é muito importante na formação da FÉ das pessoas. depois que ela está enraizada, regada, firmada no coração e na mente de alguém, é difícil, quase impossível se provar o contrário.
Condenamos os extremistas, como os do EI, mas suas ações são frutos de sua FÉ, seja ela certa ou errada, não é mérito da questão!
O mérito e a questão é justamente você provar a eles o contrário do que eles acreditam.
Eu por exemplo, nasci num lar Cristão e creio em um Deus Trino, que veio ao mundo e morreu por meus pecados, me dando assim o direito da Salvação através da Sua Graça e minha fé nessa Graça.
Se alguém me disser que meu Deus não é o Deus verdadeiro, e por mais que não seja, não conseguirão me convencer. Eis a razão de termos cuidado com os ensinamentos que são passados às nossas crianças! O que foi plantando no coração delas, e regado durante toda sua vida, isso será o seu manual de vida!
O Evangelho nos ensina o caminho da perfeição, mas vai depender de cada um, escolher a velocidade de sua própria evolução
Se eu tivesse que resumir o evangelho em uma palavra seria Amor, se fosse expressar esse amor em um verbo seria: Servir.
Se eu fosse um não cristão eu não aceitaria receber o evangelho de alguém que fala mal da própria igreja e dos próprios líderes. É incoerente sair por aí falando de um evangelho onde não se vive ele na comunhão com os irmãos e aceitando as diferenças. A igreja que cai na graça do povo é a igreja sem os hipócritas. Se eu fosse maledicente teria vergonha de sair por aí evangelizando e falando de Jesus
"Gandhi tinha o maior respeito pelo cristianismo, por Cristo e pelo Evangelho. Seguindo seu caminho da satyagraha* acreditava seguir a Lei de Cristo. Seria difícil provar estar ele inteiramente enganado nessa crença ou que fosse ele, em qualquer grau, insincero.
Uma das grandes lições da vida de Ghandi é a seguinte: Ele, um indiano, descobriu, através das tradições espirituais do Ocidente, sua herança indiana e, com ela, seu reto pensar. Ora, na fidelidade à sua própria herança e ao seu sadio equilíbrio, pôde apontar aos homens do Ocidente e de todo o mundo um meio de recuperar o reto pensar dentro de sua própria tradição, manifestando, assim, o fato de que existem certos valores essenciais e indiscutíveis – religiosos, éticos, ascéticos, espirituais e filosóficos – sempre necessários ao homem e que, no passado, conseguiu ele adquirir.
Valores sem os quais não pode viver, valores atualmente em grande escala por ele perdidos, de modo que, sem preparação para enfrentar a vida de maneira plenamente humana, corre agora o risco de destruir-se completamente. Esses valores podem ser denominados “religião natural” ou “lei natural”, seja como for, o cristianismo admite sua existência, pelo menos como preâmbulos à fé e à graça, se não, por vezes, muito mais que isso (Rm 2, 14-15; At 17, 22-31).
Esses valores são universais e é difícil ver-se como possa haver alguma “catolicidade” (cath-holos significa “tudo abranger”) que, mesmo implicitamente, os exclua. Uma das marcas da catolicidade é precisamente a de que valores em toda parte naturais ao homem se realizem, no mais elevado nível, na Lei do Espírito e na caridade cristã. Uma 'caridade' que exclui esses valores não pode reivindicar para si o título de amor cristão."
(*Uma palavra fabricada por Gandhi. Sua raiz significa “apegar-se à verdade”)
Quem discute a igreja não entendeu o evangelho ainda...
E quem desobedece e critica a Palavra da Verdade por placa de igreja também não entendeu Jesus !
A única coisa que nos liga a o Eterno, é o Evangelho de Jesus Cristo. porque nele está contido as palavras do caminho para o Eterno.
O Evangelho de Cristo nunca foi ligado ao capitalismo, se você segue a um evangelho capitalista não segue a Cristo, segue o capital.
Evangelizar, não é a mesma coisa de fazer propaganda do evangelho, visto que para fazer propaganda do evangelho basta um folheto ou microfone com uma caixa de som, mas para propagar o evangelho é preciso estar cheio dele...
Quando eu era criança eu fui em uma igreja. Lá havia um homem pregando o evangelho. Ele dizia: "As pessoas querem saber como é a aparência de Deus. Pessoal, Deus é a semelhança do homem. Olhem para mim que vocês estarão olhando para Deus". Eu, criança inocente, pensei: "Nossa, Deus é muito feio".
Na práxis do evangelho, o Jesus Histórico pode ser muito mais divino do que se imagina, assim como o Cristo Místico pode ser muito mais humano do que se anuncia.
